Cuidados com o Banco

30/07/2013

0

quais cuidados devemos tomar com o banco de dados na situação:

um sistema está prestes a ser implantantado, porem os testes devem ser feitos no banco de dados.
nesse caso, o que deve ser feito? copia do banco?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

30/07/2013

Alex Lekao

O Marina,

eu nao entendi muito bem a sua duvida.

nos processos de implantacao que participei, normalmente eu fazia a catalogacao de todos os ajustes e problemas encontrados na base possiveis, e replicava essa base e limpava a mesma na mao para receber a migracao, e mantinha a base antiga para consulta e verificar estrutura caso encontrasse algum problema.

lembrando que algumas coisas nao precisam ser migradas novamente, como por exemplo um cadastro de CST, um Cadastro de Tipo de Clientes/ Fornecedores, etc., o resto eh migrado tudo novamente.

nao sei se eh isto que vc esta querendo, mas espero ter ajudado.

Alex - Lekao
Responder

31/07/2013

Mariana Carvalho

vou ser mais direta...rsrsrs
banco de produção eu deixo a galera do desenvolvimento mexer?
Responder

31/07/2013

Joel Rodrigues

Isso depende muito da forma de trabalhar da empresa. Onde eu trabalho infelizmente nós programadores e o suporte todo dia precisa fazer intervenções nos bancos dos clientes.
Mas no caso de implantação de novas versões é importante que todas as alterações sejam registradas e armazenadas para posterior consulta. Aqui nós salvamos os scripts por data e comentamos o que ele faz e por que foi executado.
Responder

31/07/2013

Mariana Carvalho

não existe uma copia de banco para isso?
Responder

31/07/2013

Joel Rodrigues

Existem formas e formas de trabalhar, eu acho que é algo muito "pessoal". Às vezes a situação requer maior agilidade na alteração e não dá tempo de fazer um backup, por exemplo.
Responder

31/07/2013

Mariana Carvalho

entendo, complicado não ter tempo para planejar.
Responder

01/08/2013

Alex Lekao

eu acredito que se deve ter uma copia para os testes e ajustes necessarios... para o pessoal do desenvolvimento fucar a vontade... uma para o pessoal do suporte fazer as pesquisas e testes dos clientes e de conhecimento... uma que esteja em producao, ou seja uma especie de espelho que esteja na maioria dos clientes que estejam atualizados, base limpa mas com estrutura correta e atualizada, eh possivel que seja interessante ter mais alguma, mas nao consegui pensar em nada agora... rsrsr
Responder

21/08/2013

Mariana Carvalho

é isso mesmo.
Responder

22/08/2013

Tiago

Eu acredito que o ideal é você ter um ambiente de testes, incluindo:banco de dados e aplicação. No entanto ainda existem muitas empresas pelo mercado que prefere atualizar algo em produção, isso é um problema. Afinal de contas transações importante estão sendo efetuadas e como sempre acontece algo fora do previsto, iremos parar o negócio da empresa por causa de um erro da TI. Isso ao meu ver é complicado, pois vai acontecer várias vezes.

Já ouvi comentários ridículos dizendo "Programador bom é o que altera em produção sem ambiente de testes". eu discordo, pois você vai ter de garantir que sua aplicação não vai parar o negócio, e assim você não garante. Pelo contrário você entrega até o produto mais rápido mas com várias incertezas..

Uma outra vantagem do banco de testes é que você pode estressar a aplicação, inserir vários tipos de registros fictícios separados do de produção..
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar