Como rodar SQL??

05/02/2006

0

Olá Pessoal, com vcs podem ver eu sou novato em Delphi, talvez meu problema seja simples demais, mas nao estou conseguindo por pra funcionar. eu to com a seguinte linha de comando..


SdsMaster.DataSet.CommandText := ´SELECT COUNT(*) AS NUMREGISTRO FROM CLIENTE´;
SdsMaster.Open;
if NUMREGISTRO = 0 the
begin
BtnLocalizar.Enabled := False;
BtnImprimir.Enabled := False;
end

ou seja quero verificar se no meu BD tem ou nao algum registro, em caso afirmativo o botao localizar ficará habilitado caso contrario nao, sei que esta errando qdo eu verifiquei o NUMREGISTRO, mas como eu devo fazer entao??

OBRIGADO A TODOS!!


Sandercomputacao

Sandercomputacao

Responder

Posts

05/02/2006

Leonardobhbr

SdsMaster.DataSet.CommandText := ´SELECT COUNT(*) AS NUMREGISTRO FROM CLIENTE´;
SdsMaster.Open;


if(SdsMaster.FieldByName(´NUMREGISTRO´).AsInteger = 0) then
begin
BtnLocalizar.Enabled := False;
BtnImprimir.Enabled := False;
end


Responder

05/02/2006

Sandercomputacao

vamos supor q eu tenha um campo chamado CODIGO e quero coloca-lo como auto incremente mas por linha de comando, como eu faria isso com o SdsMaster??? digamos q o campo onde o numero será incrementado toda vez que eu clicar em incluir será o DbECodigo..

Mais uma Vez..
Obrigado!!


Responder

05/02/2006

Sandercomputacao

Essa Foi a linha de comando q eu coloquei, mas deu errado..

DbECodCliente.Text := IntToStr(StrToIntDef(SdsMaster.FieldByName(´MAIORCODIGO´).AsString) + 1,0);

Erros:

Not enough actual parameters
Missing operator or semicolon
Could not compile used unit ´UCliente.pas´

Valeu!!


Responder

05/02/2006

Edilcimar

qual o bd?


Responder

05/02/2006

Sandercomputacao

Interbase


Responder

05/02/2006

Edilcimar

ok então basta criar um generator e um trigger, dê uma olhada no fórum do interbase que existem diversos exemplos de como fazer isto


Responder

05/02/2006

Sandercomputacao