Da biga romana ao ônibus espacial

23/02/2005

0

Aqui está o mais puro exemplo de como temos, muitas vezes, que adaptar-nos às atitudes tomadas no passado:

A bitola das ferrovias (distância entre os dois trilhos) nos Estados Unidos é de 4 pés e 8,5 polegadas. Por que esse número foi utilizado? Porque era esta a bitola das ferrovias inglesas e, como as americanas foram construídas pelos ingleses, esta foi a medida utilizada.

Por que os ingleses usavam esta medida? Porque as empresas inglesas que construíam os vagões eram as mesmas que construíam as carroças antes das ferrovias, e se utilizavam dos mesmos ferramentais das carroças.

Por que as medidas (4 pés e 8,5 polegadas) para as carroças? Porque a distância entre as rodas das carroças deveria servir para as estradas antigas da Europa, que tinham essa medida.

E por que tinham essa medida? Porque essas estradas foram abertas pelo antigo império romano, quando de suas conquistas, e tinham as medidas baseadas nas antigas bigas romanas.

E por que as medidas das bigas foram definidas assim? Porque foram feitas para acomodar dois traseiros de cavalos!

Finalmente... O ônibus espacial americano, o Space Shuttle, utiliza dois tanques de combustível sólido (SRB - Solid Rocket Booster) que são fabricados pela Thiokol, em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-lo mais largo, porém tinham a limitação dos túneis das ferrovias por onde eles seriam transportados, os quais tinham suas medidas baseadas na bitola da linha.

Conclusão: O exemplo mais avançado da engenharia mundial em design e tecnologia acaba sendo afetado pelo tamanho da bunda do cavalo da Roma antiga.


PS.: Existem várias empresas de liderança tecnológica que também têm um monte de coisas definidas por bundões...

(autor desconhecido)


Gandalf.nho

Gandalf.nho

Responder

Posts

23/02/2005

Oscar Candido

Bem Legal!!! :D :D


Responder

23/02/2005

Motta

Lembra a história do teclado QWERTY ...


Responder

23/02/2005

Oscar Candido

Lembra a história do teclado QWERTY ...


Como é mesmo????rsrs :D


Responder

23/02/2005

Motta

Se vc reparar este teclado que usamos é pouco prático, as vogais estão pelos cantos , foi feito assim pois as primeiras máquinas de escrever embolavam muitos as letras (aquelas varetas ... os mais novos acho que nunca viram uma máquina de escrever ....) mais depois com as máquinas mais modenas e as eletricas o pessoal pedia para seguir com o teclado ao qual estavam acostumados, quando vierem os computadores a mesma coisa ....


Responder

23/02/2005

Oscar Candido

Se vc reparar este teclado que usamos é pouco prático, as vogais estão pelos cantos , foi feito assim pois as primeiras máquinas de escrever embolavam muitos as letras (aquelas varetas ... os mais novos acho que nunca viram uma máquina de escrever ....) mais depois com as máquinas mais modenas e as eletricas o pessoal pedia para seguir com o teclado ao qual estavam acostumados, quando vierem os computadores a mesma coisa ....


Puts, é verdade, conhecia a história mas não lembrava, falando em Máquina de escrever, outro dia fui brincar com uma Olivetti Letera que tenho aqui (Dessas com Varetas e tudo, hehe), quase quebrei um dedo, poxa, nem sei mais como conseguia ´datilografar´ meus trabalhos de escola naquilo, hehehe


Responder

24/02/2005

Motta

Disco de vinil
Telefone preso a parede
Maquina de escrever
Revelar filme
TV sem controle remoto

Era dura a vida no seculo passado


Responder

24/02/2005

Marcelo Saviski

Era dura a vida no seculo passado


No milênio passado :)

Mas o que tinha de mal no telefone preso a parede?


Responder

25/02/2005

Paulo_amorim

TV sem controle remoto

Dahora era aquela com seletor de canais giratório :lol:


Responder

25/02/2005

Gandalf.nho

[quote:b03d1c5aba=´Motta´]TV sem controle remoto

Dahora era aquela com seletor de canais giratório :lol:[/quote:b03d1c5aba]

A nossa antiga era dessas...


Responder

25/02/2005

Oscar Candido

[quote:c43a782b9c=´Paulo_Amorim´][quote:c43a782b9c=´Motta´]TV sem controle remoto

Dahora era aquela com seletor de canais giratório :lol:[/quote:c43a782b9c]

A nossa antiga era dessas...[/quote:c43a782b9c]

A do meu quarto ainda é assim!!!!rsrsrs :lol:


Responder

25/02/2005

Paulo_amorim

[quote:81dcc966fa=´Paulo_Amorim´][quote:81dcc966fa=´Motta´]TV sem controle remoto

Dahora era aquela com seletor de canais giratório :lol:[/quote:81dcc966fa]

A nossa antiga era dessas...[/quote:81dcc966fa]
´Vou colocar a TV pra esquentar´ ... essa eh a frase mais engraçada :D


Responder

25/02/2005

Gandalf.nho

[quote:ae1a1057aa=´gandalf.nho´][quote:ae1a1057aa=´Paulo_Amorim´][quote:ae1a1057aa=´Motta´]TV sem controle remoto

Dahora era aquela com seletor de canais giratório :lol:[/quote:ae1a1057aa]

A nossa antiga era dessas...[/quote:ae1a1057aa]
´Vou colocar a TV pra esquentar´ ... essa eh a frase mais engraçada :D[/quote:ae1a1057aa]

Pior, tu ligava aquela caixinha do lado e tinha que esperar alguns minutos para que aparecesse a imagem...


Responder

28/02/2005

Paulo_amorim

Xieeee que nostalgia :lol:


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar