Array
(
)

ASP.NET MVC é o futuro do ASP.NET?

Rachel Andrade
   - 27 mai 2013

Pessoal, estou começando a estudar ASP.NET Web Forms, mas vejo que o MVC está sendo cada vez mais utilizado, inclusive vi que é cobrado na certificação.
Então fiquei na dúvida: seria melhor então eu já partir para estudar MVC? MVC tende a substituir os Web Forms ou pelo menos os Web Forms tendem a "perder espaço" cada vez mais em novos projetos?
Gostaria da opinião de alguém com mais experiência para que eu possa guiar meus estudos e, consequentemente, meu futuro profissional.
Desde já, agradeço a atenção e colaboração.

Thiago Santana
   - 28 mai 2013

MVC é uma das práticas mais utilizadas atualmente relacionado a desenvolvimento de software!
Acho interessante você focar nisso!

0
|
0

Pjava
   - 28 mai 2013

Acho que MVC vai sim emplacar. MVC é um pattern, que quem programa em Java por exemplo, já usa esse pattern em vários frameworks deles, como JSF, Struts, Spring e etc... É nativo hoje em java. Trabalhava com Delphi e usávamos em vários projetos a implementação desse pattern, usando DataSnap. Acho que a MS acordou um pouco depois, mas acordou(já se usava MVC sem a necessidade que existisse o que chamamos hoje MVC, criando tres projetos interagindo entre eles como se fosse esse modelo). Esse modelo é interessante. Acho sim, que essa será a tendência no Desenvolvimento em .Net. Quanto ao que estudar, acho bom conhecer os dois. Porque existe uma barreira entre a utopia e a realidade. O que eu quero dizer com isso. Bem, hoje você poderia dizer que vai estudar MVC para .net, porque isso será o futuro e etc,etc,etc. Isso é o que eu chamo de utopia. A realidade é que mais de 90% dos projetos existentes no mercado em .NET hoje não são MVC ainda e poucas empresas hoje não investiriam milhões para migrar para MVC, até porque que suas aplicações funcionam e atendem suas necessidades. Isso eu chamo de realidade. Então, estude MVC para projetos novos e estude Web Form e Windows Form para pagar suas contas.

0
|
0

Rachel Andrade
   - 28 mai 2013

Muitíssimo obrigada a ambos pelas respostas.
Agora, sem querer abusar, alguém saberia me dizer se o modelo MVC traz alguma deficiência ou dificuldade com relação ao Web Forms? Ou será que são só melhorias?
Grata.

0
|
0

Aluisio Cavalcante
   - 28 mai 2013

tb acho, ja estão oferecendo curso com MVC.

0
|
0

Thiago Santana
   - 28 mai 2013

Rachel pode ter certeza que traz melhorias pq modelo isola a lógica da interface do usuário, permitindo desenvolver, editar e testar separadamente cada parte.

0
|
0

Rachel Andrade
   - 28 mai 2013

Desculpem se a pergunta for ridículas, mas então o modelo MVC não seria a mesma coisa que aquele DAO? Em que se tem a camada DAL, a BLL e a interface (acho que é isso, nunca usei)?

0
|
0

Pjava
   - 29 mai 2013

Essa era uma forma de se separar a lógica da interface, como disse um amigo. A MS apenas deu um nome a isso, mas é mais ou menos isso, mas com nome próprio, apenas para se evitar de alguns programadores de outras linguagens evitarem em dizer que é um parto trabalhar com MVC no .net. A MS apenas simplificou, ou seja, deu um nome à criança e claro, uma mexidinha aqui, outra acolá e etc... Essa é minha opinião. Hoje procuro usar o MVC sim em aplicações novas.

0
|
0

Rachel Andrade
   - 29 mai 2013

Humn, logo vi...
PJava, você que está usando em seus projetos vê algum ponto fraco no ASP.NET MVC? Alguma dificuldade?
Grata e desculpe o incômodo.

0
|
0

Thiago Santana
   - 29 mai 2013

Rachel dá uma olhada nisso aqui:
http://msdn.microsoft.com/pt-br/magazine/cc337884.aspx

0
|
0

Rachel Andrade
   - 13 jun 2013

Legal, Thiiaguinho. Obrigada pelo link.
Bem, acho que já deu pra ter uma ideia de como andam as coisas. Agora é só estudar.
Muito obrigada a todos.
Por mim podem encerrar este tópico.

0
|
0

Joel Rodrigues
   - 18 jun 2013

Obrigado pelo retorno, Rachel.
Tópico Concluído.

0
|
0