Conexão SQL Server e C Sharp.

18/11/2014

0

Olá!

Tenho um programa em C# desenvolvido com um DB local. Ouvi falar que ocorrem muitos problemas com bancos de dados criados diretamente do C#, portanto vou alterar minhas conexões para um criado a partir do SQL Server.
Minha pergunta é a seguinte. Usando as strings de conexão que já utilizo, ou mesmo alterando-as para uma conexão com um arquivo SQL a partir do C#, vou ter sempre que - quando executar em um computador diferente das referências de conexão - alterá-las para adaptarem-se ao novo nome de servidor/computador.
Existe alguma forma de que essa conexão seja feita de modo... Global? Que funcione em qualquer computador sem que eu tenha que efetuar alterações no código manualmente, toda vez que for rodar em um computador desconhecido? Deixando de lado segurança e afins, por hora.
É imperativo que o projeto que eu gerar funcione também no computador do professor. Se, porventura, não houver uma solução (a não ser habilitar, literalmente, um computador como servidor para essa aplicação) adotarei o método que estou tentando evitar - alterar as conexões manualmente.

Agradeço desde já!
Marco Junior

Marco Junior

Responder

Post mais votado

18/11/2014

A melhor abordagem e usar o web.config:

	<connectionStrings>

    <add name="EstudoConnectionString" connectionString="Server=nome-do-servidor-de-banco-de-dados;initial catalog=EstudoDotNet;Trusted_Connection=True;" providerName="System.Data.SqlClient"/>
    
	</connectionStrings>


No caso estou usando a autenticação pelo window, se você quiser pode usar a do SQL inserindo o usuário e senha.

Caso o servidor seja remoto (hospedado na web ou em outro computador) utilize o ip no "nome-do-servidor-de-banco-de-dados".

O firewal pode barrar a conexão externa então seria recomendado criar um regra nele para o SQL.

O banco deve esta configurado para aceita conexões tcpip.

Para buscar a conexão no código use algo assim:

      ConnectionStringSettings con = ConfigurationManager.ConnectionStrings["EstudoConnectionString"];


Ou usar um classe especifica para isto numa camada DAL.

[url:descricao=Para maiores informações veja]http://www.connectionstrings.com/[/url]

Soeuseijothaz

Soeuseijothaz
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar