[DÚVIDA] Melhor forma de manipular dados ASP .NET MCV

15/03/2016

0

Boa tarde,

Qual é a melhor forma de manipular os dados no banco de dados utilizando ASP .NET MVC, ADO NET ou Entity Framework?

Eu tinha iniciado um projeto em Web Forms, e estava fazendo toda a manipulação de dados utilizando ADO NET (eu acho), onde eu tinha uma classe responsável pela conexão com o BD e uma classe para cada tabela do banco com seus respectivos métodos (CRUD), e chamava o métodos nos eventos.

Resolvi trocar de Web Form para MVC, li um livro de ASP .NET MVC, e no livro ele fez o mapeamento do banco de dados utilizado o Entity Framework, e agora estou com muita dificuldade para efetuar algumas consultas.

Uma das funções da aplicação é exibir uma lista de aniversariantes do mês, teria que exibir uma tabela com o dia que o cara faz aniversário.

Outra função é exibir um lista com todas as alterações feitas em um intervalo de datas estipulado pelo usuário.

Utilizando o select do SQL eu consigo exibir esses registros, mas do jeito que estou fazendo agora não sei como fazer essas consultas...

Eu posso criar uma classe no MODEL e fazer uma conexão (sqlconnection) com o banco de dados, e uma classe para cada tabela com o modelo de dados (igual o entity cria automaticamente)? Assim eu não preciso me preocupar muito quando houver alteração no banco de dados, eu só acerto a classe da tabela q sofreu alteração.
E depois faço os métodos nos CONTROLLERS, utilizando o sqlcommand, por exemplo, mais ou menos como eu havia feito no web forms. E para os métodos que tiverem que se comunicar com o usuário eu gero as VIEWS, pois tenho alguns métodos que são utilizados por outros métodos.
Se sim, como faço isso?

Obrigado.
Ricardo

Ricardo

Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar