DBGrid(várias tabelas)

28/03/2006

0

Olá pessoal,

Num DBGrid preciso listar dados de várias tabelas. É assim:

Será lido um arquivo CSV nesse formato:
CLI453
CLI623
FOR211
CLI112
FOR101
As 3 primeiras letras de cada linha(CLI, FOR) são parâmetro pra saber em qual tabela estão os dados(CLIENTES ou FORNECEDORES). Até aí tudo bem, consigo acessar o arquivo, mas não sei como o DBGrid consultará cada tabela pra pegar os dados em tempo de execução.

Alguém sabe?


Rafaaugusto

Rafaaugusto

Responder

Posts

28/03/2006

Martins

Olá pessoal, Num DBGrid preciso listar dados de várias tabelas. É assim: Será lido um arquivo CSV nesse formato: CLI453 CLI623 FOR211 CLI112 FOR101 As 3 primeiras letras de cada linha(CLI, FOR) são parâmetro pra saber em qual tabela estão os dados(CLIENTES ou FORNECEDORES). Até aí tudo bem, consigo acessar o arquivo, mas não sei como o DBGrid consultará cada tabela pra pegar os dados em tempo de execução. Alguém sabe?


Acho q não entendi o q vc quer... :?

vc pretende juntar esses dados no DBGrid ou quer q o DbGrid exiba os dados das tabelas individualmente, uma a uma?

Na primeira opção, dependendo da estrutura de sua tabela é claro, vc poderia usar Join ou Union (não sei se é o caso).

Na segunda opção vc teria q trabalhar com o datasource, trocando o dataset para a tabela desejada.


Responder

28/03/2006

Rafaaugusto

Oi Martins,

Seria o primeiro caso. Na mesma DBGrid eu listaria tudo.

ARQUIVO LIDO:
CLI453
CLI623
FOR211
CLI112
FOR101

RESULTADO NA DBGRID:
CLI453 | João da Silva | Rua do Algodão..........
CLI623 | Joaquim Manoel | Rua Tal..............
FOR211 | Maria José | Rua Espanha...............
CLI112 | Antonio Maria | Av. Bandeirantes...................
FOR101 | Claudemir Antonio | Rua do Ouro.................

Eu usei o exemplo com 2 tabelas(CLIENTES E FORNECEDORES), mas no total serão 6 tabelas a serem consultadas.

Como seria melhor fazer?

Valeu...


Responder

29/03/2006

Rafaaugusto

Será que um campo lookup resolveria?

Mas aí suponho que não seja permitido a alteração de certos parâmetros em tempo de execução...

O que acham?


Responder

03/04/2006

Rafaaugusto

O que devo usar nessa situação? SQL ou campo lookup?


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar