Como usar o for em Java

10/06/2013

0

Pessoal, tenho visto muita gente aqui no fórum com dificuldade em utilizar o laço for, então basicamente resolvi criar esse tópico pra poder demonstrar de maneira prática e simples como utilizar esse laço. Quem quiser criar tópicos no mesmo estilo, fiquem a vontade, a intenção é ajudar os iniciantes do fórum. Basicamente a sintaxe a ser usada é:

for ([expressão 1]; [condição]; [expressão 2]){
   [comando]
}

Temos duas expressões com uma condição entre elas, então colocamos nosso comando Agora veremos um exemplo prático de uso:

public class ExemploDeFor {
        public static void main(String[] args) {
                for (int i = 0; i < 5; i++){
                        System.out.println("Indice " + i);
                }
        }
}

O resultado seria algo do tipo: Índice 0 Índice 1 Índice 2 Índice 3 Índice 4
Fernando Rocha

Fernando Rocha

Responder

Posts

11/06/2013

Roniere Almeida

esse é utilizado em conexões com o banco não é?
Responder

11/06/2013

Leonardo Oliveira

o primeiro seria indice 0?
Responder

11/06/2013

Marcelo Alves

ainda não cheguei nessa parte, mas é bom ficar sabendo de alguns assuntos adiantado.
Responder

11/06/2013

Fernando Rocha

O primeiro Índice é o 0 pq você define isso na expressão int i = 0; Se colocasse int i = 5; i < 10; i++ o índice iria começar no 5
Responder

11/06/2013

Leonardo Oliveira

obrigado ricoarrigoni, não entendendo direito.
Responder

12/06/2013

Jéssica Riberio

Que legal, muito boa a iniciativa ricoarrigoni :)
Responder

16/10/2015

Diego Campelo

Mas e essa Estrutura, me explica como funciona, que eu não entendi: import java.util.*; import static java.lang.System.out; public class ExampleList1 { public static void printList(List obj) { for (String e : obj) { // esse for que eu não entendo out.print(e + " "); // se ficar uma carinha era pra ser ); } out.println(); }
Responder

16/10/2015

Diego Campelo

Existem duas sintaxes para o for, esta:
for ( <bloco de inicialização> <bloco de teste> <bloco de incremento> ) {
    // codigo
}
E esta aqui, também chamada de "foreach":
for (TipoDeDadoDosElementos elementoAtual : objetoIterableQueContemOsElementos) {
    // codigo
}
Imagina que no exemplo abaixo a variavel "lista" é um List<String>, então você faz um for declarando uma variável do tipo String que vai representar o elemento de cada iteração
for (String item : lista) {
	out.println( item );
}
O código acima equivale a você fazer um for assim:
for (Iterator<String> it = lista.iterator(); it.hasNext(); /* bloco de incremento não faz nada*/ ) {
    String item = it.next();
    out.println( item );
}
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar