Dúvida de Form para Gravar no BD com MVC 4 ou 3

24/06/2013

0

Pessoal, sei que trabalhar com views não é possível ir acompanhando o layout(leiaute, acreditem, o verdadeiro português)das páginas, pois há como vizualizar em design time. Necessito criar um formulário de inserção de dados no BD com MVC, bem elegante e como não consigo montar com views e nem sei se é esse o caminho, pergunto: É correto criar um webform para isso(aspx) e depois chamar por uma view esse webform? E como eu chamo pela view? E os controllers, como se comportam? Tenho em minha Models a classe de inserção, usando EF, mas como fica então essa coisa de View, Controller e Aspx? No aguardo de uma ajuda. Isso é apenas um teste para mim.
Pjava

Pjava

Responder

Posts

24/06/2013

Joel Rodrigues

Pode não ser errado, mas não acho correto usar um webform onde deveria ter uma view. As telas de cadastro, consulta e etc são todas montadas sobre o modelo MVC, então não faria sentido você precisar recorrer a outro tipo de arquivo para isso.
Me parece que sua dificuldade é com a interface da página, certo? Se for, isso é algo com o que precisamos nos acostumar. Então eu te diria pra usar uma das seguintes estartégias:
1) Montar a interface em um arquivo HTML externo, pois é fácil de visualizar no browser, e só no final jogar isso na view.
2) Rodar a view no browser normalmente e ir atualizando só o código front-end e atualizando o browser.

Coisas de front-end, precisamos nos acostumar. Na verdade, mesmo nos webforms eu não confio muito naquele preview em tempo de design. Prefiro executar o projeto e ir atualizando dinamicamente no browser.
Responder

24/06/2013

Thiago Porto

Cara aconselho usar o modelo tradicional do mvc, pois acho até mais simples do que usando o webforms. Sobre chamar por uma view não tem como, o que vc pode fazer é um link que chama a aspx e sobre o controller vc usa uma classe ou dentro da própria classe do aspx vc pode trabalhar, mas não aconselho.
Entra nesse site, tem muita coisa: http://www.macoratti.net/Default.aspx
Responder

24/06/2013

Pjava

É exatamente isso que eu preciso, tipo, jogar um pixel para direita ou esquerda e isso não consigo fazer pela view. E fazer um html a parte, ok, mas a view chamaria ele sem problemas?
Responder

24/06/2013

Thiago Porto

Cara uma view é um html você pode trabalhar tranquilamente, adicionando js, css entre outros, a diferença é que o corpo fica um um layout(master page).
Responder

24/06/2013

Thiago Porto

Outra coisa, sobre ficar olhando o resultado é executar a aplicação para ser renderizada no browser usando o ctrl+f5 e deixar aberta, e qualquer alteração apenas salve e atualize o browser.
Responder

24/06/2013

Joel Rodrigues

É exatamente isso que eu preciso, tipo, jogar um pixel para direita ou esquerda e isso não consigo fazer pela view. E fazer um html a parte, ok, mas a view chamaria ele sem problemas?

Não é questão de "chamar", a view é formada por HTML com trechos de código de outra linguagem imbutidos, então você pode montar o HTML/CSS/JavaScript da forma que achar melhor e utilizar esses trechos de código que vem do controller.
Por exemplo:
<hgroup class="title">
    <h1>@ViewBag.Title.</h1>
    <h2>@ViewBag.Message</h2>
</hgroup>


Se ao invés de h1 e h2, você quiser h3 e h4, é só mudar:
<hgroup class="title">
    <h3>@ViewBag.Title.</h3>
    <h4>@ViewBag.Message</h4>
</hgroup>


E por aí vai.
Responder

24/06/2013

Pjava

Entendi e me disseram para usar o Helper Html.BeginForm e outros Helpers. Vou nesse caminho sim. Valeu a todos.
Responder

24/06/2013

Joel Rodrigues

Show de bola.
Então vou marcar o tópico como Concluído. Qualquer coisa, é só falar.
Abraço.
Responder

24/06/2013

Pjava

Antes de concluir. Criei uma view com layout=null e coloquei um botão e roteei para ela subir e dá uma mensagem de erro dizendo que o recurso não está disponível ou foi removido, aquela mensagem padrão. Deveria subir alguma coisa, pois há dados a ser mostrado.
Responder

24/06/2013

Pjava

Antes de concluir. Criei uma view com layout=null e coloquei um botão e roteei para ela subir e dá uma mensagem de erro dizendo que o recurso não está disponível ou foi removido, aquela mensagem padrão. Deveria subir alguma coisa, pois há dados a ser mostrado.
Responder

24/06/2013

Pjava

Esse é o erro:
HTTP 404. O recurso que você está procurando (ou uma de suas dependências) não pôde ser removido, seu nome foi alterado ou está temporariamente indisponível. Examine o URL e certifique-se de que está digitado corretamente.
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar