Campo DateTime

26/10/2009

0

Alguém já teve problemas com campos DateTime onde se tem de alterar as propriedades do painel de controle/Opções Regionais e de Idioma.../Personalizar.../Números... e no campo "Separador de Lista" alterar o caracter que estava lá de ";" (ponto-e-vírgula) para "/" (barra) ?

Meu sistema é com Delphi 2006 + Firebird 2.0 + DbExpress. Formatei a máscara para 99/99/9999;1;_

Distribui a aplicação e dava erro no campo Edit que recebia a data no formato acima, aparecia uma mensagem de erro como: 'xx//xx//xxx' is not valid date time.  Esse mesmo erro não ocorria no PC que usei para desenvolver a aplicação, então suspeitei de configurações do Painel de Controle do PC em que instalei a aplicação.

Ao alterar o campo descrito no primeiro parágrafo, o erro cessou, contudo ficou a dúvida.

Eu poderia ter feito alguma alteração no programa para evitar ou prevenir tal erro? Alguém já enfrentou problema semelhante, como corrigiu? Terei de alertar o usuário a respeito do possível erro?

Grato pelas respostas !

Alessandre.
Alessandre Niza

Alessandre Niza

Responder

Posts

26/10/2009

Anderson Farias

Vc pode formatar uma data para exibição de qualquer jeito, sem problemas. Mas vc só pode informar uma data para o banco de dados em um formato fixo, que ele entenda, e que no caso do Firebird não tem nenhuma relação com a configuração de data SO do cliente ou servidor.

Alguns formatos de data que o FB entende são: 'dd.mm.yyyy' e 'mm/dd/yyyy'

T+
Responder

27/10/2009

Alessandre Niza

Olha só, o fato é que a mascara esta com o formato dd/mm/aaaa, e no PC usado no desenvolvimento da aplicação o problema não ocorre, rodando normalmente a aplicação e aceitando as datas digitadas normalmente.

Mas, ao rodar a aplicação em outro PC, surgiu esse erro estranho e, ao alterar o campo que descrevi acima, através das opções regionais e de idioma do SO, o problema foi resolvido. Por isso não entendi a razão do erro e nem nexo.

A minha dúvida é justamente por isso, se isso pode acontecer em outros PCs, se alguém já viu isso em seus aplicativos e se posso evitá-lo de alguma maneira, com alguma técnica, na hora de programar os campos ou mesmo a mascara, alguma propriedade, ou seja alguma solução ???
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar