Duvida: contratação de hospedagens para empresa de webdesiger

08/05/2014

0

PHP

Desculpa se não for o local correto para postagem, mais não consegui encontrar uma área correta. Estou pretendendo montar uma pequena empresa de web designer, em casa mesmo. Mais tenho uma duvida sobre como contratar os serviços de hospedagens para os clientes.

Eu devo contratar os serviços em meu nome, como domínio e hospedagem, ou devo contratar no nome do meu cliente?
João Oliveira

João Oliveira

Responder

Posts

08/05/2014

Roniere Almeida

JohnOliver, temos no forum algumas perguntas parecidas, mas a sua bem especifica e me causou curiosidade, estarei acompanhando o post, pois fiquei interessado.

segue os posts que ja foram abertos:

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/escolhendo-uma-hospedagem/476679[/url]

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/hospedagem-de-sites/462222[/url]

[url]https://www.devmedia.com.br/forum/hospedagem-help/469597[/url]
Responder

08/05/2014

João Oliveira

pois é, procurei bastante na net e não consegui achar nada a respeito, apenas falando sobre como montar a empresa ou sobre hosts. Mais nada relacionada a como se deve proceder sobre a contratação para o cliente.

A grande maioria dos clientes, claro nem liga muito para isso, mais eu gostaria de fazer da maneira mais correta possível.
Responder

08/05/2014

Raphael Souza

pois é, procurei bastante na net e não consegui achar nada a respeito, apenas falando sobre como montar a empresa ou sobre hosts. Mais nada relacionada a como se deve proceder sobre a contratação para o cliente.

A grande maioria dos clientes, claro nem liga muito para isso, mais eu gostaria de fazer da maneira mais correta possível.


Bom, quando tenho esse cenário penso em uma pergunta e duas alternativas:

O cliente vai me pagar pelo Host?

1) Se sim, contrato o servidor para mim e cobro os encargos do cliente. Dependendo do caso já coloco o valor embutido no contrato de manutenção e gerencio toda a parte de servidor do cliente. Pode-se contratar um servidor dedicado mais robusto e se cobrar mensalmente a hospedagem dos clientes em nome da minha empresa. Meio como uma terceirização da contratação. Acaba que esse serviço se mantém sozinho.

2) Se não, contrato domínio e hospedagem no nome da empresa contratante, me coloco como responsável técnico do domínio junto ao RegistroBR e realizo o trabalho. No término do mesmo, não há relação com o cliente nos meus dados de PJ.

Se você tiver uma boa demanda, vale a pena pensar na opção 01. Acaba que se passa mais credibilidade, o seu servidor dedicado "se paga" de forma autônoma e o que sobrar ainda é lucro =)
Responder

08/05/2014

João Oliveira

Obrigado Raphael, também prefiro a primeira opção, mais tenho uma duvida, se so contratar o domínio e o host no meu nome, caso o cliente faça alguma merda, como postar algo ilegal, eu posso ser responsabilizado por alguma coisa?

Você poderia passar o nome da empresa que contratar o serviço de hospedagem dedicada?
Responder

09/05/2014

Raphael Souza

Obrigado Raphael, também prefiro a primeira opção, mais tenho uma duvida, se so contratar o domínio e o host no meu nome, caso o cliente faça alguma merda, como postar algo ilegal, eu posso ser responsabilizado por alguma coisa?

Você poderia passar o nome da empresa que contratar o serviço de hospedagem dedicada?


Bom dia! Bom, com relação ao domínio e sempre faço no nome da empresa contratante e faço o apontamento de DNS master e slave pro meu servidor. O domínio faz parte da identidade da empresa contratante. Imagine um cliente pesquisando sobre o domínio de um açougue popular e as informações do registrobr mostram dados de uma empresa de desenvolvimento web. Além dessa questão do domínio fazer parte da identidade da empresa, entra esse ponto que você citou sobre ações ilegais. Geralmente quando você desenvolve um site ou app se responsabiliza pela parte técnica e raramente a de conteúdo.
Então acho legal sim se manter a hospedagem no seu CNPJ e cobrar a parte, mas manter os dados de domínio fiéis aos dados da empresa que te contratar.

Eu utilizo o servidor da Locaweb. Não tenho muito o que reclamar, pois até o momento não fiquei na mão. Pago 199,00 num server cloud deles que me atende muito bem. Tenho aplicações robustas rodando nele com CakePHP e nunca tive problemas técnicos ou de deploy. Mas existem muitos outros hosts dedicados e/ou cloud bacanas por aí.
Responder

09/05/2014

João Oliveira

Obrigado pela ajuda Raphael, não sei se foi eu que não consegui achar ou se o pessoal tem vergonha de perguntar, mais não achei nada a respeito na web. Mais felizmente você tirou todas as minha duvidas.

Mais sem querer ficar incomodando, se possível gostaria de te pedir esclarecimento sobre algumas duvidas sobre como fazer o contrato com o cliente, se não puder responder não tem problema, ja me ajudou muito.

No contrato e cobrado um valor pela criação do site e um valor mensal para manutenção?

Como e feito o calculo de quanto sera o valor pago pela hospedagem, apenas um exemplo simples "ate 1000 acesso o valor e X" "ate 2000 o valor e Y"?

E a respeito dessa manutenção, mais ou menos o que seria incluído? Por exemplo se ele quiser mudanças muitas drásticas no template, poderia ser cobrado um valor a mais?

Desculpa tomar seu tempo, mais não consegui achar muita coisa boa na internet,
Responder

11/05/2014

Luciano Martins

Interessante essa thread, acompanhando tb para tirar dúvidas...
Responder

11/05/2014

Roniere Almeida

Raphael, sobre essa questão de hospedagem, dominio e sub-dominio, paga-se tambem pelo nome, é todo ano isso?
Responder

13/05/2014

Raphael Souza

Obrigado pela ajuda Raphael, não sei se foi eu que não consegui achar ou se o pessoal tem vergonha de perguntar, mais não achei nada a respeito na web. Mais felizmente você tirou todas as minha duvidas.

Mais sem querer ficar incomodando, se possível gostaria de te pedir esclarecimento sobre algumas duvidas sobre como fazer o contrato com o cliente, se não puder responder não tem problema, ja me ajudou muito.

No contrato e cobrado um valor pela criação do site e um valor mensal para manutenção?

Como e feito o calculo de quanto sera o valor pago pela hospedagem, apenas um exemplo simples "ate 1000 acesso o valor e X" "ate 2000 o valor e Y"?

E a respeito dessa manutenção, mais ou menos o que seria incluído? Por exemplo se ele quiser mudanças muitas drásticas no template, poderia ser cobrado um valor a mais?

Desculpa tomar seu tempo, mais não consegui achar muita coisa boa na internet,


Desculpa na demora da resposta.

P: No contrato e cobrado um valor pela criação do site e um valor mensal para manutenção?
R: Primeiramente, nem todo site/sistema necessita de manutenção. Sendo assim, trabalho essa parte dos contratos de forma separada. Se fosse quer uma aplicação personalizada de gerenciamento de projetos, eu primeiramente ataco os pontos de desenvolvimento, como levantamento de requisitos, DOCUMENTAÇÃO, regras de negócio, tecnologias a serem utilizadas, metodologia de desenvolvimento (cascata ou incremental) e por aí vai. Consequentemente e naturalmente vai surgir a necessidade da manutenção do mesmo. E se você prestou um bom serviço de desenvolvimento, você acaba de ganhar o contrato de manutenção =). Resumindo: um contrato com valor de desenvolvimento, e se necessário, posteriormente um contrato de manutenção. Afinal, o produto é o mesmo, mas os serviços são diferentes.

P: Como e feito o calculo de quanto sera o valor pago pela hospedagem, apenas um exemplo simples "ate 1000 acesso o valor e X" "ate 2000 o valor e Y"?
R: Difícil estabelecer um parâmetro para mensural um intervalo de preço. Eu estipulo o valor dos meus projetos pela complexidade de desenvolvimento e não por acessos. Se vou ter que fazer um sistema com várias requisições ajax, callbacks, com fábrica de conexões, bla bla bla....ele pode ter 2 acessos ou 1.000 acessos mensais que o preço dele pra mim não muda. Conhecimento = sistema de qualidade = valor agregado elevado = retorno positivo sobre o investimento do cliente. Quanto vale o seu conhecimento e sua competência?

P: E a respeito dessa manutenção, mais ou menos o que seria incluído? Por exemplo se ele quiser mudanças muitas drásticas no template, poderia ser cobrado um valor a mais?
R: Rompeu-se um paradigma no desenvolvimento de software onde a mudança era um bicho de sete cabeças. Mudanças são boas!!!! Acredite. O que as torna tão complicadas é uso ou o não uso de boas práticas no desenvolvimento. É claro que existem situações e situações. Por exemplo: eu SEMPRE coloco nos meus contratos de manutenção uma cláusula que fala resumidamente "todas as solicitações de alteração e/ou criação de novas funcionalidades passaram por avaliação técnica e de viabilidade[....]". Isso te dá uma margem pra pensar numa solução..se é viável ou não. Beleza, é viável mas vai me dar um trabalho danado. Pode-se trabalhar com um contrato de horas/mês. Por exemplo: mensalmente o seu cliente dispõe de 20 horas de desenvolvimento da sua empresa para quaisquer solicitações. Porém, as horas que forem excedidas no mês serão cobradas R$ 160,00 na fatura do mês seguinte. Pegou a malícia da coisa? A mudança dramática te gera uma carga a mais daquilo que foi contratado e consequentemente você recebe pelo esforço a mais não planejado. Ou pode-se utilizar um preço fixo elevado e colocar a cara a tapa.

Espero ter ajudado.
Abraço.

Responder

13/05/2014

Raphael Souza

Raphael, sobre essa questão de hospedagem, dominio e sub-dominio, paga-se tambem pelo nome, é todo ano isso?


Roniere, na verdade o que se paga é somente o domínio, com variação de preço para domínios internacionais. Os subdomínios geralmente são serviços cobrados pela empresa de hospedagem. Por exemplo: www.seudominio.com.br ou blog.seudominio.com.br ou loja.seudominio.com.br fazem parte do mesmo domínio. Os subdominios variam de acordo com o plano de hospedagem.

Com relação aos valores: domínios nacionais estão 30,00 anual e internacionais 19,90.
Podem ser contratados nos planos anual, bienal ou trienal.

Abraço.
Responder

13/05/2014

João Oliveira

Obrigado Raphael, sem duvida tirou minhas duvidas e acredito que de muita gente. Muito obrigado pela colaboração.
Responder

14/05/2014

Raphael Souza

Obrigado Raphael, sem duvida tirou minhas duvidas e acredito que de muita gente. Muito obrigado pela colaboração.


Estou à disposição. Abraço.
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar