Como executar uma ação apertando a tecla Enter ?

11/11/2011

0

Eu fiz uma tela de login, porem quando eu termino de colocar usuário e senha eu queria que quando apertasse a tecla Enter o login ficasse valido ao invés de clicar com o mouse no botão entrar. Eu tenho um campo de usuário e outro de senha e também tenho um botão de entrar e outro de sair. O que devo fazer ? ir na opção KeyPressed do campo senha? e qual seria o código para funcionar a tecla [b]Enter [/b]? eu quero quando o terminar de digitar a senha e já pressionar enter. me ajudem.
Jonilson N

Jonilson N

Responder

Posts

11/11/2011

Carlos Heuberger

[quote="Rapadura"]Eu fiz uma tela de login, porem quando eu termino de colocar usuário e senha eu queria que quando apertasse a tecla Enter o login ficasse valido ao invés de clicar com o mouse no botão entrar. Eu tenho um campo de usuário e outro de senha e também tenho um botão de entrar e outro de sair. O que devo fazer ? ir na opção KeyPressed do campo senha? e qual seria o código para funcionar a tecla [b]Enter [/b]? eu quero quando o terminar de digitar a senha e já pressionar enter. me ajudem.
adicione um ActionListener ao campo e no método actionPerformed desse faz o que é para ser executa ao apertar o [b]Enter[/b] [[]]
Responder

11/11/2011

Carlos Heuberger

[quote="Rapadura"]Num ajudou ainda não.
essa sua afirmação também não ajuda. pelo menos mostra o que você tentou fazer, e onde está tendo problema.
Responder

11/11/2011

Marcos Wellington

posta o código ae do q vc tem
Responder

11/11/2011

Mathews Motta

[quote="Rapadura"]Num ajudou ainda não.
Amigo, primeiramente ninguém aqui é seu empregado. Se o sr. está com problemas, precisa de ajuda, peça encarecidamente e TORÇA para alguém disposto tentar analisar seu problema e tentar te ajudar. Ele te deu uma solução e você não conseguiu implementá-la. Por que não conseguiu? Não encaixou a função? DE QUE FORMA VOCÊ TENTOU INCLUIR A SOLUÇÃO CITADA PELO SIMU EM SEU CÓDIGO? Não sabe implementar o que foi citado? Pergunte direito e pelo menos finja que se importa em dar um feedback construtivo.
Responder

11/11/2011

Jonilson N

tudo bem desculpe se estou sendo grosseiro, eu achei que dava pra entender a minha duvida mas ta aqui o código
    if (evt.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER){   
               
        } 
No campo senha eu fui lá em [b]Eventos>Key>KeyPressed[/b] pra ver se funcionava, mas não deu certo por isso peço que alguem me ajude.
Responder

11/11/2011

Carlos Heuberger

[quote="Rapadura"]tudo bem desculpe se estou sendo grosseiro, eu achei que dava pra entender a minha duvida mas ta aqui o código
    if (evt.getKeyCode() == KeyEvent.VK_ENTER){   
               
        } 
No campo senha eu fui lá em [b]Eventos>Key>KeyPressed[/b] pra ver se funcionava, mas não deu certo por isso peço que alguem me ajude.
Já tinha entendido (acho) o que você quer alcançar! Mas o que fez não está nem um pouco parecido com o que eu escrevi. [quote="simu"][quote="Rapadura"] [...]
adicione um ActionListener ao campo e no método actionPerformed desse faz o que é para ser executa ao apertar o [b]Enter[/b] [[]]
senha.addActionListener(new ActionListener() {
    @Override
    public void actionPerformed(ActionEvent ev) {
        // código a ser executado se pressionar 
        // ENTER no campo 'senha'
        doLogin();  // EXEMPLO
    }
});
se tiver um botão (não vi no código), pode usar o mesmo Listener dele... [i]e agora vou cuidar da minha vida - tem um planador para dar manutenção[/i] - boa sorte -
Responder

11/11/2011

Mathews Motta

[quote="Rapadura"]tudo bem desculpe se estou sendo grosseiro
Sem problemas. Me desculpa a forma como falei também. Mas foi bom para servir como exemplo para eventos futuros. Veja que você simplesmente falou "Não ajudou", mas na verdade nem tinha tentado colocar o que ele ensinou. Sacou?
Responder

11/11/2011

Douglas Eric

Elmatador. Se você postar aqui também, falando pra mim banir o Mathews.... vão ter consequências.
Responder

11/11/2011

Douglas Eric

Acho que entendi seu problema. Também estou trabalhando em um programa onde é necessário digitar login e senha e depois clicar no botão "Logar". A solução, para o meu caso, é bem simples... Dentro do seu método que monta a janela (na classe que contém seu JFrame), basta adicionar o código:
meuFrame.getRootPane().setDefaultButton(btLogin);
Espero ter ajudado! :)
Responder

11/11/2011

Douglas Eric

**Complementando... Para que seu botão execute alguma ação depois de pressionar "Enter" no teclado, [b]é[/b] necessário que você tenha um [i]ActionListener[/i] atribuído a ele, como mostrou o simu:
btLogin.addActionListener(new ActionListener() {  
    @Override  
    public void actionPerformed(ActionEvent ev) {  
        // código a ser executado se pressionar   
        // ENTER no campo 'senha'  
        doLogin();  // EXEMPLO  
    }  
});  
Responder

11/11/2011

Douglas Eric

tem um problema nessa história. Pelo menos comigo. Quando eu coloco um actionListener em um botão, ele só funciona se eu clicar. Se eu apertar o enter com ele selecionado, não! mas se eu apertar a barra de espaço, ae funciona. Por que será isso??
Responder

11/11/2011

Douglas Eric

:arrow: Funciona perfeitamente aqui...
private JButton login_bt;

public TelaLogin() {
        //... interface...
	login_bt = new JButton("Logar");
	login_bt.addActionListener(this);
        //..... mais interface
	janela.getRootPane().setDefaultButton(login_bt);
}
A classe já implementa [i]ActionListener[/i], dentro do [i]actionPerformed()[/i] faço verificação e tals...
Responder

11/11/2011

Douglas Eric

meus actionlisteners nos jbuttons só funcionam com a barra de espaço :shock: :shock: :shock:
Responder

12/11/2011

Douglas Eric

[quote="sekkuar"]meus actionlisteners nos jbuttons só funcionam com a barra de espaço :shock: :shock: :shock:
Realmente muito útil vc ter uma variedade imensa de actionlisteners só podendo apertar espaço !! Hahahaha!
Responder

12/11/2011

Douglas Eric

[quote="sekkuar"]tem um problema nessa história. Pelo menos comigo. Quando eu coloco um actionListener em um botão, ele só funciona se eu clicar. Se eu apertar o enter com ele selecionado, não! mas se eu apertar a barra de espaço, ae funciona. Por que será isso??
deve estar usando o Look&Feel Metal ou Ninbus... tenta um outro (Motif, Windows, ...) [[]]
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar