[Dica] Como montar uma página em html

10/08/2005

0

Senhores,
Comecei a trabalhar com asp.net e Delphi 2005 desde dezembro de 2004 e sempre tive uma preocupação em montar uma página leve e boa, tanto em relação a tamanho como em linha de código.
Estudos recentes me fizeram pensar:´Será que só eu faço html de forma errada?´
Errada não seria a palavra certa e sim de maneira inconveniente.
Estou aqui hoje para falar um pouco sobre como se fazer uma página Html com Delphi para não ficar ´pesado´.
Muitos de vcs, assim como eu, faz a página da seguinte forma:

Caso queira uma página com duas colunas(ex: menu e conteúdo) fazia da seguinte forma:

<table>
 <tr><td>
 <table>
  <tr><td>Menu1</td></tr>
  <tr><td>Menu2</td></tr>
 </table>
 </td></tr>
 <tr><td>Conteudo</tr></td>
</table>


Bom, não estou dizendo que está errado mas vc já parou para perceber que quando vc tem uma página toda feita em tabela, ela só mostra na tela depois que [b:06e8f5d0ea]TODO[/b:06e8f5d0ea] conteúdo está tela?

É por isso que hoje existem os padrões e, entre eles, o mais respeitado é o W3C.
Então surge um novo termo em quisito de criação de páginas: Tableless e CSS.
Muita gente já com certeza ouviu falar de css e provavelmente já usa mas tableless é algo que ainda não temos muito por aí.
Tabela é só para colocar dados de Tabela. Ex: colocar nomes de produtos e seus respectivos preços.
Olhe o exemplo acima e este escrito em tableless

index.html
<div id="menu">
 <ul><li>
   Menu1
 </li><li>
   Menu2
  </li></ul>
</div>
<div id="conteudo">
Conteúdo
</div>


no meucss.css
#menu{
float:left;
color:8C5BA6; 
}
conteudo{
background-color:000;
color:FFF;
}


Você pode me dizer:
Mas agora tenho 2 arquivos para fazer a mesma coisa que eu fazia em tabela.
Correto, porém estou dando um simples exemplo pois estou apenas abrindo portas para uma nova forma de vc economizar tempo e banda.
Os arquivos feito dessa forma, após o primeiro download, o css fica em cash fazendo com que sua página carregue muito mais rápido.
Bom, eu vou encerrando por aqui pois preciso fazer algumas coisas mas caso alguém tenha interesse em saber mais, pode postar uma mensagem, gostaria de dicutir isso com vc se possível.

também existe alguns links relacionados que vcs podem ver como o w3cschool(www.w3cschool.org) e o tableless(www.tableless.com.br)

Qualquer dúvida estou a disposição. depois escrevo mais sobre o tableless.
Abraços

PS: desculpe-me se fui demorado e mal explicativo, é a primeira vez que escrevo uma dica..... :oops: [/b]


Cristiam

Cristiam

Responder

Posts

11/08/2005

Sanses

Bem lembrado Cristiam. O Tablelless é realmente a forma aceita pelo W3C e que realmente deixa as páginas mais leves. Minha principal opnião sobre o assunto é que com ele fica muito mais fácil de separar a parte de programação do design, vou explicar: com o tablelless podemos apenas colocar os componentes no formulários e realizar todo o código necessário para nossa aplicação e somente depois de pronto e funcionando, estes arquivos são passados para o designer que vai trabalhar a parte grafica, organizando os componentes na tabela, fazendo alterações somente no *.aspx.

[]´s
Sanses


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar