Datagridview - Dúvidas

09/09/2014

0

Pessoal, boa noite!

Tenho duas dúvidas referente ao datagridview.

1) Eu tenho como armazenar o valor atual em uma variável aleatória? Exemplo, na coluna 0, linha 0 está o valor ABCDE, suponhamos que o usuário altere para ABDCEF. Eu quero que, ao fazer esta alteração, o valor ABCDE vá parar uma variável. É possível isso?

2) Criei um botão no programa que, ao ser clicar ele libera ao usuário inserir uma nova linha no datagridview, porém, eu quero que a primeira coluna desta nova linha já venha preenchida com um valor de uma tabela do meu banco. Como eu trago somente esta coluna desta nova linha preenchida com este dado? No caso seria um select simples: "SELECT id FROM tb_teste WHERE ID = =+'" + txtId.Text + "'".

Obrigado pela ajuda!
Pedro Gaudio

Pedro Gaudio

Responder

Posts

10/09/2014

Alisson Santos

Pessoal, boa noite!

Tenho duas dúvidas referente ao datagridview.

1) Eu tenho como armazenar o valor atual em uma variável aleatória? Exemplo, na coluna 0, linha 0 está o valor ABCDE, suponhamos que o usuário altere para ABDCEF. Eu quero que, ao fazer esta alteração, o valor ABCDE vá parar uma variável. É possível isso?

2) Criei um botão no programa que, ao ser clicar ele libera ao usuário inserir uma nova linha no datagridview, porém, eu quero que a primeira coluna desta nova linha já venha preenchida com um valor de uma tabela do meu banco. Como eu trago somente esta coluna desta nova linha preenchida com este dado? No caso seria um select simples: "SELECT id FROM tb_teste WHERE ID = =+'" + txtId.Text + "'".

Obrigado pela ajuda!


Boa noite amigo.
Respondendo o primeiro item consegue sim mudar as informações de uma coluna ou várias colunas o que precisa ser definido é como ele vai fazer isso em que momento.
Segundo item o que não entendi é por que sempre vai executar uma instrução para retornar o código sendo que pode retornar em uma variável apenas e ir sempre alimentando o valor dessa variável.

O que precisa fazer?
Responder

11/09/2014

Pedro Gaudio

Pessoal, boa noite!

Tenho duas dúvidas referente ao datagridview.

1) Eu tenho como armazenar o valor atual em uma variável aleatória? Exemplo, na coluna 0, linha 0 está o valor ABCDE, suponhamos que o usuário altere para ABDCEF. Eu quero que, ao fazer esta alteração, o valor ABCDE vá parar uma variável. É possível isso?

2) Criei um botão no programa que, ao ser clicar ele libera ao usuário inserir uma nova linha no datagridview, porém, eu quero que a primeira coluna desta nova linha já venha preenchida com um valor de uma tabela do meu banco. Como eu trago somente esta coluna desta nova linha preenchida com este dado? No caso seria um select simples: "SELECT id FROM tb_teste WHERE ID = =+'" + txtId.Text + "'".

Obrigado pela ajuda!


Boa noite amigo.
Respondendo o primeiro item consegue sim mudar as informações de uma coluna ou várias colunas o que precisa ser definido é como ele vai fazer isso em que momento.
Segundo item o que não entendi é por que sempre vai executar uma instrução para retornar o código sendo que pode retornar em uma variável apenas e ir sempre alimentando o valor dessa variável.

O que precisa fazer?


Alisson, bom dia!

O programa é sobre alterações de reservas.

Ou seja, eu busco o número da reserva e trago em um datagridview. E, do lado de cada quebra de tarifa(ou seja, de 10/09 a 15/09 o valor é 100 reais e de 15/09 a 16/09 o valor é 200, portanto, são duas linhas).

Eu trago 3 botões(INSERT, DELETE, UPDATE) no proprio grid.

Como eu sou iniciante, esta foi a forma mais simples que eu encontrei. Ao fazer as alterações no datagrid, ele clica em UPDATE e gera a linha do update no arquivo TXT. Idem para o DELETE e o INSERT. Porém, não podemos inserir uma linha que já existe. O certo seria o botão INSERT aparecer somente quando clicarmos no Inserir Linha, porém, não encontrei uma forma de fazer isto.

Mas retomando a dúvida do tópico, ao clicar no Inserir Linha, desejo que esta nova linha que surgirá no datagrid, já venha com o campo ID da reserva preenchido com a reserva em questão.

Obrigado pela ajuda!
Responder

30/01/2015

Alisson Santos

Bom dia Pedro.
Desculpe vi só agora o seu retorno, não sei se conseguiu já resolver o problema.
Mas para quando clicar no botão insert e trazer o campo código preenchido pode usar o seguinte
SELECT (Max(id) + 1) FROM tb_teste
Com o select acima você vai estar recuperando do banco o maior valor do campo ID e adicionando mais um nele. Sendo assim se for o ultimo código 11 ele vai aparecer 12.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar