Carreira na área de programador

13/09/2015

0

Olá, comecei a entrar no mundo da programação quando fiz o técnico de informática voltada p área de desenvolvimento pela federal, gostei muito,
já trabalho com informática dando aulas , mas queria ingressar para programação. No momento estou fazendo curso da linguagem c#, estou gostando muito e estudando muito tb a parte de O.O...projeto em camadas e estudando a linguagem sql por conta, estou muito a procura de um estagio visto que terminei o técnico, não estou podendo fazer o superior agora.
Agora vem minha maior questão , a idade estou com 39 anos sera que não tenho mais tempo p entrar na área , qual a opinião de vocês que já estão na área?
Responder

Post mais votado

14/09/2015

Eu admiro bastante essas historias e sempre penso nelas para me inspirar!

Fernanda Acacia

Fernanda Acacia
Responder

Mais Posts

13/09/2015

Aluisio Cavalcante

Eu diria que nunca é tarde para começar/recomeçar, mas sabemos que existe um certo preconceito sobre idade, eu gostaria de acreditar que isso não existe, incrivelmente na área de T.I acredito que seja a unica que disponibilizam estagio com EXPERIENCIA, não conformo com isso.
Responder

13/09/2015

Fernanda Acacia

Eu diria que nunca é tarde para começar/recomeçar, mas sabemos que existe um certo preconceito sobre idade, eu gostaria de acreditar que isso não existe, incrivelmente na área de T.I acredito que seja a unica que disponibilizam estagio com EXPERIENCIA, não conformo com isso.


Complicado...Não posso nem escrever com propriedade sobre esse assunto.
Responder

13/09/2015

Marcio Araujo

Conta muito a experiencia, já desenvolveu algo, se sim, isso ajudará na procura de emprego/estagio.
Responder

13/09/2015

Karine Sobral

Certificação será um diferencial, eu vejo que sim, idade, isso é muito relativo.
Responder

13/09/2015

Emilio Neto

Eu diria que nunca é tarde para começar/recomeçar, mas sabemos que existe um certo preconceito sobre idade, eu gostaria de acreditar que isso não existe, incrivelmente na área de T.I acredito que seja a unica que disponibilizam estagio com EXPERIENCIA, não conformo com isso.


Pior que existe mesmo, conheço pessoas com 30 anos que está com dificuldade de arrumar emprego, a experiencia conta muito.
Responder

13/09/2015

Val

Poxa to desanimando , estou estudadndo gastando, dando duro, mas pelo jeito será tudo em vão, não terei chance, gostaria muito de atuar na área,
to pensando se vou continuar o curso de c# ou nao. to pagando muito caro, um investimento que nao sei se vai ter futuro.
E a historia que esta faltando gente para mercado de T.I , como fica, é muito contraditório.
Responder

14/09/2015

Lucas Ramos

Não desista, a área está com escassez de bons profissionais, logo se você estudar e ficar bom com certeza arrumará um emprego, principalmente se tirar uma certificação da microsoft voltada para o desenvolvimento.
Responder

14/09/2015

William

Val, ano passado participei de um workshop em São Paulo para desenvolvimento de aplicativos usando plataformas híbridas, dos 30 participantes mais da metade era acima dos 30 anos contando com alguns feras de desenvolvimento mobile com mais de 40 anos.

Fiquei surpreso com a média de idade, principalmente com esses profissionais com mais de 40, os caras eram feras em programação e muito bem empregados.

Recentemente aqui na cidade apareceu uma vaga para programador onde o primeiro pré-requisito era ter mais que 26 anos, então fica a dica se você for bom sempre tem mercado.

Programação se prática todos os dias e nunca ficamos bons o bastante rsrsr
Responder

14/09/2015

Hector Figueroa

Boas Val, se eu fosse você continuaria e procuraria algo para se diferenciar, existem varias formas de se aplicar o que esta aprendendo, eu não desistiria e nem daria bola para os pensamentos diferentes do que sinto, se você gosta corre, sabendo que tera que correr bem mais que um garoto de 20, já vi uma palestra de um senhor de 60 anos que mudou de profissão quando tinha 50 e virou programador, o ceu é o limite :D
Responder

14/09/2015

Felipe Alisson

Bem, minha história pode servir para agregar algo...
Eu trabalhava em uma área nada a ver com TI, até que um dia surgiu uma vaga para um cargo de tipo técnico de suporte ERP, que iria ser um key user de SAP, ou seja, eu seria o intermediário entre os usuários finais e os analistas de negócios para futuras mudanças( melhorias, correções, etc), com isso, comecei a ter muito contato com a equipe de TI da empresa e comecei a ficar curioso no assunto, via os livros do pessoal, era C#, SQL, governança de TI, e por ai vai... E um dos meus amigos que era analista de negócio fazia faculdade de Sistemas de Informação e estava trabalhando em seu TCC que era desenvolver um sistema de estoque em C#, e foi me mostrando o seu projeto, e eu só ficando cada vez mais curioso, e sem saber, já programava rsrs ( VBA no excel) fazia macros para meus relatórios gerenciais ( minha antiga função era controlador de operações), até que surgiu uma bolsa de um curso de análise e desenvolvimento de sistemas(Tecnólogo) a empresa iria bancar o curso, e o gerente de TI(que não era meu gerente) via minha curiosidade e minha vontade de entrar nesse mundo de TI ( vontade que nem eu sabia que tinha ainda) me perguntou se eu queria fazer o curso. Aceitei e comecei.

Hoje estou no quarto período de seis, e minha carreira está totalmente distorcida, hoje sou Analista de operações(em outra empresa), porem já me deram atribuições de TI, sou responsável pelo suporte técnico, servidores, segurança da informação, fiz um sistema de cadastro para controlar produção, saídas,estou com um projeto de site da empresa apesar de não gostar muito e conhecer pouco desenvolvimento web vou ter que estudar pra fazer isso( coisa que particularmente não gosto, ficar mudando foco do estudo, penso que você tem que ser excelente em uma tecnologia dominá-la totalmente para depois estudar coisas novas, se não você será pífio em tudo que fizer).

Em resumo Val, a realidade é que o mercado de trabalho está em falta de mão de obra de TI em geral(acredito que muito disso pelo salário ofertado por algumas empresas que são um absurdo e chega a desmotivar), mas isso não significa que é emprego garantido, você tem que correr atras, eu recebo umas 20 oportunidade para desenvolvedores em geral no meu e-mail por dia, seja delphi, C#, Java, PHP, Ruby. Na minha opinião você continuaria a fazer o curso de C#, que o mercado esta cada vez buscando mais profissionais, apesar de Java ainda ser maior, quanto a idade, você consegue contornar com certificações, portfólios, faça uns projetos, documente, "venda seu peixe", que ai você conseguirá sim um emprego/estágio.

Veja meu exemplo, estou mudando minha carreira totalmente para seguir nessa área de programação, claro que gradativamente, pois não posso ficar desempregado, mas sempre tentando me preparar para a hora de dar voos mais altos e me jogar por completo nessa área.



Desculpe pelas eventuais falhas gramaticais, fiz esse relato meio às pressas.

Um abraço espero que este depoimento te ajude!
Responder

14/09/2015

Aluisio Cavalcante

Muito legal esses comentarios, como disse, nunca é tarde para começar e recomeçar! O Mercado não está para peixe, mas isso é para todos.
Responder

14/09/2015

Fernanda Acacia

Muito legal Felipe sua historia, esse caminho é arduo, pelo menos o seu foi e está sendo, mesmo com as dificuldades está evoluindo.
Responder

14/09/2015

Felipe Alisson

Obrigado Fernanda, realmente é complicado tem que ter disciplina, coisa que as vezes me falta. Mas quando as coisas apertam "ou você aprende ou você aprende" não tem meio termo.
Responder

14/09/2015

Val

Olá Felipe obrigada pelo seu depoimento seu apoio, meu receio nao é só porq estou começando do zero, mas a idade. Só uma curiosidade quantos anos tinha quando mudou de profissão?

Hector interessante este senhor de 60 anos que virou programador.

Mas pessoal gostei dos depoimentos, me inspirou mais um pouco.

Desculpem a insistência é que ouvi coisas não muito agradáveis como, comprar um carrinho de pastel, que seria mais facil.
Responder

14/09/2015

Hector Figueroa

Esta ai o vídeo que mencionei antes video
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar