Como cobrar ???

07/08/2004

0

Pessoal saindo um pouco do assunto técnico eu gostaria de perguntar como vcs que trabalham sozinhos (autônomos) cobram pelos serviços ???
Eu por aqui sofro muito com a concorrência me obrigando a abaixar cada vez mais os meus preços e com isso eu estou perdendo a referência não sabendo mais como cobrar e acho que as vezes estou ate perdendo dinheiro!!!
O maior problema esta na hora de desenvolver um sistema que calculo 3 meses cobrando metade no inicio e o restante no final o problema é q esses 3 meses se tornam em 9 meses e ai o caixa vai para o buraco !!!
Se alguem que estiver na mesma situação ou ja superou esse problema puder dar alguma dica será de grande valor

Um grande abraço a todos


Volnei Rebouças

Volnei Rebouças

Responder

Posts

08/08/2004

Minuto

Cobre mensal :
Melhore seu serviço , não venda programa ,venda serviço .
Geralmente não cobro nos primeiros meses , vou cativando meu cliente ,conhecendo o trabalho dele , atualizando o programa . para isso vc tem q ter visão de negócio. ficando companheiro de trabalho , focando nas vendas e no produto .vc tem as ferramentas , as vezes o cliente precisa de um relatório simples q da um empulso na empresa . meu primeiro grande cliente foi um supermercado fazia somente manutenção nas máquinas (limpeza), ai fiquei muito amigo do gerente . um dia percebi preocupado ele me passou o problema fiz uma planilha no Excel. Resolveu ... Hoje tem todo um sistema integrado ,filiais etc
mas ja terminou o programa o que vou fazer ? terminou nada tem muita coisa . Faça uma pagina na internet. não deixe o cliente procurar outro ou se vc não tem como ? pague um proficional . Afinal Vc ta Ganhando mensal . eu tenho clientes que não tem dispezas com isso Hospedagem,ID,Confecção de Paginas tudo por minha conta se amanha ele disser ´Não quero mais seu serviço ´ Para tudo . Ponha isso no Contrato é SUa ideia ,seu programa.
Se Todo Programador Fizer isso tem Serviço Pra todo mundo .
Não entre no Jogo desses que combram 100 , 150 ,300 reais por um programa, eles Não tem futuro.
Quanto cobrar . Não Cobre no primeiro mes , diga pro seu cliente que as primeiras visitas são de graça , saiba o tamanho do serviço e quanto ele pode te pagar .
se vc fizer um bom serviço ele ganha e vc tambem!


Responder

09/08/2004

Reginaldo174

Estabelça um valor para sua hora trabalhada. Quando alguem solicitar o desenvolvimento de um sistema, vc faz a analise do desenvolvimento e calcula quantas horas vc gastará para o término do que foi solicitado.
Ex: o valor da hora é R$40,00 desenvolvimento de uma semana seria 5 dias 8 horas diaria daria um total de R$1600,00 pelo desenvolviemnto.
è importante lembrar que vc assume um compromisso de terminar o sistema no prazo determinado.

Este valor seria para o desenvolvimento inicial. A partir daí se pode fazer contrato de manutenção mensal fixa ! como o nosso amigo citou vc ganha e o cliente tambem.

Reginaldo


Responder

09/08/2004

Bacalhau

Não poderia estar mais de acordo com o colega MiNuTo. Entrar numa guerra de preços de software pode sair muito caro (não pró cliente claro... :lol: ). O verdadeiro ganho está nos serviços cobrados pós-venda.

Só pra complementar: eu defini como estratégia ter 40 clientes bons em vez de ter 100 clientes maus. É preferível trabalhar com poucos clientes, mas rentáveis e bons pagadores do que andar atrás do dinheiro de um monte de caloteiros. Para além de a cobrança ter custos (não te esqueças deste custo, ele é grande!!), desgasta a nossa imagem e retira tempo ao desenvolvimento de novos produtos e até de cumprimento de prazos.

abraço
bacalhau


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar