Como criar mensageiro via Net no Delphi?

01/03/2017

0

Olá amigos.

Em semanas de pesquisa encontrei muitos mitos e projetos fracassados. Alguém sabe como criar um mensageiro em Delphi que envia mensagens usando a internet e não somente rede interna?

Desde já muito obrigado!
Luziraldo Godinho

Luziraldo Godinho

Responder

Posts

01/03/2017

Gutierry Pereira

Boa noite, seu mensageiro seria de uma aplicação delphi para uma outra aplicação delphi ?
O problema de enviar via internet é devido aos IPs publicos que em geral diz respeito a um grupo de maquinas e não a um em especifico, dessa forma ao se enviar uma mensagem para aquele ip não se sabe qual maquina deve receber. Em geral configuramos portas para definir que ao receber na porta x a maquina y será notificada.
um outro problema é que o ip publico nem sempre é estático então deve se configurar um dns para o destino.
Responder

01/03/2017

Luziraldo Godinho

Olá Gutierrydsn, boa noite. Olha nós aqui de novo! ;D

Sim, seria de uma aplicação delphi para aplicação delphi. O mensageiro poderia ter um sistema de configuração primário para funcionar. Ele poderia abrir as portas no Firewall. Quanto ao IP dinâmico, o DNS precisa ser de terceiros? Fonte de mensageiro usando rede local eu encontro pela net, precisaria apenas adaptar o sistema NET nele. Por onde começar?
Responder

02/03/2017

Gutierry Pereira

Você pode utilizar winsocket e criar um servidor, onde esse servidor irá receber a requisição e ficar conectado ao cliente via socket. Dessa forma seus clientes não tem muito problema de estar dentro de subredes. Mas seu servidor tem que estar em uma rede na internet abaixo de um ip privado de preferencia. Assim apenas os clientes precisam conhecer o ip do servidor.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar