Dividir valor em parcelas

06/04/2014

0

ae pessoal,eu
tenho um form com um grid q mostra todas as parcelas do cliente, com os valores
divididos corretamente pelo tanto de parcelas existentes. Ate ai tudo bem, mas
eu queria fazer assim: caso o cliente resolvesse pagar um valor a mais q o
valor gerado para a parcela teria uma funcao q recalculasse automaticamente o valor das outras
parcelas restantes. Outro problema e q, para este recalculo destas parcelas fosse descontado o valor ja pago pelo cliente e, tambem, não permitisse a alteraçao nas parcelas ja pagas.

Obrigado a todos.
Jackson Almeida

Jackson Almeida

Responder

Posts

06/04/2014

Marisiana Battistella

Olá Jackson!
Você teria que ter um campo que identifique se a parcela está paga ou não e quando você for fazer esse recálculo, você utiliza esse campo para verificar se a parcela esta´paga ou não e para aplicar as alterações nos valores apenas das parcelas ainda não pagas.
Não sei se consegui me fazer entender..
Responder

15/04/2014

Flávio Matias

não seria mais simples dar esse valor a mais em desconto da próxima parcela, do que repartir entre as parcelas que restaram..?..
Responder

15/04/2014

Cauê Nishijima

Acho que da pra fazer da seguinte forma:

valorPagoAMaior := valorPago - valorParcelaAtual;


e executar as seguinte SQLs

SELECT count(*) AS parcelasRestantes FROM tb_parcelas WHERE cliente = :cliente AND prestacao = :prestacao AND pago = 'N'


com o retorno você efetua:

descontoDeCadaParcelaRestante := valorPagoAMaior / parcelasRestantes


e para finalizar executa a seguinte SQL:

UPDATE tb_parcelas SET valor = valor - :descontoDeCadaParcelaRestante WHERE  cliente = :cliente AND prestacao = :prestacao AND pago = 'N'


Essa é a lógica com umas adaptações você pode aplicar no seu projeto!
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar