Contabilidade para Sistemas [OFF]

28/12/2005

0

Coloco esse tópico, porque o acho extremamente importante. Muitos aqui desenvolvem sistemas e apanham quando chega na parte contábil. Aliás, todo mundo apanha na maldita contabilidade, até os próprios contabilistas.

Assim sendo, coloquei no forum (Dicas, sugestões, críticas e blá, blá, blá), mas acho que a grande maioria não salta para outras listas. Então resolvi postar a idéia aqui - Até porque acho que o pessoal da Administração do Clube Delphi também lê as mensagens mais daqui do que em outras listas - como foi o caso do Güinter.

Então, gostaria de saber a opinião de vocês e acredito que solucionaria a vida de muitos. Principalmente no tocante ao desenvolvimento das notas fiscais, como calcular o ICMS, ISSQN, IPI, Base de ICMS e toda aquela balela que infelizmente é importante quando desenvolvemos as aplicações.

Abraços


Eixox

Eixox

Responder

Posts

28/12/2005

Duco

100¬ de Acordo
Contabilidade pelo menos pra mim é mais complicado do que programação, seria muito bom termos um forum pra discutir sobre os assuntos referentes a cálculos e tipos de impostos.
Até me cadastrei no forum só pra dar o apoio a idéia :D


Responder

28/12/2005

Weber

Na verdade não há nenhum segredo, simplesmente é muito importante que seja estudado cada módulo do software a ser desenvolvido.
Nenhuma rotina é desenvolvida em meus sistemas quando há dúvidas sobre fórmulas de calculos sem antes buscarmos ajuda de um profissional (contador, consultor).

Sempre que tiverem problemas com calculos de impostos de uma modo geral podem postar que na medida do possivel vou respondendo.


Responder

28/12/2005

Eixox

Estimado amigo Weber,

Essa não é a questão, sair perguntando para mundos e fundos, pode ser até que você responda as questões e isso se tiver dentro do seu alcance.

O que estou falando é basicamente o seguinte, a revista poderia ter uma seção somente voltada a isso e com ajuda de consultores ou profissionais da contabilidade que disponibilizariam apostilas ou qualquer outro material.

Isso não acontece em nenhum site de programação. Como podemos ver, muitos assuntos que são interessantes como desenvolvimento de jogos e a parte de redes de computadores não recebem qualquer foco. Muitos pedem ajuda como já aconteceu comigo e não recebem resposta alguma.

Acho que deveríamos ser mais profissionais e buscar as áreas mais comuns e buscar desenvolver o material para o nível dos programadores. Olhe o caso do livro do Boleto Bancário, todo mundo falava as coisas saltadas, se não fosse o cara tomar coragem e escrever um livro e tomar todas as iniciativas ´SOZINHO´, a coisa jamais chegaria no nivel que está. Muitos precisam de ajuda. Muitos buscam conhecimentos, mas muitas vezes o caminho é extremamente longo e não atingimos o conhecimento de maneira objetiva.


Responder

02/01/2006

Sergioaugustomatos

Caro [b:955958ed8d]eixox[/b:955958ed8d] vc já tem alguma coisa desenvolvida sobre contabilidade?

Estou com um projeto para desenvolver, estou ainda na parde de analise mas não estou conseguindo fechar a mesma.

A ideia e que o sistema funcione como gerador de lancamentos durante qualquer evento (registro no contas a pagar, receber, liquidação, depositos, etc)... tudo que o usuario estiver fazendo o sistema estará registrando os lancamentos de Debito e Credito de forma que teremos sempre condicoes de emitir um balancete em tempo real, e ainda exportar estes lancamentos para um sistema de contabilidade.

O problema é que, como o sistema sempre gera lancamentos contabeis para cada evento executado pelo usuario, fica dificil a manutencao do mesmo.

vc tem alguma sugestao para desenvolver algo parecido?


Abrigado,
Sergio Augusto R Matos


Responder

02/01/2006

Eixox

[b:e13f445aab]Estimado amigo Sergio Augusto Matos[/b:e13f445aab],

Conforme o [b:e13f445aab][u:e13f445aab][i:e13f445aab] WEBER[/u:e13f445aab][/i:e13f445aab] [/b:e13f445aab] colocou como resposta
Na verdade não há nenhum segredo


eu achava que poderiam haver outras pessoas nesse site que tivessem dúvidas e dificuldades com relação ao desenvolver a parte Contábil e então acabei colocando a Idéia, mas, assim como tantas outras idéias que já tive e foram postadas e com o objetivo de facilitar a vida de todos os programadores e não somente a uma fração em desenvolver um material contábil juntamente com desenvolvimento. Porém, algumas pessoas se colocaram a extrema disposição de resolver as dúvidas que por ventura surgissem.

Mais uma vez, abandonei a idéia. Assim sendo, não me leve a mal, mas gostaria que você entrasse em contato, principalmente com o WEBER para que ele lhe entregue o material pertinente ao assunto - Isso quer dizer, [b:e13f445aab][i:e13f445aab]se ele estiver disponível é claro, segundo ele, era só entrar em contato[/i:e13f445aab][/b:e13f445aab].

Abraços


Responder

03/01/2006

Weber

Ola colegas, sobre um sistema contabil posso resumir da seguinte forma:

- Controlar contas a pagar, receber, caixa, etc, pode ser dispensado já que não é trabalho de um software contabil, poderia ser incorporado ao sistema apenas como recurso adicional.

- Obrigatoriamente
-- Lancamentos fiscais.
-- Livro caixa (não financeiro e sim contábil)
-- Plano de contas configuravel (boa parte dos relatorios partiram daqui, Balanço, Balancete, etc)

- Muito interessante
-- Departamento pessoal (talvez a parte mais dificil de ser desenvolvida)

Pessoal, um sistema contabil é muito complexo e dificil de dar manutenção principalmente na parte que se refere a calculos tributários já que em nosso pais tudo muda sempre.
O ideial para iniciar o desenvolvimento de um software desse tipo é conseguir parceria com um bom contador.

Eu particularmente não pretendo desenvolver nada do tipo justamente pela dificuldade de manutenção.

Estou a disposição como já disse para poder ajudar, porém não há como eu ´escrever um livro´ o que posso apenas é ir dando dicas de onde buscar as informações necessarias.


Responder

03/01/2006

Pereiramarcos

preciso de dicas de material de livros fiscais e livro caixa onde posso consegui

valeu !!


Responder

03/01/2006

Weber

Você deverá encontrar alguma coisa aqui [url]http://www.cfc.org.br/[/url]

Outra dica é buscar na internet softwares que estão no mercado a mais tempo e estuda-los, e o SEBRAE pode lhe dar boas dicas também.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar