Delphi5 X delphi7

23/02/2006

0

um aluno me fez certo dia uma pergunta que eu confesso tive duvida na hora de responder
eu sou nove em delph .. comecei e estagnei no delphi 5.0 , logo não sei nada dos outros delphi.. Pois bem :

A pergunta parece simples : A instalçao do delphi7 sobrepoem a instalaçao do delphi5.. ISto é , pode-se ter na mesa máquina o delphi5 e o delphi7.. com isto veio uma serie de perguntas como segue abaixo

1)
O que que acontece com o BDE Administrador ?? ele é carregado pelos recursos da nova versão ...
.

2)
O que que acontece com o diretorio original onde inicialmente esta instalado o delphi5... Normalmente le é insytalado no C:\ArquivosDeProgramas\Borland


3)
Se na hora de instalar o delphi5 realmente ocorrer a sobreposição , e se para prerservar o delphi5.0 , resolve mudar o nome do Diretorio onde esta instalado o delphi5.0, ou esta alteração se da anivel de registros??


4)
a razao disso são os componentes , os projetos desnvolvodos no delphi5 que usa por exempo alguma biblioteca e funçoes de terceiros etc...


muito obrigado.


Marco Salles

Marco Salles

Responder

Posts

23/02/2006

Massuda

Para ter duas ou mais versões do Delphi na mesma máquina, simplesmente instale os programas; o truque é instalar na ordem das versões (ou seja, instale o 3 antes do 4, o 4 antes do 5, etc).

[quote:16d42c10e9=´Marco Salles´]O que que acontece com o BDE Administrador ?? ele é carregado pelos recursos da nova versão ...[/quote:16d42c10e9]Se você utilizar os diretórios padrão da instalação e instalar na ordem das versões, você terá a versão mais recente do programa.

[quote:16d42c10e9=´Marco Salles´]O que que acontece com o diretorio original onde inicialmente esta instalado o delphi5... Normalmente le é insytalado no C:\ArquivosDeProgramas\Borland[/quote:16d42c10e9]Na verdade o diretório é ´C:\Arquivos De Programas\Borland\Delphi5´. Quando instalar o D7, ele irá (se você utilizar os diretórios padrão da instalação) no diretório ´C:\Arquivos De Programas\Borland\Delphi7´, ou seja, tudo que estava em ...\Delphi5 continua lá e não é sobrescrito.

[quote:16d42c10e9=´Marco Salles´]a razao disso são os componentes , os projetos desnvolvodos no delphi5 que usa por exempo alguma biblioteca e funçoes de terceiros etc...[/quote:16d42c10e9]No caso das bibliotecas e componentes de terceiros, o melhor é instalar eles em um diretório separado dos diretórios onde o Delphi é instalado.

Quando for instalar esses componentes de cada um dos Delphi´s, lembre de alterar, nas opções do package, em Directories/Conditionals, a opção Unit output directory, para que as DCUs de cada Delphi sejam geradas em diretórios diferentes, ao invés de serem geradas no diretório que contem os fontes. Isso é necessário porque as DCUs de diferentes versões do Delphi não são compatíveis entre si.

Vale lembrar que componentes que você só tem o DCU de uma versão do Delphi não poderão ser instalados em outra versão.


Responder

23/02/2006

Marco Salles

muitissimo obrigado massuda , sempre cordial em suas postagens

mas não entendi uma coisa

Na verdade o diretório é ´C:\Arquivos De Programas\Borland\Delphi5´. Quando instalar o D7, ele irá (se você utilizar os diretórios padrão da instalação) no diretório ´C:\Arquivos De Programas\Borland\Delphi7´, ou seja, tudo que estava em ...\Delphi5 [b:e5b4eb90d9]continua lá e não é sobrescrito.[/b:e5b4eb90d9]


Para ter duas ou mais versões do Delphi na mesma máquina, simplesmente instale os programas; [b:e5b4eb90d9]o truque [/b:e5b4eb90d9]é instalar na ordem das versões (ou seja, instale o 3 antes do 4, o 4 antes do 5, etc).


[b:e5b4eb90d9]se não é sobrescrito , então para que serve o truque ????[/b:e5b4eb90d9]


Responder

23/02/2006

Massuda

[quote:a8ff8de0fe=´Marco Salles´]se não é sobrescrito , então para que serve o truque ?[/quote:a8ff8de0fe]Acho que todas as informações sobre o Delphi são gravadas, seja no disco ou no registro do Windows, de forma separada por versão. A exceção é a associação entre os tipos de arquivos e o Delphi, que fica valendo a última associação feita (nesse caso, se instalar na ordem, ficará associado com a versão mais recente).

Entretanto, informações sobre BDE e outras ferramentas que vem com o Delphi não são (por exemplo, o Database Desktop); geralmente é boa idéia usar a versão mais recente.


Responder

23/02/2006

Marco Salles

Marco Salles escreveu:
se não é sobrescrito , então para que serve o truque ?
[b:0034d05d21]Acho que todas as informações sobre o Delphi são gravadas, seja no disco ou no registro do Windows, de forma separada por versão. A exceção é a associação entre os tipos de arquivos e o Delphi, que fica valendo a última associação feita (nesse caso, se instalar na ordem, ficará associado com a versão mais recente). [/b:0034d05d21]

quer dizer qua naõ subscreve e pode-se ter sem truques dois delphis na mesma máquina

Entretanto, informações sobre BDE e outras ferramentas que vem com o Delphi não são (por exemplo, o Database Desktop); geralmente é boa idéia usar a versão mais recente.


de fato , isto é uma boa...


Responder

23/02/2006

Marco Salles

Marco Salles escreveu:
se não é sobrescrito , então para que serve o truque ?
[b:b4f75bc297]Acho que todas as informações sobre o Delphi são gravadas, seja no disco ou no registro do Windows, de forma separada por versão. A exceção é a associação entre os tipos de arquivos e o Delphi, que fica valendo a última associação feita (nesse caso, se instalar na ordem, ficará associado com a versão mais recente). [/b:b4f75bc297]

quer dizer que se não sobrescreve , pode-se ter sem truques dois delphis na mesma máquina.. A propria instalaçao ja cuida de criar pastas diretorios diferentes...

Entretanto, informações sobre BDE e outras ferramentas que vem com o Delphi não são (por exemplo, o Database Desktop); geralmente é boa idéia usar a versão mais recente.


de fato , isto é uma boa...


Responder

23/02/2006

Sergio Carvalho

Eu tenho na mesma máquina o Delphi 5, Delphi 7 e Delphi 2005, sem traumas.

Basta fazer o que o Marcos falou, instalar as versões em ordem e colocar os componentes de cada versão em diretórios separados.

Dá até pra abrir os dois delphi´s (5 e 7) ao mesmo tempo, mas não recomendo porque carrega muito a máquina.

Fui ... 8)


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar