Array
(
)

Cadastro com Cpf asp.net c#

Lucas Tavares
   - 20 mai 2010

Ola pessoal,   Gostaria de um help , Estou desenvolvendo um site em que a pessoa faz sua inscricao para um determinado curso,a PK desse dessa tabela "cadastro" sera o cpf,entao se o candidato fizer sua inscricao e o cpf ja estiver cadastrado para aquele curso o sistema deverá impedir esse cadastro...Como devo fazer isso em asp.net CSharp?   Abçs..

Marcio
   - 21 mai 2010

Lucas, Na minha opinião a melhor maneira é você consultar o CPF antes de gravar, tipo: 1) O usuário escolhe o curso; 2) Clica no botão Inscrever; 3) Abre uma tela só com o CPF; 4) O usuário digita o CPF e clica em OK; 5) O sistema verifica a existência no CPF na base do Curso; 5.1) Se o usuário já estiver cadastrado, você dá um aviso para ele dizendo que já está inscrito, caso contrário vai para o passo 6. 6) Abre um formulário para o usuário informar os demais dados;   Outra opinião... não use o CPF como chave primária. Já vi casos de coisas que "não mudam" mas que acabaram mudando (por exemplo: CNPJ), crie um ID do tipo serial, e coloque uma constraint de unique no CPF.

0
|
0

Lucas Tavares
   - 21 mai 2010

Marcio,   Valeu pela dica...abçs...

0
|
0

Netasper
   - 21 mai 2010

Coloca um try catch na inserção, se o CPF ja existir, vc tera um retorno da propria base de dados com o erro.

0
|
0

Marcio
   - 21 mai 2010

É NetAsper... funciona assim também.
Mas se o cara já tiver preenchido algum formulário de inscrição ele não vai ficar muito contente de o sistema só avisar ele depois que já tiver enviado as informações para gravar no banco.
Mas é só uma opinião.
Abraços

0
|
0

Lucas Tavares
   - 21 mai 2010

isso mesmo minha ideia e que ele preencha apenas o cpf e o curso que sera cadastrado e a partir dessas infomacoes o sistema dizer se esta cadastrado ou não;;;;

0
|
0

Vlad
|
MVP
Pontos: 1800
    21 mai 2010

Olá você pode colocar um evento de autopostback que atualiza a paqina e usar um javascript para validação, ou pode usar validation da toolbox para fazer a mascara do cpf e usa o javascript validando o mesmo....

0
|
0

Netasper
   - 24 mai 2010

Então, faz uma chamada AJAX assim que o cara digitar o CPF, você chama um evento onblur para o metodo que verificao CPF, sacou?

[]s

0
|
0

Lucas Tavares
   - 24 mai 2010

nao conheço esse evento..

0
|
0

Netasper
   - 24 mai 2010

onblur é javascript, o evento ocorre quando o foco é retirado do controle. Logo, assim que o usuario acabar de digitar o cpf e sair com o foco no textbox, vc chama o evento para validação do mesmo!

0
|
0