Array
(
)

Artigo - Licenciamento do SQL Server

Mariana Carvalho
   - 21 out 2015

Compartilhando uma leitura que tive acesso, vale a pena ler e conhecer mais sobre o licenciamento do SQL Server.
http://guiadba.com.br/licenciamento-do-sql-server/

Alan Mario
   - 21 out 2015

Só tinha visto apresentações, palestras sobre o assunto.

Alex Lekao
   - 22 out 2015

Legal, boa a leitura, leve e direta.

eu ja conhecia, esse tipo de licenciamento eh similar inclusive para os Windows Servers, coisa que muita gente desconhece.

se nao estou enganado, tem uma modalidade que vc licencia como data center, ai eh mais cara ainda e exclui as opcoes de cores e cals de licenciamento.

Obrigado por compartilhar.

Mariana Carvalho
   - 22 out 2015

De nada Alex, você é gerente de T.I não é? Na empresa onde trabalha são produtos Microsoft?

Alex Lekao
   - 22 out 2015

kkkkk

Sou nao, sou coordenador. srsrsr

Sim.

Mas nossa estrutura acaba sendo uma pouco mesclada. rsrsr

Mariana Carvalho
   - 22 out 2015

Coordenador para Gerente é um pulo, sem falar que o conhecimento interno da empresa deve ser quase que igual, responsabilidade e afins!!!

O Windows Server, o licenciamento, existem essas forma tambem?

Alex Lekao
   - 22 out 2015

rsrsrsr....

o CBO eh o mesmo. rsrsr

e alguns dizem que sou de fato mas nao de direito, ou vice versa. rsrsr

Sim, existem, embora nao tenha um conhecimento tao profundo a respeito.

mas para se utilizar o windows server, vc tem que ter as cals de acesso, normalmente sao duas, uma de uso e uma de acesso para cada conexao, uma normlamente mais barata que a outra. rsrsr

Mariana Carvalho
   - 22 out 2015

Esses cals são os acessos? Por usuário?

Alex Lekao
   - 23 out 2015

sim.

respeitando as modalidades citados no post que vc postou.

Mariana Carvalho
   - 23 out 2015

Licença por usuario ou acesso, entendi, já vi software de RH que usam essa mesma forma.

Alex Lekao
   - 23 out 2015

sim, parece que eh meio que uma "tendencia".

Mariana Carvalho
   - 24 out 2015

A questão de venda ou aluguel, alias a mudança de venda para aluguel, contratos de uso se tornaram uma tendencia mesmo.

Alan Mario
   - 24 out 2015

Com o Oracle funciona da mesma forma, sabe informar Alex?

Alex Lekao
   - 26 out 2015

Entao, antigamente o pessoal "vendia" os softwares, hj estao cobrando uma licenca de uso e mais um contrato de manutencao, que funciona como uma especie de alguel.

em alguns casos essses valores dependem de empresa para empresa e do tamanho da empresa que esta contratando, qtd de maquinas e tal.

Citação:
A questão de venda ou aluguel, alias a mudança de venda para aluguel, contratos de uso se tornaram uma tendencia mesmo.

Oi Alan,

nao sei, mas acredito que seja similar.

Citação:
Com o Oracle funciona da mesma forma, sabe informar Alex?

Alan Mario
   - 26 out 2015

Achei esse link, mas requer uma pesquisa mais aprofundada.
http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/price-lists/index.html?ssSourceSiteId=ocombr

Alex Lekao
   - 26 out 2015

Legal.

pena que esta em ingles. rsrsr

Mas obrigado por compartilhar.

Citação:
Achei esse link, mas requer uma pesquisa mais aprofundada.
http://www.oracle.com/us/corporate/pricing/price-lists/index.html?ssSourceSiteId=ocombr

Mariana Carvalho
   - 26 out 2015

Uma evolução, já me falaram que acontecia as vendas e em alguns casos era meio que se vire para manter, hoje em dia, com tudo "bonitinho", contratos a coisa muda, fica mais profissional.

Alex Lekao
   - 27 out 2015

com certeza.

eu ja vivenciei quase que todas essas fases. rsrsr

Mariana Carvalho
   - 27 out 2015

Em resumo, considera nossa fase atual a melhor ou está no caminho da melhoria?

Alex Lekao
   - 27 out 2015

acho que ainda da para melhorar ainda mais.

Acredito que o caminho eh o esquema de alguel mesmo.

Embora ve-se muito as empresas trabalhando com as licencas de uso, implantacao/treinamento e contrato de manutencao(alguel), que parece ser o mais comum atualmente.

Mariana Carvalho
   - 27 out 2015

Espero ainda mais melhorias tambem, mas se comparado ao passado não muito distante as coisas estão menos piores!