Controle de estoque de materia prima e produto final

31/03/2011

0

  Olá amigos, mais uma vez estou com uma dúvida enorme, e como confio muito em vocês tenho certeza que tiraremos essa dúvida rapidinho.
 
 O negocio é o seguinte:

Tenho um cliente que resolveu manipular produtos cosméticos, está querendo que o sistema controle a materia prima e o produto final e não tenho a minima ideia de como começar. Como eu faço para baixar a materia prima que  compõe o produto final?



Gostaria que quem estivesse um modelo um tutorial uma dica desse tipo me enviasse por e-mail por favor
cleisonjr@yahoo.com.br

Por favor amigos me ajudem.

Desde já muito obrigado.


Junior

Junior

Responder

Posts

01/04/2011

Luis Neto

Voce poderia montar tipo um Kit, por exemplo. Digamos que para se fazer uma janela sejam necessários 8 parafusos, 2 chapas de vidros, 12 perfis de madeira, com cada produto desses cadastrado no estoque. Entao voce vincularia o produto final, Janela (que também estaria cadastrado no estoque) a esses produtos que são a materia prima, tipo um relacionamento mestre-detalhe, e quando essa janela fosse sair do estoque, todos os produtos vinculados a ela tambem teriam que sair do estoque de acordo com suas quantidades, ex. de estrutura

tabela Mestre

COD_KIT                 DESCRICAO                                                 QUANTIDADE                            

JAN_001                JANELA DE CORRER 4 FOLHAS                               1

---------------
O campo COD_PRODUTO seria a chave primária

tabela Detalhe

COD_KIT   COD_PRODUTO    DESCRICAO                                        QUANTIDADE
 
JAN_001    PARAF_001          PARAFUSO SEI LÁ..                                       8

JAN_001    CHAP_001           CHAPA DE VIDRO SEI LÁ..                             2

JAN_001    PERF_001            PERFIL DE MADEIRA...                                  12


o campo COD_KIT teria que ser uma chave estrangeira vinculada a chave primaria da tabela mestre.

E por aí vai.



Responder

01/04/2011

Emerson Nascimento

você precisa montar uma tabela de estruturas de produtos. você deve estar precisando disso para um sistema de produção e não de venda, certo?

explique melhor a sua necessidade.

Responder

17/04/2011

Thiago Santana

vc irá precisar de muitos dados do cliente...
EX: Quanto de Mão de Obra utiliza para produzir uma unidade
do produto final entre muitas outras coisas!
Explica melhor aê ki te ajudamos!
Responder

18/04/2011

Gustavo Bretas

É Junior, depende do nível de controle que seu cliente quer.
Vc precisa controlar o lotes dos produtos que ele vai misturar? Se tiver que prestar alguma informação pra ANVISA você precisará.
Os produtos finais são formulas pré-cadastradas? Ele produz em escala e coloca na prateleira?
Se for produção em escala vc precisará criar uma rotina de produção de produto acabado, ou seja, seu cliente criar uma "Formulá" no sistema, depois diz a quantidade de itens do produto final ele quer produzir, seu sistema terá que calcular a quantidade necessária para produzir os produtos para baixar o estoque, e converter esse estoque em um produto de venda. Para não criar uma outra estrutura de estoque, vc pode adicionar um Tipo na sua tabela de estoque, e marcar esses registros como "Consumo", isso por que nesse momento a empresa não vende nada, ela consome X de matéria prima para gerar N de produto de venda, entende? 

Imagino que vc tenha uma tabela de relacionamento com a tabela de Estoque e Itens de Venda, se tiver, aconselho criar um relacionamento para a produção, assim vc não perde a referencia.
Depois na venda é só baixar o produto normalmente.
Mas se cada fórmula é específica complica sua vida, principalmente se seu Estado aderiu o PAF-ECF.
Boa sorte na sua empreitada!
Responder

26/07/2017

Olavo Alves

Oi Junior, estou em uma empreitada igual a sua, como resolveu ? obs: o produto (materia prima) deve ser controlado por lote, tem alguma dica de como montar este relacionamento ?
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar