Disponibilizando e limitando espaço de armazenamento para usuários.

05/01/2015

0

PHP

Pessoal, eu to pensando em liberar um espaço de armazenamento para os usuários do meu site, para que eles possam armazenar arquivos como fazem alguns sites como 4shared, Mega, MideaFire, SendSpace e outros milhares, mas queria deixar disponível somente 40 Gigas para cada, como faço isso? alguma idéia?
Cleyton Caetano

Cleyton Caetano

Responder

Posts

05/01/2015

Soeuseijothaz

estava pesquisando e vi algo sobre essa classe PHP.

disk_total_space()


http://php.net/manual/en/function.disk-total-space.php


será se ela pode ser útil?


Da uma olhada ,talvez lhe dê uma luz:

http://uk.php.net/filesystem

http://uk.php.net/dir
Responder

05/01/2015

Cleyton Caetano

estava pesquisando e vi algo sobre essa classe PHP.

disk_total_space()


http://php.net/manual/en/function.disk-total-space.php


será se ela pode ser útil?


Da uma olhada ,talvez lhe dê uma luz:

http://uk.php.net/filesystem

http://uk.php.net/dir


vou da uma analizada!
Responder

05/01/2015

Ronaldo Lanhellas

Pessoal, eu to pensando em liberar um espaço de armazenamento para os usuários do meu site, para que eles possam armazenar arquivos como fazem alguns sites como 4shared, Mega, MideaFire, SendSpace e outros milhares, mas queria deixar disponível somente 40 Gigas para cada, como faço isso? alguma idéia?


Bom, uma maneira de fazer isso é colocando um contador de tamanho de arquivo, onde cada vez que um novo upload for feito o seu programa irá calcular o tamanho do arquivo e somar a um contador já existente. Quando o tamanho de 40GB for atingido você não deixa mas que o upload seja feito.

Teoricamente falando, é relativamente simples. É só ter cuidado com o que será enviado/upload.


já vi essa possibilidade, mas caso o usuário apague um arquivo? existe alguma forma de pegar o tamanho de uma pasta em php? como o jothaz fez...

Fiz algo parecido em ASP clássico. Usava o FSO (File System Object) para obter as informações dos arquivos na pasta. Como era só para alguns clientes de um escritório de contabilidade trocar arquivos foi bem simples.


Sim claro, você tem que controlar inserções e deleções de arquivos, igual um CRUD comum. Não deixa de ser um CRUD com um Bean Arquivo.
1 - Inseriu então aumenta o espaço usado;
2 - Deletou então diminui o espaço usado;

Dica: CAda registro no banco deve ser relacionado a 1 arquivo contendo o seu tamanho real, assim quando for calcular o espaço usado fica fácil.
Responder

05/01/2015

Cleyton Caetano

Pessoal, eu to pensando em liberar um espaço de armazenamento para os usuários do meu site, para que eles possam armazenar arquivos como fazem alguns sites como 4shared, Mega, MideaFire, SendSpace e outros milhares, mas queria deixar disponível somente 40 Gigas para cada, como faço isso? alguma idéia?


Bom, uma maneira de fazer isso é colocando um contador de tamanho de arquivo, onde cada vez que um novo upload for feito o seu programa irá calcular o tamanho do arquivo e somar a um contador já existente. Quando o tamanho de 40GB for atingido você não deixa mas que o upload seja feito.

Teoricamente falando, é relativamente simples. É só ter cuidado com o que será enviado/upload.


já vi essa possibilidade, mas caso o usuário apague um arquivo? existe alguma forma de pegar o tamanho de uma pasta em php? como o jothaz fez...

Fiz algo parecido em ASP clássico. Usava o FSO (File System Object) para obter as informações dos arquivos na pasta. Como era só para alguns clientes de um escritório de contabilidade trocar arquivos foi bem simples.


Sim claro, você tem que controlar inserções e deleções de arquivos, igual um CRUD comum. Não deixa de ser um CRUD com um Bean Arquivo.
1 - Inseriu então aumenta o espaço usado;
2 - Deletou então diminui o espaço usado;

Dica: CAda registro no banco deve ser relacionado a 1 arquivo contendo o seu tamanho real, assim quando for calcular o espaço usado fica fácil.


estou achando que vai ser dessa forma mesmo que vou fazer, inclusive estou pensando em usar esse código pera pegar o tamanho do arquivo em questão..

<?php 
					$filename = 'arquivo.zip';
					echo $filename . ': ' . filesize($filename) . ' bytes';
				?>
Responder

07/01/2015

Ronaldo Lanhellas

Pessoal, eu to pensando em liberar um espaço de armazenamento para os usuários do meu site, para que eles possam armazenar arquivos como fazem alguns sites como 4shared, Mega, MideaFire, SendSpace e outros milhares, mas queria deixar disponível somente 40 Gigas para cada, como faço isso? alguma idéia?


Bom, uma maneira de fazer isso é colocando um contador de tamanho de arquivo, onde cada vez que um novo upload for feito o seu programa irá calcular o tamanho do arquivo e somar a um contador já existente. Quando o tamanho de 40GB for atingido você não deixa mas que o upload seja feito.

Teoricamente falando, é relativamente simples. É só ter cuidado com o que será enviado/upload.


já vi essa possibilidade, mas caso o usuário apague um arquivo? existe alguma forma de pegar o tamanho de uma pasta em php? como o jothaz fez...

Fiz algo parecido em ASP clássico. Usava o FSO (File System Object) para obter as informações dos arquivos na pasta. Como era só para alguns clientes de um escritório de contabilidade trocar arquivos foi bem simples.


Sim claro, você tem que controlar inserções e deleções de arquivos, igual um CRUD comum. Não deixa de ser um CRUD com um Bean Arquivo.
1 - Inseriu então aumenta o espaço usado;
2 - Deletou então diminui o espaço usado;

Dica: CAda registro no banco deve ser relacionado a 1 arquivo contendo o seu tamanho real, assim quando for calcular o espaço usado fica fácil.


estou achando que vai ser dessa forma mesmo que vou fazer, inclusive estou pensando em usar esse código pera pegar o tamanho do arquivo em questão..

<?php 
					$filename = 'arquivo.zip';
					echo $filename . ': ' . filesize($filename) . ' bytes';
				?>


Sim. Esse é o caminho.
Responder

11/08/2015

Ricardo

Tem que criar cotas de disco e se por acaso você tiver hospedagem simples, isso não é possível fazer e certamente o seu host vai suspender a conta.

Esse tipo de aplicação de compartilhamento de arquivos somente em servidores dedicados. Se essa não for a sua estrutura então vai ter problemas.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar