Desenvolvendo meu primeiro projeto em JAVA

11/01/2012

0

SEEK estive ausente esses dias e estarei novamente apartir de amanhã, juro que perdi um pouco do rumo que tinha tomando desde o sábado... Vamos deixar de conversa mole e vamos ao que interessa... Como você me intimou, primeiro tenho que ler bastante pra evitar fazer algo estruturado numa ambiente orientado a objeto, entendi bem, só tem umas coisas que era complexas pra burro e não teve jeito(mas também achei que aquilo era coisa bem avançada)... Pelo que eu vi, o jeito é fazer pelo console(bem diferente comparado ao Shell do Python(tela preta)), só que eu tô com uma ideia desgraçada na cabeça que eu posso avançar já pra GUI(devo estar ficando louco pra poder desenvolver alguma coisa legal(clicável eu acho kkkkkk) me da um norte cara... Eu sou um cara que tem muita força de vontade só que sem muitas ideias(tenho que mudar isso urgente), a unica ideia que tenho é passar meu projeto do Python pra Java, e logo com GUI... Enfim eu acho que posso e não tenho dúvidas, não sei de tudo, mais gosto de estudar e fazer na hora, to afim de tentar meter a cara no negocio difícil sem medo de errar(até por que ainda estou estudando) me ajuda cara? Tô pensando em desenhar o programa(como ficaria a interface), ver os nomes dos JAlgumaCoisa(componentes que irei usar) para estudar mais sobre eles... e acho que a parada das classes já ta bem fixada na minha cabeça... ME AJUDA?! PS: Num sei se você é professor ou se já é um cara fodão da área sei que você pode me ajudar demais =D enfim... Qualquer coisa serve! Vlw aguadando... [img]http://javafree.uol.com.br/files_user/files/7/51/6E/challenge.jpg[/img]
Murilo Lopes

Murilo Lopes

Responder

Post mais votado

27/01/2012

[quote="Murilo Lilo"]Por que:
p.addTelefone("1234-5678");
? Se p(pessoa) só tem como parâmetro o nome como eu vou add telefone?
[img]http://javafree.uol.com.br/forum/images/smiles/tantan.gif[/img]

Luciano Cargnelutti

Luciano Cargnelutti
Responder

Mais Posts

16/01/2012

Murilo Lopes

Na classe Agenda eu vou ter que criar um objeto da classe pessoa? ou do construtor? eu preciso pegar os atributos que estão la certo? ou eu uso o extends? @EDIT: E o construtor, vai continuar com os três parâmetros?
Responder

16/01/2012

Murilo Lopes

[quote="Murilo Lilo"]Na classe Agenda eu vou ter que criar um objeto da classe pessoa? ou do construtor? eu preciso pegar os atributos que estão la certo? ou eu uso o extends? @EDIT: E o construtor, vai continuar com os três parâmetros?
extends é um caso particular de herança, vou te dar um exemplo muito pratico. FUNCIONARIO extends PESSOA FUNCIONARIO É UMA PESSOA no caso. extends significa: SER UM. Ou seja, Agenda extends Pessoa nao tem nexo. Pra cadastrar no arrayList tu nao precisa pegar os atributos da pessoa, só a pessoa. EDIT: A agenda nao vai influenciar na pessoa né, pense na pessoa como uma pessoa real, nao é pq quero cadastrar ela na minha agenda que vou modificar ela, e sim colocar ela(que ja está vindo com seus atributos) na lista. Nao sei se fui claro...
Responder

16/01/2012

Renan Zimmer

[quote="Murilo Lilo"]Na classe Agenda eu vou ter que criar um objeto da classe pessoa? ou do construtor? eu preciso pegar os atributos que estão la certo? ou eu uso o extends? @EDIT: E o construtor, vai continuar com os três parâmetros?
CALMA! primeiro de tudo: a sua classe Agenda só vai ter 2 atributos:
public class Agenda{
   
    private ArrayList<Pessoa> pessoas;
    private Scanner scanner;

   //..
}
no construtor da classe Agenda, você inicia a ArrayList e o Scanner. Construtor da classe Agenda não precisa de parâmetros. Agora você já tem a arraylist, só vai precisar criar objetos Pessoa, quando for cadastrar uma nova (ou seja, dentro do método cadastrar) e sim, vai usar o construtor de 3 parametros. ESQUECE DE EXTENDS você não vai usar herança nesse exercício.
Responder

16/01/2012

Murilo Lopes

Ta dando um errinho cara. Uso o eclipse, ai ta aparecendo um triângulo amarelo com uma exclamação preta nas seguintes linhas:
public Agenda(){
		ArrayList<Pessoa> pessoas = new ArrayList<Pessoa>();//Aqui
		Scanner scanner = new Scanner(System.in);//e aqui
		
	}
Diz que a variável local não é usada ¬¬
Responder

16/01/2012

Renan Zimmer

[quote="Murilo Lilo"]Ta dando um errinho cara. Uso o eclipse, ai ta aparecendo um triângulo amarelo com uma exclamação preta nas seguintes linhas:
public Agenda(){
		ArrayList<Pessoa> pessoas = new ArrayList<Pessoa>();//Aqui
		Scanner scanner = new Scanner(System.in);//e aqui
		
	}
Diz que a variável local não é usada ¬¬
primeiro de tudo, isso não é um erro, é um warning, um aviso. segundo. você não precisa declarar a variável dentro do construtor, ela já foi declarada no inicio da classe (código que eu passei ali em cima) muda para this
public Agenda(){
		this.pessoas = new ArrayList<Pessoa>();//Aqui
		this.scanner = new Scanner(System.in);//e aqui
		
	}
Responder

16/01/2012

Murilo Lopes

Vei, ta funfando legal, to conseguido fazer com que apareça o menu e quando eu clico na opção 1(cadastrar) ele vai pra lá só que tá acontecendo algo...
public void cadastrar(){		
		System.out.println("Formulário de cadastro:");
		System.out.println("Digite o nome:");  
	    String nome = scanner.nextLine();
	    System.out.println("Digite o telefone:");  
	    String telefone = scanner.nextLine();
	    System.out.println("Digite o email:");  
	    String email = scanner.nextLine();
	    
	    Pessoa pessoa = new Pessoa(nome, telefone, email);
	    pessoas.add(pessoa);
	}
Ele printa na tela as três primeiras linhas e já começa a scannear do telefone, ele ta pulando o nome, por que será?
Responder

16/01/2012

Renan Zimmer

[quote="Murilo Lilo"]Vei, ta funfando legal, to conseguido fazer com que apareça o menu e quando eu clico na opção 1(cadastrar) ele vai pra lá só que tá acontecendo algo...
public void cadastrar(){		
		System.out.println("Formulário de cadastro:");
		System.out.println("Digite o nome:");  
	    String nome = scanner.nextLine();
	    System.out.println("Digite o telefone:");  
	    String telefone = scanner.nextLine();
	    System.out.println("Digite o email:");  
	    String email = scanner.nextLine();
	    
	    Pessoa pessoa = new Pessoa(nome, telefone, email);
	    pessoas.add(pessoa);
	}
Ele printa na tela as três primeiras linhas e já começa a scannear do telefone, ele ta pulando o nome, por que será?
não faço ideia... posta a classe Agenda inteira
Responder

16/01/2012

Murilo Lopes

package ListaPackage;

import java.util.ArrayList;
import java.util.Scanner;

public class Agenda{

	private ArrayList<Pessoa> pessoas;
	private Scanner scanner;
	
	public void listar(){
	}
	
	public void procurar(){	
	}
	
	public void apagar(){
	}

	public void cadastrar(){		
		System.out.println("Formulário de cadastro:");
		System.out.println("Digite o nome:");  
	    String nome = scanner.nextLine();
	    System.out.println("Digite o telefone:");  
	    String telefone = scanner.nextLine();
	    System.out.println("Digite o email:");  
	    String email = scanner.nextLine();
	    
	    Pessoa pessoa = new Pessoa(nome, telefone, email);
	    pessoas.add(pessoa);
	    menu();
	}
	
	public void sair(){
	}
		
	public void menu(){
		System.out.println("=================");
		System.out.println("Agenda Telefônica");
		System.out.println("=================");
		System.out.println("1 - Cadastrar");
		System.out.println("2 - Procurar");
		System.out.println("3 - Listar todos");
		System.out.println("4 - Apagar");
		System.out.println("0 - Sair");
		System.out.println("==>");
		
		int opc = scanner.nextInt();
		
		switch (opc){
		case 1:
			cadastrar();
			break;
		case 2:
			procurar();
			break;
		case 3:
			listar();
			break;
		case 4:
			apagar();
			break;
		case 0:
			sair();
			break;
		default:
			System.out.println("Opção inválida, tente novamente!");
			menu();
		}
		
	}
	
	public Agenda(){
		this.pessoas = new ArrayList<Pessoa>();
		this.scanner = new Scanner(System.in);
		
	}
	
}
Responder

16/01/2012

Renan Zimmer

me parece certo... mas que eu lembro, Scanner é bugado... então... coloque um
scanner.nextLine();
logo antes do switch. só isso, mais nada, deve resolver. e está ficando muito bom, parabens pelo esforço! :D
Responder

16/01/2012

Murilo Lopes

=D *-* ganhei meu dia *-*
Responder

16/01/2012

Kelvin Bianchi

Também quero parabenizá-lo, pois são poucas as pessoas, que mesmo com pouco conhecimento corre atrás pra aprender! Você já está fera, e com um grande mérito, nada foi feito para você, você está fazendo totalmente sozinho, sendo autodidata, e isto é muito legal! Mais uma vez parabéns pelo esforço!
Responder

16/01/2012

Murilo Lopes

Sim, acho que consegui resolver o problema, coloquei isso:
String opc = scanner.nextLine();
No lugar disso:
int opc = scanner.nextInt();
Responder

16/01/2012

Renan Zimmer

[quote="Murilo Lilo"]Sim, acho que consegui resolver o problema, coloquei isso:
String opc = scanner.nextLine();
No lugar disso:
int opc = scanner.nextInt();
não!!! ja falei pra usar int no switch e no while. Se for usar o nextLine para ler, pelo menos converta pra integer
int opc = Integer.parseInt(scanner.nextLine());
Responder

16/01/2012

Murilo Lopes

Aguentei não cara, a lágrima desceu! *-*
Responder

16/01/2012

Murilo Lopes

[quote="Murilo Lilo"]Aguentei não cara, a lágrima desceu! *-*
Vai com calma aí! Estressa não que piora!
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar