Array
(
)

Como chamar uma classe criada por mim de outra classe ?

Giovani Santana
   - 09 abr 2009

Criei uma classe de conexao e preciso acessar seus métodos dentro de uma outra classe criada por mim. Tentei usar o import.conexao.Conexao e dá erro. Diz que não achou o pacote e por aí vai. Obrigado, Giovani

Dadario
   - 09 abr 2009

Coloca o código da classe que vc está tentando acessar. Para adiantar. O import fica assim #Código

import conexao.Conexao;
Se estiver no mesmo pacote, não precisa colocar a declaração do pacote. Para instanciar o Objeto, faça: #Código
Conexao conexao = new Conexao();
:!: :!: :!: :!:

0
|
0

Giovani Santana
   - 09 abr 2009


Citação:
="dadario"]Coloca o código da classe que vc está tentando acessar. Para adiantar. O import fica assim #Código

import conexao.Conexao;
Se estiver no mesmo pacote, não precisa colocar a declaração do pacote. Para instanciar o Objeto, faça: #Código
Conexao conexao = new Conexao();
:!: :!: :!: :!: Veja bem : Dentro da Pasta WEB-INF criei a pasta Beans onde coloco minhas classes. A classe Conexao que faz parte do pacote conexao está dentro da pasta Beans e a outra classe que dou um import em conexão também. Ainda assim o retorno da compilação desta segunda classe é de que o pacote conexao não existe. Obrigado novamente pela atenção, Giovani

0
|
0

Dadario
   - 09 abr 2009

A estrutura de aplicações do TOMCAT é WEB-INF/classes // Aqui vai todas as classes que vc cria. WEB-INF/lib // Bibliotecas de dependencias do seu projeto Coloque dentro da pasta classes suas classes dentro dos respectivos pacotes. Assim de lá vc acessa as classes por JSP. :?

0
|
0

Giovani Santana
   - 09 abr 2009

Desculpe-me Adriano Dadario pela minha insistência e principalmente pela ignorância, mas sempre acreditei na persistência. Vamos lá : 1. A minha estrutura é a seguinte : WEB-INF\beans WEB-INF\conexao WEB-INF\tags 2. Dentro do folder conexao tenho a classe Conexao.java que tem o seguinte início : package conexao; import java.sql.*; public class Conexao { private Connection connection; private Statement statement; ... Basta especificar o pacote que a classe pertencerá, não é isso ? 3. Dentro do folder tags tenho a classe TagUsuario.java que tem o seguinte início : package tags; import conexao.Conexao; import java.io.*; import java.sql.*; import java.util.*; import javax.servlet.jsp.*; import javax.servlet.jsp.tagext.*; public final class TagUsuario implements BodyTag { ... Quando mando compilar com o JAVAC a classe TagUsuario.java dá o erro dizendo que não encontrou o pacote conexao. E aí, o que estou fazendo de errado ?

0
|
0

Raphael Costa
   - 09 abr 2009


Citação:
="dadario"]A estrutura de aplicações do TOMCAT é WEB-INF/classes // Aqui vai todas as classes que vc cria. WEB-INF/lib // Bibliotecas de dependencias do seu projeto Coloque dentro da pasta classes suas classes dentro dos respectivos pacotes. Assim de lá vc acessa as classes por JSP. :?
Como o dadário disse TODAS AS SUAS CLASSES DEVEM FICAR EM BAIXO DO DIRETÓRIO classes em WEB-INF/, ou seja:
Citação:
WEB-INF\beans -->WEB-INF\classes\beans WEB-INF\conexao -->WEB-INF\classes\conexao WEB-INF\tags -->WEB-INF\classes\tags
Sacou?

0
|
0

Dadario
   - 09 abr 2009


Citação:
="giovanics"] 1. A minha estrutura é a seguinte : WEB-INF\beans WEB-INF\conexao WEB-INF\tags
Você deve seguir a estrutura acima. Ao qual eu indiquei. Dentro da pasta WEB-INF/classes, você terá os pacotes beans, conexao e tags.
Citação:
="giovanics"] package conexao; import java.sql.*; public class Conexao { private Connection connection; private Statement statement; ...
Está classe tem que ir dentro da pasta WEB-INF/classes/conexao
Citação:
="giovanics"]package tags; import conexao.Conexao; import java.io.*; import java.sql.*; import java.util.*; import javax.servlet.jsp.*; import javax.servlet.jsp.tagext.*; public final class TagUsuario implements BodyTag { ...
O mesmo nesta. Dentro da tags
Citação:
="giovanics"] Quando mando compilar com o JAVAC a classe TagUsuario.java dá o erro dizendo que não encontrou o pacote conexao. E aí, o que estou fazendo de errado ?
Você vai precisar setar o CLASSPATH #Código

set CLASSPATH=%CLASSPATH%;  "diretorio da aplicacao"/WEB_INF/classes
para que o javac encontre as classes para compilar :!: :!:

0
|
0

Giovani Santana
   - 09 abr 2009

Sim, saquei e desculpe-me pelo esquecimento mas todas a classes estão de acordo: WEB-INF/classes/beans WEB-INF/classes/conexao WEB-INF/classes/tags O que parece é que ele não acha o pacote conexao. De qualquer maneira obrigado pela paciência e atenção. Vou tentar pesquisar mais.

0
|
0