Cadastro de Controle de Acesso de Usuários

20/11/2005

0

qual a opinião de vocês sobre a forma mais aconselhável de se fazer um cadastro de usuários com controle de acesso. onde cada usuário terá os seus privilégios e restrições de acesso ao sistema.
ex: pode cadastrar mas não pode excluir; pode ver os registros mas não pode cadastrar; pode entrar em determinadas telas mas não em outras; tem acesso restrito a alguns relatórios; ... etc.
qual a melhor forma de fazer isso?
Com o controle diretamente no banco ou na interface?


Raserafim

Raserafim

Responder

Posts

20/11/2005

Paulo

Parceirão, quanto mais vc restringir o acesso de usuário ao banco, fora de sua aplicação, vc dormirá mais e melhor. Eu restrinjo pela aplicação, crio uns checkbox que habilitam ou não itens de menu, treeview, botões e etc, depende de como é sua aplicação. Delego um admin do sistema, que pode ser uma cara da TI, o Dono da Empresa, Diretor, Mulher do Dono, enfim, um cara da confiança da empresa e deixar ele cuidar disso. Te aconselho a não se envolver com isso, por experiência própria. Faça apenas a rotina e deixe tudo com eles, principalmente senhas de acesso, pq se der rolo, e se descobrirem q vc tem poderes de delegar acesso, vão comer seu fígado e rim com farinha.


Responder

22/11/2005

Raserafim

seguindo o seu conselho, Paulo: digamos que eu escolha o controle no Banco. Queria algumas sugestões de como implantar este controle. como fazer as verificações se tem acesso ou não?


Responder

22/11/2005

Wiltonfenix

Como o Paulo disse, isto depende muito do programador.

Você pode limitar acessos a opções de menu ou a rotinas (Alteração/Exclusão/Impressão) e isso vc controla com campos lógicos na tabela de usuários. E o mellhor é vc estruturar o sistema de modo que o Admin possa fazer a configuração que quiser para cada funcionário.

Você pode trabalhar com níveis tb. O cara de nível [b:991dce75a2]A[/b:991dce75a2] pode fazer tudo. O [b:991dce75a2]B[/b:991dce75a2] pode consultar e imprimir relatórios só. O [b:991dce75a2]C[/b:991dce75a2]....

Dentro do sistema é só vc verificar as permissões do usúário que está logado.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar