como funciona a venda de produtos?

11/01/2006

0

caros colegas, gostaria de saber como funciona a venda de produtos, mais exatamente como funciona a parte onde voce vai adicionando os produtos da venda em um DBGrid.
pra onde vao os itens da venda? pra um unico campo da tabela, ou para cada item é gerado uma linha na tabela? como eu posso iniciar o meu formulario de venda ´nessa questao´ ???

Abraços!


Mahdak

Mahdak

Responder

Posts

11/01/2006

Aerreira

Cara, muito genérica sua dúvida...

Em linhas gerais você precisa de duas tabelas, uma para armazenar os dados principais da nota-fiscal (número da nota, data, cliente, ...) e outra para os itens da nota (número da nota, código do produto, quantidade, valor, ...)


Responder

12/01/2006

Mahdak

ok, isso ja implementei aqui... to começando a sacar qual é a parada. outra coisa:


- to fazendo a minha venda... ja coloquei os dados do cliente... agora eu estou incluindo produtos no meu DBGrig (é esse o componente a ser usado?)... como funciona essa parte? tipo, depois que todos os produtos estivessem no DBGrid eu apertaria no ´Fechar venda´ e dae o sistemas salvaria primeiro os dados do cliente na primeira tabela e depois todos os dados do DBGrid na segunda tabela...

- minha duvida cruel é qual o código pra salvar todos os itens que estão no DBGrid na tabela...

Pessoal, tenho que entregar isso pra ontem. to meio apavorado, pois até entao nao havia trabalhado com esse tipo de desenvolvimento...

Abraços...


Responder

12/01/2006

Aerreira

Apavorado e perdido... Precisa estudar mais primeiro... A coisa não é assim tão simples, apenas apertar um botão pra salvar tudo... tem muito detalhe ai nesse meio...

Precisa saber qual banco de dados está usando, quais componentes, qual a estrutura das suas tabelas, como elas estão relacionadas, etc, etc, etc... Não tem um código milagroso pra salvar tudo e pronto.


Responder

12/01/2006

Mahdak

Apavorado e perdido... Precisa estudar mais primeiro... A coisa não é assim tão simples, apenas apertar um botão pra salvar tudo... tem muito detalhe ai nesse meio... Precisa saber qual banco de dados está usando, quais componentes, qual a estrutura das suas tabelas, como elas estão relacionadas, etc, etc, etc... Não tem um código milagroso pra salvar tudo e pronto.


Caro Colega...

Banco de dados : Firebird 1.5
Delphi : 7

Estrutura das tabelas:


CREATE TABLE COND_CLI 
(
  CODIGOINTEGER NOT NULL,
  CODIGO_CLIENTEINTEGER NOT NULL,
  CLIENTEVARCHAR(50) NOT NULL,
  DATATIMESTAMP,
CONSTRAINT PK_COND_CLI PRIMARY KEY (CODIGO)
);




CREATE TABLE COND_ITENS 
(
  CODIGOINTEGER NOT NULL,
  CODIGO_VENDAINTEGER NOT NULL,
  CODIGO_PRODUTOINTEGER NOT NULL,
  NOME_PRODUTOVARCHAR(50) NOT NULL,
  QUANTIDADEINTEGER NOT NULL,
  VALORINTEGER NOT NULL,
CONSTRAINT PK_COND_ITENS PRIMARY KEY (CODIGO)
);




Responder

12/01/2006

Aerreira

CODIGO seria o número da nota, certo?
CODIGO_CLIENTE o código do cliente, mas pra que o nome dele? Não tem uma tabela de clientes?
A mesma coisa com produto, tem código e descrição do produto, não tem uma tabela de produtos?
A sua primary key na tabela COND_ITENS só vai aceitar um único item por nota-fiscal, precisa incluir COD_PRODUTO na sua chave.

Vi que vc já postou outras mensagens com bastante conteúdo, vi algo sobre emprestimo de livros... siga os passos daquele tipo de aplicação que vai acabar conseguindo...

Boa sorte.


Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar