Banco de Dados Modelagem

19/04/2017

0

Olá Pessoal,
Venho por meio do fórum sanar uma dúvida, estou modelando o banco de dados para um aplicativo ecommerce para vender produtos, aonde terá o cliente que irá visualizar os produtos e fazer as compras, e o fornecedor que irá publicar os produtos.
Minha dúvida é:
- Devo criar uma tabela a mais para manter o historico dos produtos excluidos? E como ficaria tabela adicional se esta for a melhor forma de procedimento?
- Ou Acrescentar um atributo na tabela como "ativo ou desativado", exemplo: o fornecedor ira excluir o produto, mas sua ação ira na verdade desativar o item, ficando ilegivel para os clientes e fornecedores.

Resumindo a ideia é que os clientes e fornecedores, possam no final gerar relatórios de vendas e compras, mesmos os produtos estejam excluidos ou desativados.

Por enquanto muito obrigado pela ajuda, até.

Antonio Cabral
Antonio Cabral

Antonio Cabral

Responder

Post mais votado

20/04/2017

Boa noite Antonio.
Nesse caso, o melhor mesmo é ter o produto "desligado" na tabela.
Em vez de uma "flag" de ligado / desligado, recomendo usar uma data.
Fica mais fácil para você administrar seus dados históricos.

Grande abraço

Luiz Santos

Luiz Santos
Responder

Mais Posts

20/04/2017

Antonio Cabral

Boa noite Luiz Fernando,
Se não for pedir muito tens como explicar?Acabei não compreendendo...

Devo ter uma tabela chamado "desligado", e colocar o atributo data?

Por enquanto muito obrigado...
Responder

21/04/2017

Luiz Santos

Boa noite Antônio.
Outra tabela não.
Apenas uma coluna, chamada de "Data Desligamento" (ajuste o nome conforme seu padrão)
Caso essa data esteja preenchida, que dizer que se trata de um produto "inativo"
Os produtos ativos serão aqueles que estiverem com esse campo NULL.

Espero ter ajudado.

Grande abraço
Responder

22/04/2017

Filipe Silva

No meu sistema de cadastrado também fiz o mesmo.

Ficou perfeito ao gerar relatório!
Responder

23/04/2017

Lincon Silva

Concordo com o Fernando!
Em todas as aplicações que libero eu prefiro adicionar campo data como indicativo de cancelamento ou inatividade para exclusões lógicas, assim mantenho o histórico e data.
Seu problema, nesse caso, seria a volta do item ao sistema, onde o campo teria que ser nulado, muito embora, do meu ponto de vista, não vejo necessidade de se manter histórico de item excluído,, apenas a informação datada, como informado por Fernando.

Abraços.
Responder

24/04/2017

Antonio Cabral

Obrigado pessoal pelo feedback, vou implementar no banco e testar mais tarde...
Ajuda de vocês esta sendo de grande importância.

Obrigado mesmo.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar