Banco de dados Externo Android sem Web Service

27/04/2015

0

Galera, quero fazer um app android que cadastre e busque alguns usuarios na base, quero um banco de dados Externo mas não quero fazer com Web Service, queria fazer direto mesmo, alguem tem alguma dica por onde posso começar?
Efraim Sousa

Efraim Sousa

Responder

Posts

15/06/2015

Marisiana Battistella

Acompanhando para conhecimento...
Responder

15/06/2015

Jothaz

Você sabe que não é indicado efetuar acesso direto! Que o recomendado é utilizar webservices!?
Pois o Android não tem conexão nativa a banco de dados Externo, podendo apenas conectar-se via WebService (recomendável), ou memso socket e afins.
Banco de dados dentro da aplicação utilize o SQLite.

Se for usar conexão na maquina local ( localhost) você pode usar uma "fabrica de conexões", existem vários exemplos, na net, supondo que irá usar MySQL, se não me engano o exemplo abaixo é da Caelum, pode-se fazer assim:

public class ConnectionFactory {
    public Connection getConnection() {
        try {
            return DriverManager.getConnection("jdbc:mysql://localhost/fj21", "root", "");
        } catch (SQLException e) {
            throw new RuntimeException(e);
        }
    }
}


Deve-se lembrar de que é preciso adicionar o driver do MySQL nas suas libs.
Que eu saiba o Java não permite conexão a bancos remotos nativamente, então sinceramente não sei com o fazê-lo.

Qual banco de dados você esta utilizando?

Vamos aguardar o pessoal com mais expertise no assunto se manifestar.
Responder

16/06/2015

Andre Santos..

Como o Jothaz disse

Naum tem como...

Só através do xampp

Aí da p VC colocar o IP da máquina q VC qr

Tem um exemplo

Coloca assim no YouTube aulas Neri android
Responder

16/06/2015

Jothaz

Como o Jothaz disse

Naum tem como...

Só através do xampp

Aí da p VC colocar o IP da máquina q VC qr

Tem um exemplo

Coloca assim no YouTube aulas Neri android


Quando comecei a estudar desenvolvimento Android tive de criar uma app e estava apertado de tempo e com preguiça de criar a estrutura de WebServices, então achei um link em que era proposto uma forma de acessar diretamente. Nunca testei mas o linke é este: Usando MySQL no Android sem php e não acho que é recomendável esta abordagem. só postei o link para conhecimento.

Depois de participar de algumas palestras e trocar ideia com pessoas que conhecem profundamente do assunto, mude minha visão e acredito que o melhor caminho é mesmo usar WebServices. Para desenvolver não podemos ter preguiça, pois mais cedo ou mais tarde teremos transtornos.

Não sou uma pessoa religiosa e raramente concordo com a bíblia, todavia concordo com "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm".
Responder

18/03/2016

Renan

Como eu faço isso para SQL Server? Sabe me dizer?
Responder

18/03/2016

Renan

Jothaz, como eu faço isso para SQL Server? Sabe me dizer?
Responder

18/03/2016

Renan

Jothaz, como eu faço isso para SQL Server? Sabe me dizer?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar