Como utilizar multiplos dominios em um único sistema?

20/05/2015

0

Estou criando uma aplicação para revender ecommerces, tudo sera gerenciado em um unico banco de dados, com partições que deixarão cada loja ser individual.

Porém parei na seguinte parte:

Cada loja terá que ter um domínio próprio, mas utilizar este mesmo banco de dados, alguém sabe por onde devo começar?

Possuo um servidor dedicado, mas não sei por onde começar esse tipo de configuração.
Wellington Pereira

Wellington Pereira

Responder

Post mais votado

21/05/2015

Se sua dúvida for em relação a modelagem do banco, dê uma olhada nesse link.

Marcos P

Marcos P
Responder

Mais Posts

21/05/2015

Marisiana Battistella

Você terá que ter um cadastro de filiais e as informações que devem ser armazenadas por filial, deverão ter um vínculo com a filial.
Responder

22/05/2015

Wellington Pereira

#MarcosP .Obrigado, mas na verdade a minha dúvida é sobre DNS, como fazer para cada filial utilize o mesmo sistema mas em dominios diferentes
Responder

22/05/2015

Wellington Pereira

#Marisiana , entendo, mas como fazer a configuração da DNS para que cada filial utilize um dominio próprio para gestão? rs
Responder

22/05/2015

Eder Pereira

Amigo, terá que ter configurado no DNS o recurso chamado virtualhost. Aí sim, quando for feita uma requisição para o teu site x, vai cair no teu ip, para o site y, vai cair no teu ip tbm, o que muda é que no cabeçalho do pacote está a url do site, aí o apache trata isso e faz o direcionamento correto. Já fiz isso para um trabalho na faculdade, funciona bem.

at;

Eder
Responder

22/05/2015

Eder Pereira

Em relação ao banco de dados, minha sugestão era criar um template de banco, ou um script padrão, e ao criar uma loja, já cria toda a estrutura de tabelas e tal. Um banco de dados para cada loja, óbvio.
Responder

22/05/2015

William

Wellington, algum tempo atrás estava envolvido em um projeto onde precisava que 2 domínios acessassem o mesmo banco, nesse caso PostgreSQL.

Tentei com uma hospedagem convencional mas não deu certo, era necessário adquirir 2 contas e ainda tinha limitações para trabalhar com Schemas no PostgreSQL.

Melhor Solução foi contratar um serviço Cloud com Linux, onde configurei servidor de e-mails, Apache, MySQL, PostgreSQL, PHP, servidor DNS e etc., hoje em dia tenho alguns sites hospedados e tenho total controle sobre os acessos ao banco de dados, podendo até compartilhar esses acessos entre diferentes sites.

Resumindo Serviço Cloud com servidor DNS e servidores de banco de dados, se você for gerenciar o valor de investimento é relativamente pequeno.
Responder

22/05/2015

Marisiana Battistella

#Marisiana , entendo, mas como fazer a configuração da DNS para que cada filial utilize um dominio próprio para gestão? rs

Uma dica, não confunda o que é questão de acesso ou funcionalidade da aplicação com o que é questão de modelagem de dados, pois não se deve adaptar o banco de dados à aplicação...
Realize a modelagem de acordo com os requisitos analisados e para que armazene as informações necessárias para trabalhar na aplicação.
As funcionalidades da aplicação não deve interferir na modelagem do banco de dados.
Responder

22/05/2015

Roniere Almeida

Pessoal, primeiramente peço desculpas por me meter sem saber mais ou menos caso, mas o problema do post, tem haver com infraestrutura de redes, servidores?
Responder

12/06/2015

Wellington Pereira

Pessoal, primeiramente peço desculpas por me meter sem saber mais ou menos caso, mas o problema do post, tem haver com infraestrutura de redes, servidores?


@RoniereAlmeida, não não, se trata de outro assunto, =D
Responder

12/06/2015

Wellington Pereira

Amigo, terá que ter configurado no DNS o recurso chamado virtualhost. Aí sim, quando for feita uma requisição para o teu site x, vai cair no teu ip, para o site y, vai cair no teu ip tbm, o que muda é que no cabeçalho do pacote está a url do site, aí o apache trata isso e faz o direcionamento correto. Já fiz isso para um trabalho na faculdade, funciona bem.

at;

Eder


@EderPauloPereira, sou grato pela dica, mas acabei resolvendo o problema de outra maneira.

Resolvi da seguinte maneira:

Cada cliente tem seu próprio banco de dados e hospedagens individuais, porém para controle estou utilizando o WHMCS e para conseguir fazer a captura das informações de cada banco de dados, criei uma API, onde cada cliente possui um link único de autenticação e envia apenas os dados necessários via XML, onde o sistema "pai" captura a XML a cada X horas, verifica se o cliente ainda está ativo e insere os dados desse XML no banco de dados.

rs sei que ficou meio confuso, mas funcionou, dessa forma todos os bancos de dados ficaram individuais e caso haja problema em 1, não afetara os demais clientes, porém alguns procedimentos ainda ficaram manuais.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar