Array
(
)

Base de dados de arquivos ou indexar uma pasta em uma tabela?

Pedro Buono
   - 21 jun 2013

Pessoas, ola a todos!
venho por meio deste esclarecer algo que não encontro em procuras no fórum(se alguém encontrar por favor me diga), de alguns sites por ai inclusive este.
estou com um problema e acho, veja bem, acho, porque não conheço bem sql server, possível agilizar por ele.
Seguinte cenário: tenho 3 pastas, com arquivos de vídeo, com tamanho variável, e data e hora de criação sempre crescentes, variam entre 20 a 100 MIL arquivos CADA pasta, ate encher o HD e ter que reciclar, queria saber, se o melhor a fazer para agilizar minha procura dos arquivos quando preciso ver algum destes vídeos, é fazer uma rotina de search em uma pasta temporária em que o arquivo é criado pelo programa, localizado pelo banco e movido para um arquivamento maior, mantendo a pasta pequena, ou colocar todos os arquivos dentro do banco mesmo?
Porque isso??
porque a cada vez que procuro por data um arquivo especifico o Windows fica la horas indexando a pasta, quando ele acaba ele logo volta e começa de novo, deixando o sistema lento, travando os arquivos para exibição e não localizando...
A criação do arquivo é feita conforme a movimentação do cenário de câmeras de segurança em meu estabelecimento.
espero ter sido claro e aguardo uma resposta!
qualquer duvida por favor me questionem
Muito obrigado a todos!

Alex Lekao
   - 22 jun 2013

Ola Pedro, bom dia!!!

Nao sei se entendi bem, mas vc tem o sql server instalado em algum servidor e registra esses dados de imagens em banco?

Outra coisa que seria interessante, a plataforma que estas medias estao, Windows XP, 7 ou 8?

Ja fez a criacao de indice do proprio Windows, se nao me engano quando esta criacao é feita esse tipo de pesquisa eh bem mais rapido.

Vc ja instalou o Silver Light da Microsoft, se nao me engano ele agiliza para as pesquisas.

Agora por fim, acho que seja o que esta querendo, vc quer montar uma rotina, script executando via job por exemplo, vc seja feita a manipulacao dos arquivos de media baseados em uma determinada data e os movimenta para um outro local de armazenamento?

Acredito que seja manipulacao de arquivos que esteja tentando fazer, nao sei se o sql atenderia especificamente esta situacao, vou pesquisar; neste caso acredito que atenderia mais rapidamente vc usar o vbscript por exemplo e colocar esse script no agendador de tarefas do windows que faria essa movimentacao de massa em horario que nao tivesse uso de banda nem de sistema para que seja mais rapido e nao interfira no desempenho do equipamento.

Bom, espero poder ajudar, e vamos ver o que conseguimos ajuda-lo com isso no sql.

Abraco.

Alex - Lekao

Alex Lekao
   - 22 jun 2013

Ola Pedro, boa tarde!!!

Achei alguns links que talves possam te ajudar com o Sql Para manipular massa, talvez lhe dar uma nocao mais generalizada, a partir dai sera tentar montar os scripts, mas ja sera um bom inicio o conhecimento do que eh possivel, so vi manipulacoes com xls, txt, csv e pdf se nao me engano, arquivos de media por exemplo nao vi exemplos.

Bom em todo o caso seguem os links:

http://forum.imasters.com.br/topic/224741-xp-cmdshell/
http://ederssilva.com.br/post/2011/05/29/Manipulando-arquivos-no-SQL-Server.aspx
http://tbuchinascimento.wordpress.com/2011/10/25/manipulacao-de-arquivos-no-sql-server/
http://raphaelhagi.wordpress.com/2011/08/05/manipulando-arquivos-em-disco-com-o-sql-server/

Espero ter ajudado.

Abraco.

Alex - Lekao