Diferença entre Procedure e Trigger ??

05/11/2005

0

Alguem pode me explicar o q q é essa tal de Trigger ???
tah dificil axar alguma coisa na net q fale sobre issu !


Fx|hand

Fx|hand

Responder

Posts

05/11/2005

Edilcimar

trigger é um gatilho(tradução literal), é algo que acontece automaticamente em determinados eventos, por exemplo: ao inserir, ao deletar, ao alterar, etc., já o procedimento é algo que é uma ´função´ onde não há um retorno de um valor de variável


Responder

05/11/2005

Fx|hand

Perfeito... deu pra inteder legal...

+ como q eu faço isso no delphi ???

nunca vi nda parecido... e vi bastante funcionabilidade em Ao Inserir por exemplo, ou Ao Deletar ao meu software... pra automaticamente listar novamente os registros... =X

é isso msm ou estou enganado ???


e se for isso ! como posso fazer alguma coisa bem simples ???


Responder

05/11/2005

Martins

Como o colega [b:0de7f84ca8]edilcimar[/b:0de7f84ca8] falou o gatilho é disparado para eventos com: inserir, alterar, excluir, etc...

Mas vc tem q criá-los dentro do seu banco de dados, se vc vai usar um banco q não te dê suporte a SQL nativo, não rola, vc pode escrever uma SP (Stored Procedure) para lhe retornar o resultado de um calculo por exemplo, para inserir, excluir ou atualizar seus registros, e pode inserir essa SP em um gatilho automatizando o processo.

Seria bem melhor se vc tivesse postado qual banco de dados vc está usando.


Boa Sorte!!!


Responder

05/11/2005

Faustoalves

[quote:7b4bfd08de=´FX|HanD´]Perfeito... deu pra inteder legal...

+ como q eu faço isso no delphi ???

nunca vi nda parecido... e vi bastante funcionabilidade em Ao Inserir por exemplo, ou Ao Deletar ao meu software... pra automaticamente listar novamente os registros... =X

é isso msm ou estou enganado ???


e se for isso ! como posso fazer alguma coisa bem simples ???[/quote:7b4bfd08de]
Vc não consegue escrever triggers/procedures diretamente do delphi, vc as escreve no próprio banco de dados.
Dê uma olhada neste site www.firebase.com.br lá vc vai encontrar o que precisa saber sobre triggers e procedures.

Fausto


Responder

06/11/2005

Fx|hand

Bomm... naum sei se ajuda... mais assim...
estou usando o Access 2003 conectando por ADO no Delphi...


Responder

06/11/2005

Bruno Belchior

Access não dá suporte a triggers, uma vez q ele não é um SGDB realmente... o que você pode fazer é usar os eventos do TDataSet no delphi mesmo (OnBeforePost por exemplo)...


Responder

07/11/2005

Fx|hand

Estou utilizando somente o TQuery....

e ele não executa esses eventos... como OnUpdate ou OnPost... por exemplo... tentei... mais num deu certo naum !!! =X


Responder

07/11/2005

Bruno Belchior

você pode usar a trinca TQuery + TDataSetProvider + TClientDataSet...


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar