Banco com mais de 3 GB

15/06/2006

0

Alguem poderia me dar uma dica de como aumentar a performance de um banco com 3,4gb, esta com dados de 5 anos de um cliente, uso o SQL 2000 enterprise com Windows 2000 SRV ENT.
Estou pensando em dividir o banco em varios arquivos, mas alguem ja fez isso ? É seguro ?

agradeço a colaboração.


Niltonmorgado

Niltonmorgado

Responder

Posts

16/06/2006

Wagnerbianchi

Olá Nilton,

Você tem algumas alternativas que podem não ter sido previstas no escopo inicial do projeto do sistema que você necessita de ajuda.

Geralmente, problemas com performance não estão relacionadas com o tamanho do banco de dados, pois seu banco ´todo´ pode ser apenas uma tabela bem pequena de correntistas de algum dos bancos de finanças como Bradesco e mesmo Banco do Brasil.

Primeiro, verifique se seus índices nas tableas de maior movimentação e manipulação de dados ([b:1ee79e6b2f]INSERT, UPDATE e DELETE[/b:1ee79e6b2f]) estão realmente ativos em em concordância direta com as suas consultas. Lembrando que os índices, são aqueles campos que são melhor abordados na declaração [b:1ee79e6b2f]WHERE[/b:1ee79e6b2f].

E o que é SHOWCONTIG?

[i:1ee79e6b2f]Quando a instrução [b:1ee79e6b2f]DBCC SHOWCONTIG [/b:1ee79e6b2f]é executada, o SQL Server examina as páginas de índice do nível folha para determinar se uma tabela ou índice está muito fragmentado. Essa instrução determina também se as páginas de índices e de dados estão cheias.[/i:1ee79e6b2f]

Execute a instrução[b:1ee79e6b2f] DBCC SHOWCONTIG[/b:1ee79e6b2f].

Para todas as tabelas:
DBCC SHOWCONTIG
GO


Para uma determinada tabela e índice:
DBCC SHOWCONTIG(<nome_tabela>, <nome_clustered_index>)
GO


Após a verificação, extenda sua análise com DBCC INDEXDEGRAG, que fará a ´arrumação´ da pilha de índices e de dados, ou seja, irá desfragmentar índices agrupados (clustered) e não-agrupados (non-clustered).

DBCC INDEXDEFRAG (<nome_banco>, <nome_tabela>, <nome_index>)
GO


Certo, agora, quando a divisão do seu *.[i:1ee79e6b2f]MDF[/i:1ee79e6b2f] em filegroups, você deverá verificar se o seu storage utiliza de mais de uma IDE para discos rígidos. Caso os seus discos sejam contriolados por uma só IDE, você terá mais dor de cabeça que melhora de performance.

O grande segrado para se ganhar performance, quebrando um .MDF em vários *[i:1ee79e6b2f].NDF[/i:1ee79e6b2f]´s, é ter um storage com uma IDE para cada disco.

Bom, qualquer coisa, continue o post!!!


Responder

16/06/2006

Wagnerbianchi

...detalhe. com o [i:881850e0bc]DBCC SHOWCONTIG[/i:881850e0bc] você tira uma relatório de fragmentaçção de seus índices, de todo o seu banco ou mesmo de sua tabela de maior movimentação.

Abraço!!


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar