Dividir o banco ou ter varios bancos?

03/12/2015

0

Quero lembrar de uma informação, não sei se li ou vi alguma aula a respeito, em uma empresa, é possivel dividir o banco de dados da forma fisica? ou até mesmo possuir varios banco de dados, um para cada setor, é possivel.

*obs, não lembro das restrições de contrato do SQL Server.
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Post mais votado

19/02/2016

Olá Mariana, com relação a como isto é feito fisicamente em um banco de dados, no caso do PostgreSQL, concordo com o William, assim como cada SGBD tem sua particularidade.

Sobre a sua dúvida "até mesmo possuir vários banco de dados, um para cada setor, é possivel."

Acredito que se viu ou ouviu em alguma aula, ou em algum lugar, foi relacionado a Data Warehouse,onde o conceito de de banco de dados departamental é utilizado, onde vários Data Warehouses departamentais (Data Marts) compõe o DW geral da empresa.

Recomendo ler sobre o tema pois Data Warehouse envolve diversas características conceituais e na prática, tanto sobre modelagem tanto quanto sobre o armazenamento físico.

https://www.devmedia.com.br/data-warehouse-ou-data-mart-por-onde-comecar/6996

Rodrigo Nogueira

Rodrigo Nogueira
Responder

Mais Posts

04/12/2015

Alan Mario

Criar bancos acredito que não seja uma solução viavel.
Responder

06/12/2015

Mariana Carvalho

Criar bancos acredito que não seja uma solução viavel.


Não tenho certeza ainda.
Responder

06/12/2015

William

Bom vamos por partes, temos várias situações que podem se encaixar na sua dúvida:

1 - Em bancos que suportam vários Schemas dentro do mesmo banco de dados podemos criar um Schema para cada departamento, já fiz isso com PostgreSQL.

2 - No PostgreSQL é possível separar onde serão gravados os Tablespaces em discos.

3 - Criar bancos por departamento realmente não tem sentido, só se for uma regra de negócio bem específica.
Responder

06/12/2015

Jothaz

O enunciado do post ficou um pouco confuso e no caso as respostas do William, sempre assertivo, seria o que eu responderia.

Não faz muito sentido dividir o banco por departamento,afinal o importe é consolidar as informações para a tomada de decisões gerenciais e estratégicas.

Existem cenários em que se pode usar [url:descricao="Banco de dados distribuídos"]https://pt.wikipedia.org/wiki/Banco_de_dados_distribu%C3%ADdos[/url] mais informações aqui [url:descricao=O que é um Banco de Dados distribuído? ]https://www.devmedia.com.br/o-que-e-um-banco-de-dados-distribuido/24762[/url].
Talvez foi sobre isto que você leu, mas de qualquer forma é mais um visão de como poder ser abordada a questão.

Por exemplo hoje estou em um cliente que atua e vários locais pelo mundo: America Latina, Africa, Europa, Asia e EUA/Canada, então temos vários bancos distribuídos.
Responder

07/12/2015

Mariana Carvalho

Cheguei a ler com um pouco de detalhes os Schemas, que chega a ser uma divisão "logica" e não fisica do banco, me corrijam se estiver escrevendo besteira.
Obrigada aos senhores: William e Jothaz. Se tiver mais duvidas a respeito desse assunto volto pra cá.
Responder

07/12/2015

Roniere Almeida

Alguem falou de "schemas", olha um artigo bem simples que fiz, no SQL Server.
Responder

07/12/2015

Mariana Carvalho

Obrigada Roniere, vai ajudar tambem.
Responder

07/12/2015

Roniere Almeida

De nada Mariana. Espero que o artigo realmente ajude.
Responder

08/12/2015

Mariana Carvalho

De nada Mariana. Espero que o artigo realmente ajude.


Sim, está muito bem feito.
Responder

08/12/2015

Edson Venancio

Leia Este Dois Topicos sua resposta esta ai.. Aprensetei um trabalho ontem na faculdade sobre este assunto..

https://social.msdn.microsoft.com/Forums/sqlserver/en-US/bd799a76-bd8b-4489-848f-e392dd0ae6f0/mdfndfldf-files

https://technet.microsoft.com/pt-br/library/ms179316(v=sql.105).aspx
Responder

09/12/2015

Mariana Carvalho

Oi Edson, obrigada, o trabalho está disponivel na rede?
Responder

21/01/2016

João Françozo

Olá Mariana,

Na questão de separar os banco de dados não é uma boa.
O que fazemos é separar as tabelas e index em outro arquivo de dados no caso ndf ou mdf, podemos colocar esses arquivos em disco separados para ter maior performance.
Com essa separação você pode fazer backup de cada arquivo ou somente de um arquivo se preferir.

Att
João Antonio
Responder

21/01/2016

Mariana Carvalho

Tem exemplos? links.
Responder

19/02/2016

Helder

Olá pessoal, tudo bem?
Não sei se já conhecem, mas existe uma plataforma para criação de webservices muito eficiente, basta apenas liberar acesso para o banco de dados, e você pode criar uma nova tabela, um novo campo com apenas um clique, talvez ajude muito vocês.
Fica a indicação do Datasocket.
datasocket.co/free
Responder

19/02/2016

Mariana Carvalho

Obrigada Nogueira.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar