buscar caminho (ou atualizar) de uma arquivo txt no delphi

19/06/2017

0

boa noite galera!

Sou iniciante em delphi e...
estou precisando encontrar uma forma de buscar/atualizar o diretório de um arquivo txt, tendo em vista que ao ser executado em outro PC, o nome da partição, por exemplo, pode mudar...

para ser mais claro, criei um programa que gera um arquivo de texto (ex: Criado.txt) informações fixas e variáveis etc.. até aí, tudo certo. Dentro do código que gera esse arquivo, tem um código que pega/traz uma série de informações de outro arquivo .txt (ex: externo.txt) , o que também está sendo executado corretamente. contudo, para eu puxar/pegar o conteúdo do arquivo externo.txt, coloquei o caminho onde o arquivo está no meu PC (exemplo abaixo)... é possível criar um rotina que atualize a rotina desse diretório?
Porque, se eu colocar o arquivo externo.txt na pasta com os arquivos do programa criado... aí a pessoa salva essa pasta no Desktop ou Meus Documentos etc... o programa identificaria, automaticamente, o caminho para chegar nesse pasta...

bom não sei se conseguir ser claro, mais a ideia é mais ou menos essa... Desde já agradeço!!!

Caminho que gostaria de gerar essa rotina ... AssignFile(arq, 'C:\\Users\\fulano\\Desktop\\software-que-cria-o-texto\\externo.txt');
Louhan Nobre

Louhan Nobre

Responder

Post mais votado

22/06/2017

Brother, Valeu pela ajuda... era isso mesmo que precisava... Na realidade, só utilizei dos códigos:

DestinoArq:=ExtractFilePath(Application.ExeName)+'externo.txt';
ShellExecute(0, nil, 'cmd.exe',PWideChar('/c notepad "' + DestinoArq + '"'), nil, 0);

Consegui adaptá-los para minha necessidade... muito obrigado!

Louhan Nobre

Louhan Nobre
Responder

Mais Posts

20/06/2017

Raimundo Pereira

Bom dia!
Você pode salvar na mesma pasta do seu executável fiz uma procedure, se ajudar adapte a sua real necessidade.
se era exatamente isso que procurava ótimo.

Procedure SalvarArq();
  var Arq: TextFile;
  var DestinoArq:string;
  begin
  DestinoArq:=ExtractFilePath(Application.ExeName)+'externo.txt';  //Define que o destino do meu arquivo é no mesmo local do Executável.
  AssignFile(Arq, DestinoArq);
  Rewrite(arq);
  Writeln(Arq, '[Dados_BD]');  //Add Linha
  Writeln(Arq, 'Database=IXV');//Add Linha
  Writeln(Arq, 'password=VXI');//Add Linha
  CloseFile(arq);
  ShellExecute(0, nil, 'cmd.exe',PWideChar('/c  notepad "' + DestinoArq + '"'), nil, 0); //Apenas para exibir o arquivo no notepad -- >> Declarar Shellapi em USES.
  end;
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar