Desenvolvimento de aplicações distribuídas.

16/11/2012

0

Estou querendo desenvolver um sistema que seja distribuído(servidor de aplicação) com os clientes, qual a melhor forma?
Em delphi já fiz utilizando datasnap como camada servidora, em c# já ouvi sobre o WCF que é bom para este tipo de sistema, será mesmo?
Thiago Porto

Thiago Porto

Responder

Posts

16/11/2012

Pjava

Bem, o que posso dizer é o seguinte.

WCF ==> São aplicações baseadas em Web Service.

Acho que para isso, inclusive pode-se fazer uso do WCF junto, seria a implementação do Pattern MVC. Existe o MVC FrameWork, seria bom dar uma estudada nisso. É o equivalente ao DataSnap do Delphi, no qual eu utilizei muito com Delphi, ou mesmo o JSF ou Strut do Java. O MVC no C# é a nova onda do imperador. Tá valendo a pena conhecer.
Responder

16/11/2012

Thiago Porto

Mas o mvc framework não é o asp.net mvc? Esse eu já conheço.
Minha dúvida é para aplicações desktop.
Responder

16/11/2012

Pjava

Bem, nesse caso, você poderia fazer o seguinte. Dentro de seu projeto principal, você criaria outros projetos e separaria em camadas, tipo:

DAO ==> Para acesso a camada de dados

DataMapper ==> Para interface entre usuário e a camada de dados(Usuário não acessa diretamente a DAO)

InfraStrutura ==> Acesso a camada de negócio

View ==> Interface do Usuário

Esses nomes são sugestivos. Aí você iria ter que conhecer bem Design Patterns, para isso, como Abstract Factory(Usado no Delphi com Data Snap), DAO, Façade e etc...

Ou seja, OO pura.

Ou seja, você implementaria isso manualmente. Use sempre WPF para Windows Form. Isso é apenas sugestão.
Responder

16/11/2012

Thiago Porto

Fiz um projeto de testes usando a seguinte forma usando projeto:

Model = Aonde fica as classes de modelo.
NhibernateHelper = Fica as classes de mapeamento e conexão.
Service = Fica o servico do WCF que pega o NhibernateHelper e transfere.
Client = É a aplicação desktop usando windows forms utilizando o SericeReference.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar