Como validar campos de um formulário? Asp .net C sharp

12/01/2016

0

Boa tarde,

Estou precisando validar alguns campos da minha aplicação, campos que não podem ser nulos.
Quando eu deixava o campo em branco dava um erro quando eu ia salvar no banco de dados, para resolver isso utilizei o operado ?:, mas não sei como colocar uma ação na segunda expressão.

Será que alguém pode me ajudar com essa questão, por favor?

Se o campo não for nulo ou vazio ele manda para o banco o valor do campo, se não ele manda um valor nulo (zero).

func._Nome = (!string.IsNullOrEmpty(txtNome.Text) ? (txtNome.Text) : null);


Eu criei uma função que exibe um pop up dizendo que o campo não pode ser nulo e gostaria de chama-la no lugar do NULL.

Porem, acho q ele só vai verificar isso quando for executar o método. Onde eu tenho que fazer a verificação, quando ele for passar os valores para o método ou quando perder o foco do text box? como faço isso?

Comando completo:
protected void btnUpdade_Click(object sender, EventArgs e)
        {
            Funcionarios func = new Funcionarios();

            //atribuindo os valores dos text box para as variáveis no OBJETO
            func._ID = Convert.ToInt32(!string.IsNullOrEmpty(lblID.Text.ToString()) ? (lblID.Text) : null);//Não pode ser NULO
            func._Nome = (!string.IsNullOrEmpty(txtNome.Text) ? (txtNome.Text) : null);//não pode ser nulo
            func._NrReg= Convert.ToInt32(!string.IsNullOrEmpty(txtNreg.Text.ToString()) ? (txtNreg.Text) : null);
            func._Ramal = Convert.ToInt32(!string.IsNullOrEmpty(txtRamal.Text.ToString()) ? (txtRamal.Text) : null);//não pode ser NULO
            func._Empregador = Convert.ToInt32(!string.IsNullOrEmpty(ddlEmpregador.SelectedValue.ToString()) ? (ddlEmpregador.SelectedValue) : null); //não pode ser nulo
            func._Cargo = Convert.ToInt32(!string.IsNullOrEmpty(ddlCargo.SelectedValue.ToString()) ? (ddlCargo.SelectedValue) : null);//não pode ser nulo
            func._Area = Convert.ToInt32(!string.IsNullOrEmpty(ddlArea.SelectedValue.ToString()) ? (ddlArea.SelectedValue) : null);//não pode ser nulo
            func._HrEntra = Convert.ToDateTime(!string.IsNullOrEmpty(txtHrEntra.Text.ToString()) ? (txtHrEntra.Text) : null);
            func._HrSai = Convert.ToDateTime(!string.IsNullOrEmpty(txtHrSai.Text.ToString()) ? (txtHrSai.Text) : null);
            func._DtNasc = Convert.ToDateTime(!string.IsNullOrEmpty(txtDataNasc.Text.ToString()) ? (txtDataNasc.Text) : null);//não pode ser nulo
            func._DtAtu = DateTime.Now;

            try
            {
                func.AlteraFuncionarios();
                lblStatus.Text = ("Dados Atualizados!!!");

                //atualizar grid...
                GridPrincipal.DataSource = func.ListaFuncionarios();
                GridPrincipal.DataBind();

                //limpa text box e combos
                LimpaCampos(this);
                LimpaCombos(this); //ARRUMAR

                //pop up informando que os dados foram alterados
                string alerta = "Dados alterados!!";
                this.ClientScript.RegisterClientScriptBlock(this.GetType(), "alerta", "<script type='text/javascript'>alert('" + alerta + "')</script>"); 
            }
            catch (Exception ex)
            {
                lblStatus.Text = ("Erro na atulização: " + ex);
            }
        }


Mensagem
 //POP UP de campo obrigatório
        public void CampoObrigatorio()
        {
            this.ClientScript.RegisterClientScriptBlock(this.GetType(), "alerta", "<script type='text/javascript'>alert('Campo Obrigatório: ')</script>"); 
        }


obrigado.
Ricardo

Ricardo

Responder

Posts

16/01/2016

Jair Souza

Não Seria possível usar o errorprovider ?
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar