Categoria com várias subcategorias

31/05/2008

0

Olás

Tenho uma categoria com 3 subcategorias, correndo o risco de ter mais subcategorias futuramente.

A dúvida é; terei mesmo que fazer as tabelas de subcategorias (com as chaves estrangeiras apontando pra categoria pai da subcategoria) ou, por acaso existe uma forma mais flexível de modelar isso?

valeu
abs


Pgnt

Pgnt

Responder

Posts

31/05/2008

Emerson Nascimento

faça com apenas uma tabela, com um campo ´Parente´, que diz qual é a categoria superior.


Responder

03/06/2008

Pgnt

Ok, obrigado!

Essa solução é muito boa só que para acessar vôs e netos (ou, bisavôs/bisnetos) de categorias precisarei fazer criar uma função para a query e fazer alguma recursão (select dentro de select) pra isso, para ir retornando os IDs_PARENTs correto?! (ou existe solução mais otimizada?)

abs


Responder

03/06/2008

Emerson Nascimento

é isso mesmo. você precisará de uma stored procedure para isso.

mas se você fizer um tratamento num programa (como a exibição numa TreeView, por exemplo) nem é necessário essa query/procedure recursiva.


Responder

04/06/2008

Pgnt

Entendi, considerando uma regra de negócio e não de persistência, o ideal é que a aplicação cuide disso mas, pode ser que as interrupções/acessos ao banco aumentem... vou ver como fica melhor para o caso.

Obrigado novamente!


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar