Duvida em Tabelas
03/04/2014
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Estou fazendo uma Base de Dados para guardar as Compras em uma Loja.
Um Cliente tem associado uma Ficha de Cliente com os seus dados.
Nessa Ficha são adicionadas todas as compras que esse Cliente faz, bem como outras informações sobre os interesses do Cliente.
Para cada Compra é especificado o Vendedor que atendeu o Cliente.
Devo criar as tabelas: Cliente, FichaCliente, Compra, Vendedor?
Criando as relações:
Cliente com FichaCliente.
FichaCliente com Compra.
Compra com Vendedor
Tenho ainda outra dúvida.
Cada Funcionário da loja deve fazer Login no sistema de vendas, mas cada funcionário tem permissão especifica para aceder aos dados, dependendo do seu tipo de cargo.
Pensei em criar a tabela Login com os atributos Login, Pass e TipoFunc.
TipoFunc é para distinguir os funcionários, para saber qual a sua permissão.
Mas como é que a partir posso controlar esse acesso?
Maria Araújo
Posts
04/04/2014
Roniere Almeida
sobre o login, pra mim está certo.
05/04/2014
Maria Araújo
Do tipo, quando vamos ao médico pela 1ª vez é preenchida uma ficha para cada Pessoa.
Nessa ficha, além dos dados pessoais tem ainda a lista de todas as consultas desse paciente, os medicamentos que ele toma, etc.
A minha Ficha de Cliente de uma loja acaba por funcionar do mesmo jeito que a ficha de paciente.
Em relação ao Login, depois de alguem ter feito Login eu sei seu qual a sua função.
Para que um determinado User não possa ver certa informação devo criar Views para esse tipo de User?
E como faço para que não possa alterar informação na BD?
Obrigado
05/04/2014
Fabiano Carvalho
Ao meu ver é necessário criar as tabelas: Vendedor, Cliente, FichaCliente, Compra e estoque (Se tiver.)
06/04/2014
Maria Araújo
Mas não fica muito dificil criar uma Procedure para inserir uma nova Compra à Ficha de Cliente?
Pois quando insiro uma nova Compra devo ter presente o cod_Cliente.
Passo esse cod_Cliente como parametro da Procedure e depois seleciono a Ficha de Cliente a partir desse codigo?
06/04/2014
Marisiana Battistella
Maria, você já tem o modelo ER definido?
Quais são as tabelas que constam nele?
Eu acho que ficou um pouco confuso pra te ajudar a sanar essas dúvidas, se vc postar a modelagem ou a estrutura das tabelas nos ajudaria a te ajudar.
Não precisa colocar todos os atributos, apenas a representação das ligações entre as tabelas (chaves estrangeiras e primárias).
06/04/2014
Marisiana Battistella
No meu ponto de vista, através do que falastes, você teria que ter as seguintes tabelas:
CLIENTE : contendo o cadastro de todas as informações pessoais do cliente.
VENDEDOR/FUNCIONARIO: contendo as informações (cadastro) dos vendedores e funcionários bem como as informações de login e senha de acesso ao sistema.
INTERESSES: contendo as informações de interesses do cliente para identificar, por exemplo, o tipo de compra.
MOVIMENTOS_COMPRAS: contendo as informações de compras ou movimentações realizadas e também terá chaves estrangeiras para identificar o cliente, o funcionário e o interesse.
06/04/2014
Maria Araújo
[img]http://arquivo.devmedia.com.br/forum/imagem/365783-20140406-163012.png[/img]
06/04/2014
Ricardo
07/04/2014
Maria Araújo
Não sei se fica confuso colocar essa tabela ou a deva remover e Cliente relacionar Compras, Questionário.
07/04/2014
Ricardo
Não sei se fica confuso colocar essa tabela ou a deva remover e Cliente relacionar Compras, Questionário.
Eu não entendi qual a dúvida em relação ao cliente.
07/04/2014
Roniere Almeida
07/04/2014
Maria Araújo
Cada Cliente tem a si associado uma única ficha, e uma determinada ficha é especifica para um determinado cliente.
A relação Ficha de Cliente -> Cliente é uma relação 1:1.
Se assim fizer, associo à Ficha de Cliente as Compras, o Questionário.
Devo fazer deste modo ou eliminar a tabela Ficha de Cliente e relacionar à tabela Cliente as suas Compras, Questionário.
A minha dúvida é somente esta, pois não sei até que ponto uma será melhor do que a outra, nomeadamente à inserção de valores nas tabelas.
07/04/2014
Marisiana Battistella
Exclui essa tabela e liga a tabela QUESTIONARIO a tabela COMPRA.
Assim, você manterá o cadastro do cliente na tabela CLIENTE e na tabela compra você terá as compras que ele fez.
A tabela QUESTIONARIO vc utilizará para realizar os cadastros de questionários, pois um questionário pode estar associado à várias compras realizadas por clientes diferentes.
07/04/2014
Roniere Almeida
07/04/2014
Ricardo
No caso você faria um formulário que vai ser a ficha do seu cliente, e nesse formulário você carrega as informações de todas as tabelas que você precisa.
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