Cálculo de datas com condições em SQL

05/02/2015

0

Olá pessoal!

Descobri que pelo DATEDIFF consigo fazer cálculo de datas no SQL para que eu possa utilizar esse resultado numa multiplicação pelo valor da diária, mas verifiquei que no banco de dados as diárias mudam de valores em determinadas datas.

Poderiam me ajudar como fazer o cálculo?

No meu banco de dados existem as seguintes colunas: DATAENTRADA, DATASAIDA, VALORDIARIA, DIARIA2, DIARIA3, INICIODIARIA2, INICIODIARIA3, VALORDIARIA2, VALORDIARIA3.

As colunas 'DIARIA2' e 'DIARIA3' armazenam apenas strings 'N' ou 'S'.

Caso as duas colunas estejam com o valor 'N' fica fácil porque é só calcular o valor da coluna 'VALORDIARIA' multiplicado pelo resultado da diferença de dias entre 'DATAENTRADA' e 'DATASAIDA'.

Caso a coluna 'DIARIA2' esteja com o valor 'S' é preciso calcular o valor da coluna 'VALORDIARIA' multiplicado pelo resultado da diferença de dias entre 'DATAENTRADA' e 'INICIODIARIA2' + o valor da coluna 'DIARIA2' multiplicado pelo resultado da diferença de dias entre 'INICIODIARIA2' e 'DATASAIDA'.

Caso as colunas 'DIARIA2' e 'DIARIA3' estejam com o valor 'S' é preciso calcular o valor da coluna 'VALORDIARIA' multiplicado pelo resultado da diferença de dias entre 'DATAENTRADA' e 'INICIODIARIA2' + o valor da coluna 'DIARIA2' multiplicado pelo resultado da diferença de dias entre 'INICIODIARIA2' e 'INICIODIARIA3' + o valor da coluna 'DIARIA3' multiplicado pelo resultado da diferença de dias entre 'INICIODIARIA3' e 'DATASAIDA'.

Tenho uma boa noção de lógica de programação, mas ainda não sei como utilizar 'IF' e 'ELSE' no SQL.

Desde já agradeço.
Laércio Lopes

Laércio Lopes

Responder

Post mais votado

Mais Posts

06/02/2015

Laércio Lopes

Pessoal alguém poderia me ajudar fazendo essa query? Ainda não consegui fazer utilizando a CASE.
Responder

06/02/2015

Renato Rubinho

Buenas,

Você já criou toda a lógica no seu exemplo, basta "traduzir"... rsrs

1. Primeira parte

//Caso as duas colunas estejam com o valor 'N' fica fácil porque é só calcular o valor da coluna 'VALORDIARIA' multiplicado pelo resultado da diferença de dias entre 'DATAENTRADA' e 'DATASAIDA'.

SELECT 
CASE WHEN DIARIA2 = 'N' AND DIARIA3 = 'N' THEN
  VALORDIARIA * DATAENTRADA - DATASAIDA
ELSE


// SEGUIR COM AS DEMAIS CONDICOES DENTRO DESTA EXCEÇÃO


END;

FROM 
.
.
.
Responder

06/02/2015

Laércio Lopes

Muito obrigado rrubinho, consegui fazer o relatório.

:)
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar