Array
(
)

Como executar uma ação apertando a tecla Enter ?

Jonilson N
   - 11 nov 2011

Eu fiz uma tela de login, porem quando eu termino de colocar usuário e senha eu queria que quando apertasse a tecla Enter o login ficasse valido ao invés de clicar com o mouse no botão entrar. Eu tenho um campo de usuário e outro de senha e também tenho um botão de entrar e outro de sair. O que devo fazer ? ir na opção KeyPressed do campo senha? e qual seria o código para funcionar a tecla Enter ? eu quero quando o terminar de digitar a senha e já pressionar enter. me ajudem.

Carlos Heuberger
   - 11 nov 2011

Citação:
="Rapadura"]Eu fiz uma tela de login, porem quando eu termino de colocar usuário e senha eu queria que quando apertasse a tecla Enter o login ficasse valido ao invés de clicar com o mouse no botão entrar. Eu tenho um campo de usuário e outro de senha e também tenho um botão de entrar e outro de sair. O que devo fazer ? ir na opção KeyPressed do campo senha? e qual seria o código para funcionar a tecla Enter ? eu quero quando o terminar de digitar a senha e já pressionar enter. me ajudem.
adicione um ActionListener ao campo e no método actionPerformed desse faz o que é para ser executa ao apertar o Enter [[]]

0
|
0

Carlos Heuberger
   - 11 nov 2011

Citação:
="Rapadura"]Num ajudou ainda não.
essa sua afirmação também não ajuda. pelo menos mostra o que você tentou fazer, e onde está tendo problema.

0
|
0

Marcos Wellington
   - 11 nov 2011

posta o código ae do q vc tem

0
|
0

Mathews Motta
   - 11 nov 2011

Citação:
="Rapadura"]Num ajudou ainda não.
Amigo, primeiramente ninguém aqui é seu empregado. Se o sr. está com problemas, precisa de ajuda, peça encarecidamente e TORÇA para alguém disposto tentar analisar seu problema e tentar te ajudar. Ele te deu uma solução e você não conseguiu implementá-la. Por que não conseguiu? Não encaixou a função? DE QUE FORMA VOCÊ TENTOU INCLUIR A SOLUÇÃO CITADA PELO SIMU EM SEU CÓDIGO? Não sabe implementar o que foi citado? Pergunte direito e pelo menos finja que se importa em dar um feedback construtivo.

0
|
0

Jonilson N
   - 11 nov 2011

tudo bem desculpe se estou sendo grosseiro, eu achei que dava pra entender a minha duvida mas ta aqui o código #Código if (evt.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER){ } No campo senha eu fui lá em Eventos>Key>KeyPressed pra ver se funcionava, mas não deu certo por isso peço que alguem me ajude.

0
|
0

Carlos Heuberger
   - 11 nov 2011

Citação:
="Rapadura"]tudo bem desculpe se estou sendo grosseiro, eu achei que dava pra entender a minha duvida mas ta aqui o código #Código if (evt.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER){ } No campo senha eu fui lá em Eventos>Key>KeyPressed pra ver se funcionava, mas não deu certo por isso peço que alguem me ajude.
Já tinha entendido (acho) o que você quer alcançar! Mas o que fez não está nem um pouco parecido com o que eu escrevi.
Citação:
="simu"]
Citação:
="Rapadura"] [...]
adicione um ActionListener ao campo e no método actionPerformed desse faz o que é para ser executa ao apertar o Enter [[]]
#Código senha.addActionListener(new ActionListener() { @Override public void actionPerformed(ActionEvent ev) { // código a ser executado se pressionar // ENTER no campo 'senha' doLogin(); // EXEMPLO } }); se tiver um botão (não vi no código), pode usar o mesmo Listener dele... [i]e agora vou cuidar da minha vida - tem um planador para dar manutenção[/i] - boa sorte -

0
|
0

Mathews Motta
   - 11 nov 2011

Citação:
="Rapadura"]tudo bem desculpe se estou sendo grosseiro
Sem problemas. Me desculpa a forma como falei também. Mas foi bom para servir como exemplo para eventos futuros. Veja que você simplesmente falou "Não ajudou", mas na verdade nem tinha tentado colocar o que ele ensinou. Sacou?

0
|
0

Douglas Eric
   - 11 nov 2011

Elmatador. Se você postar aqui também, falando pra mim banir o Mathews.... vão ter consequências.

0
|
0

Douglas Eric
   - 11 nov 2011

Acho que entendi seu problema. Também estou trabalhando em um programa onde é necessário digitar login e senha e depois clicar no botão "Logar". A solução, para o meu caso, é bem simples... Dentro do seu método que monta a janela (na classe que contém seu JFrame), basta adicionar o código: #CódigomeuFrame.getRootPane().setDefaultButton(btLogin); Espero ter ajudado! :)

0
|
0

Douglas Eric
   - 11 nov 2011

**Complementando... Para que seu botão execute alguma ação depois de pressionar "Enter" no teclado, é necessário que você tenha um [i]ActionListener[/i] atribuído a ele, como mostrou o simu: #CódigobtLogin.addActionListener(new ActionListener() { @Override public void actionPerformed(ActionEvent ev) { // código a ser executado se pressionar // ENTER no campo 'senha' doLogin(); // EXEMPLO } });

0
|
0

Douglas Eric
   - 11 nov 2011

tem um problema nessa história. Pelo menos comigo. Quando eu coloco um actionListener em um botão, ele só funciona se eu clicar. Se eu apertar o enter com ele selecionado, não! mas se eu apertar a barra de espaço, ae funciona. Por que será isso??

0
|
0

Douglas Eric
   - 11 nov 2011

:arrow: Funciona perfeitamente aqui... #Códigoprivate JButton login_bt; public TelaLogin() { //... interface... login_bt = new JButton("Logar"); login_bt.addActionListener(this); //..... mais interface janela.getRootPane().setDefaultButton(login_bt); } A classe já implementa [i]ActionListener[/i], dentro do [i]actionPerformed()[/i] faço verificação e tals...

0
|
0

Douglas Eric
   - 11 nov 2011

meus actionlisteners nos jbuttons só funcionam com a barra de espaço :shock: :shock: :shock:

0
|
0

Douglas Eric
   - 12 nov 2011

Citação:
="sekkuar"]meus actionlisteners nos jbuttons só funcionam com a barra de espaço :shock: :shock: :shock:
Realmente muito útil vc ter uma variedade imensa de actionlisteners só podendo apertar espaço !! Hahahaha!

0
|
0

Douglas Eric
   - 12 nov 2011

Citação:
="sekkuar"]tem um problema nessa história. Pelo menos comigo. Quando eu coloco um actionListener em um botão, ele só funciona se eu clicar. Se eu apertar o enter com ele selecionado, não! mas se eu apertar a barra de espaço, ae funciona. Por que será isso??
deve estar usando o Look&Feel Metal ou Ninbus... tenta um outro (Motif, Windows, ...) [[]]

0
|
0

Douglas Eric
   - 12 nov 2011

Citação:
="Rapadura"]ir na opção KeyPressed do campo senha? e qual seria o código para funcionar a tecla Enter ?
#Código public void keyPressed(KeyEvent ke) { if (ke.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER) { // pressionou enter } }

0
|
0

Douglas Eric
   - 12 nov 2011

Citação:
="sekkuar"]meus actionlisteners nos jbuttons só funcionam com a barra de espaço :shock: :shock: :shock:
Veja este link: http://download.oracle.com/javase/tutorial/uiswing/misc/keybinding.html
Citação:
="MathewsMotta"] Realmente muito útil vc ter uma variedade imensa de actionlisteners só podendo apertar espaço !! Hahahaha!
Não ha variedade, a interface ActionListener é uma só. O que acontece é que o ActionMap de cada componente é que determina quais ações notificam as instancias de ActionListener registradas para o componente

0
|
0

Douglas Eric
   - 12 nov 2011

e o ActionMap padrão (default) depende do Look&Feel...

0
|
0

Douglas Eric
   - 12 nov 2011

Citação:
="simu"]e o ActionMap padrão (default) depende do Look&Feel...
Deve ser. Nas minhas aplicações eu uso o look and feel [url=http://www.jtattoo.net/]JTattoo[/url]. Mas, se eu alterar o ActionMap (link que o starosk me mandou), quando o look and feel mudar, ele vai ser sobreescrito de novo? Pois, eu tenho um menu para o usuário escolher entre os diferentes look and feels e themes da biblioteca.

0
|
0

Douglas Eric
   - 12 nov 2011

Citação:
="staroski"] Não ha variedade, a interface ActionListener é uma só. O que acontece é que o ActionMap de cada componente é que determina quais ações notificam as instancias de ActionListener registradas para o componente
Na verdade o que eu quis dizer é que você pode fazer um actionlistener diferente para cada botão do teclado.

0
|
0