Como conectar o SQL Server com o ADO?

11/12/2007

0

Pessoal, eu estou aprendendo SQL Server 2005 Express agora, e nem sei direito como conectar o banco.

Primeiro eu ja consegui fazer uma tabela e salvei.

Agora quero conectar ela pelo aplicativo, e como o SQL server é da M$ achei que o melhor é usar o ADOConnection.

Bom fiz meio assim
http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=388&mode=thread&order=0&thold=0
Seguindo os passos deste artigo ai

Mais não sei o que estou fazendo errado pq, esta aparecendo esta mensagem aqui
[color=red:3c2a96bfee]´Falha no teste de conexão devido a um erro na inicialização do provedor. [DBNETLIB][Connection Open(Conect())]SQL Server inexistente ou acesso negado´[/color:3c2a96bfee]
Isso ocorre na hora em que aperto no botão [b:3c2a96bfee]Testar Conexão[/b:3c2a96bfee]


Adriano_servitec

Adriano_servitec

Responder

Posts

13/12/2007

Joao_arthur

adriano você ta tentando acessar os dados direto ou via ODBC?


Responder

13/12/2007

Massuda

A mensagem de erro indica que não conseguiu localizar o SQLServer. Mostre sua string de conexão.

De qualquer forma, o default do SQLServer Express é conexão via memória compartilhada. Se quiser usar TCP/IP, você precisa habilitar isso usando o Configuration Manager dele.


Responder

13/12/2007

Adriano_servitec

Então, será que eu configurei errado o SQL Server 2005 Express?

Pois conectar o banco até que conecta, mais o componente ADO não.

Sobre se eu estou conectado com OBDC acho que não, estava seguindo o artigo abaixo

Bom fiz meio assim http://www.activedelphi.com.br/modules.php?op=modload&name=News&file=article&sid=388&mode=thread&order=0&thold=0 Seguindo os passos deste artigo ai



Não sei tambem, o que posso fazer aqui amigo
A mensagem de erro indica que não conseguiu localizar o SQLServer. Mostre sua string de conexão. De qualquer forma, o default do SQLServer Express é conexão via memória compartilhada. Se quiser usar TCP/IP, você precisa habilitar isso usando o Configuration Manager dele.


Valeu pessoal.


Responder

27/01/2008

Thiagopedro

Primeiro de tudo, o artigo que indicas pelo que ví rapidamente e não lí o mesmo, já me desculpando algum equívoco, ele mostra em imagem que a senha do usuário ´sa´ é em ´branco´.

Portanto quando vc instala o Sql Server Express 2005, você tem que inserir uma senha para acessar o mesmo. (Enforce Policy)

Para deixar a senha em branco, o que não é recomendável, mas como você está aprendendo é eficiente você faz o seguinte:

1- Vá no Enterprise Management, aquela ferramenta visual que vc pode instalar após a instalação do Express.

2- Faça o login em modo SQL Server Authentication, com login ´sa´ e a senha informada na instalação.

3- Após conectado, vá no item ´Security´ e depois clique em ´Logins´, do lado direito no painel vai aparecer alguns usuários, clique com botão direito do mouse no usuário ´sa´, vá em ´Properties´. Desmarque a opção ´Enforce Password Policy´ e em SQL Server Authentication, elimine a ´senha´ e a ´contrasenha´, após isso clique em ´ok´.

4- Desconecte e Re-Connect, para verificar se a alteração foi aplicada realmente.


Agora vamos aos procedimentos gerais para você conseguir acessar o banco de dados nas mais variadas ferramentas para tal.

1- No menu iniciar e do sql, vá em ´SQL Server Surface Area Configuration´ e depois da tela aberta, vá em ´Surface Area Configuration for Services and Connections´.

2- Selecione a instância do SQL Server Express instalado e clique em ´Remote Connections´ e marque a opção ´Local and Remote connections´ e selecione também o checkbox ´using both TCP/IP and named pipes´. Clique em ´Apply´ e depois em ´ok´.

3- Agora vá na segunda opção da tela ´Surface Area Configuration for Features´, escolha a instância que está instalada e expanda a mesma, escolha a opção ´OLE Automation´, clique em ´Enable OLE Automation´, clique em ´Appy´ em depois em ´ok´.

4- Pare o Serviço do Sql Server Express e depois reinicie o mesmo.


Pronto tem que funcionar as conexões se nada mais estiver influenciando a comunicação.

Agora minhas recomendações:

1- É legal você usar ´Named Pipes´;

2- Uso sempre ADO com ´Microsoft OLE DB Provider for SQL Server;

3- Aliado a isso tudo você pode utilizar arquivo de configurações na raiz do seu aplicativo no formato ´UDL´, é só você na hora que carrega a aplicação direcionar para o ADO chamar o mesmo. Creio que isso facilitaria muito e você na precisava ficar carregando através do ´INI´.


Considerações:

Desculpem se errei alguma coisa, mas a intenção foi ajudar.


Responder

08/02/2008

Djjunior

o SQL está configurado para:
Modo misto ou integrado - não me lembro os nomes corretos agora, mas a diferença é que no modo misto os usuários do banco pode ser do dominio ou do próprio sql e o modo ´integrado´ são só usuários do dominio*

se a máquina não pertencer a um dominio são os usuário criados na máquina.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar