Delphi 2005 x Visual Studio 2005

28/04/2005

0

Pessoal,

Utilizo Delphi desde a versão 1 e hoje estou utilizando o Delphi 2005 para desenvolvimento. Já fáz algum tempo que estou lendo artigos sobre o novo Visual Studio 2005, C# 2.0, ASP. Net 2.0 e Framework 2.0. Pelo que vi as melhorias são significativas, prororcionando um significativo ganho de produtividade em relação á versão atual. Fazendo um comparativo, pode-se observar que apesar do Delphi 2005 apresentar vários novos recursos em relação ao Delphi 8, ele foi elaborado para o framework 1.1, não incluindo os novos recursos das novas versões do .Net, e com isto pode-se afirmar que o Visual Studio .Net 2005 é a melhor ferramenta para se desenvolver em .Net atualmente.

Um abraço a todos,

Carlos França.


Cfrancap

Cfrancap

Responder

Posts

29/04/2005

Cristiam

Até mesmo porque muita gente utiliza o Visual Studio net e o suporte em fórums é muito grande.
Eu trabalho com Delphi 2005 tenho q me desdobrar para conseguir o que quero. :wink:


Responder

29/04/2005

Rjun

Bom, atualmente, nem VS 2005, nem Framework 2.0, C# 2.0, ASP .NET 2.0, foram realmente lançados. O que temos são versões beta (VS 2005 atualmente na versão beta 2).

Estou curioso para saber se quando for lançado a nova versão do framework, se a Borland vai lançar algum Path para atualizar o Delphi 2005.


Responder

29/04/2005

Massuda

Eu trabalho com Delphi 2005 tenho q me desdobrar para conseguir o que quero.
Na minha opinião, o grande problema é que o D8 ´demorou´ para sair e não decolou e quando o D2005 chegou com suporte a .NET e Win32, já encontrou um mercado com o VS2003 nas ruas e o VS2005 em beta teste.

A questão do suporte complica porque tudo sobre .NET usa C# ou VB. Me parece que mesmo os exemplos da Borland são em C ou VB. Tenho a impressão que há mais resistência de adotar o .NET entre o pessoal que usa Delphi do que, por exemplo, entre os que usam VB.

Outra complicação é o fato de ter duas opções de desenvolvimento: .NET ´puro´ e VCL.NET. A VCL, embora facilite a vida, tem o aspecto negativo de criar uma barreira entre quem usa C/VB e quem usa Delphi.

Estou curioso para saber se quando for lançado a nova versão do framework, se a Borland vai lançar algum Path para atualizar o Delphi 2005.
Não tenho certeza, mas me parece que isso está fora de cogitação; o suporte a .NET v.2 será através de uma nova versão do Delphi (2006?). Por outro lado, li recentemente nos NGs da Borland que está sendo preparado um SP3 para o D2005.


Responder

29/04/2005

Cfrancap

Concordo com o Massuda. Pelo que percebi o Delphi 8, me pareceu que foi lançado sem ter sido ´terminado´. Já o Delphi 2005 teve muitas melhorias em relação ao Delphi 8, como o ECO II, inclusão do C# (fim do C Builder), do Delphi Win 32, Refactorings, etc. Apesar disto me parece que este tambem foi lançado às pressas, sendo uma estratégia da Borland para ter um produto competitivo antes do VS 2005, já que o Delphi 8 não foi bem aceito entre os desenvolvedores.
O C é considero melhor que o Delphi em termos de Linguagem para .Net, já que este nasceu exclusivamente para esta plataforma, baseando-se no que tinha de melhor do C, Java e do próprio Delphi, enquanto que o Delphi e o VB foram adaptados para este ambiente. Portanto tambem tenho minhas dúvidas quanto ao sucesso do Delphi como linguagem .Net(não é o IDE que estou me referindo).
A Borland pelo que tenho acompanhado desde o lançamento Delphi 1, desta vez está atrás da Microsoft em termos de ferramenta(para .Net). Acho um pouco complicado ela conseguir sair desta situação num espaço curto de tempo, pelos seguintes motivos que devemos considerar:
- O criador do Delphi(Anders Hejlsberg) já não está mais nos seus quadros, porque foi contratato justamente pela rival(na época) para projetar a plataforma .NET.
- Pelo motivo anterior, todo o conhecimento que ele tinha no mundo Borland, provavelmente deve ter repassado à Microsoft para construir a plataforma.
- Sendo o framework .NET a referencia para construção das ferramentas(diferente das ferramentas Win32), e sendo a Microsoft sua criadora, ela estará sempre(é uma palavra perigosa...) á frente de seus concorrentes na liberação de novas versões.
- E última questão que considero muito importante é: realmente o ambiente é poderoso, robusto, produtivo e a ferramenta (VS 2005) é muito boa.

O que disse acima é somente minhas opiniões pessoais sobre a situação atual, gostaria de saber o que vocês pensam.


Responder

29/04/2005

Pehdepano

Amigo, o VS2005 ainda é Beta, ou seja, não pode ser usado em ambiente de produção.
Para desenvolver no framework1.1 o melhor(+ produtivo) é o Delphi.
Para desenvolver no framework2.0 o melhor é o... :?: :?:
Só aguardando para saber ou vc acredita que a Borland está dormindo :?:


Responder

01/05/2005

Elter.teodoro

Considerando o aspectos comerciais ou seja melhor propaganda VSNET e melhor .

Eu pessoalmente , não acho a menor graça no C# ,
a primeira linguagem foi C++ , gostei muito dela , mais quando descobri o pascal fiquei apaixonado , quando inventaram o delphi fiquei super feliz ,
a única coisa que gosto objeto pascal e limitação do case , que aceita comparações numéricas , o resto estou muito satisfeito, gostaria de continuar com pascal , não vejo nada de revolucionário no C , ate que a plataforma Net traz algo de novo , o c não me empolga , se não puder continuar com delphi , e prefiro a java .

usei VSNET e achei o delphi 2005 uma IDE mais sofisticada.


Responder

01/05/2005

Cfrancap

A linguagem em .Net, envolve mais uma questão de gosto pessoal, embora eu considere o C# mais aperfeiçoado.
Quanto ao IDE do Delphi 2005 ser mais sofisticado, imagino que você esteja se referindo ao Visual Studio 2003, entretanto o IDE que me refiro acima é do Visual Studio 2005(beta). A afirmação de de ser beta e portanto não pderia estar comparando ambos os IDE´s, faz sentido somente se formos utlizarmos para um projeto profissional imediatamente, mas se for para treinamento, projetos pessoais ou para um projeto profissional previsto para iniciar nos próximos meses podemos considerar a utlização do Visual Studio 2005.

Ps.Imagino que uma próxima versão do Delphi, que deverá ser lançada no proximo ano possa superar o VS 2005.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar