DÚVIDA: MVC e ASP.NET

08/02/2013

0

Quando usar um e quando usar outro?

me falaram que para projetos pequenos é melhro asp.net, porque é mais rapido.


Pode isso Arnaldo?!
Caio Uechi

Caio Uechi

Responder

Posts

08/02/2013

Robson Alves

Isso vai gerar uma grande discussão rsrs...

Eu não trabalho com mvc, mas tive experiências e gostei muito.
Com Web Forms eu consigo ter maior produtividade, pois já temos os controles largamente utilizado e prontos, integrando facilmente o server-side.
Sobre ser para pequenos projetos... isso é relativo. O que é um pequeno projeto?

Já tive projetos onde eu tive que criar um Form, mas o escopo do projeto era enorme, ele tinha muitas atividades por trás.
Acredito que a escolha parta mais para a praticidade, afinal de contas tudo é dinheiro.
O MVC para qm não vive nele, acredita que ele seja complexo, mas hoje existem também controles prontos para ele, o que facilita a vida também, em fim, o motivo da escolha deve ser feito de olho na equipe.

O time está pronto para programar em mvc?
Vocês tem tempo para aprender?

Minha opinião :D

Responder

08/02/2013

Joel Rodrigues

Primeiramente uma observação: a diferença aqui discutida é entre WEB FORMS e MVC, pois ambos são tipos de projeto ASP.net.

Então, muito boas as últimas observações do Robson.
Se você tem PRESSA, Web Forms é a melhor saída, pois é "praticamente" arrastar e soltar os componentes na tela.
Você quer seguir padrões de projeto, divisão em camadas, etc, quer aprender o mais atual, aquilo que é tido como mais "correto"? Então comece a estudar MVC.

Porém, antes de partir para o template MVC do ASP.net, é preciso entender como funciona o modelo MVC.

Boa sorte e compartilhe conosco suas decisões e experiências.
Abraço.
Responder

08/02/2013

Caio Uechi

certo!!

eu sempre utilizei web forms...

porém para a certificação, vai cair mvc 2.0...
dai estou sendo forçado a estudar mvc.

tava vendo alguns videos do devmedia do Rafael... e mencionou esse ponto: "Para projetos pequenos, é mais facil utilizar asp.net".



Responder

13/02/2013

Joel Rodrigues

Bom, com relação ao termo, depende de cada um, mas Web Forms e MVC são tipos de projetos/templates do ASP.net.
Mas enfim, voltando à questão, como vai cair na certificação, o jeito é você estudar. Mas tem certeza que é a versão 2.0?
Responder

13/02/2013

Robson Alves

Na certificação eles vão pegar em detalhes e não em como utilizar, portanto você vai ter que estudar e se aprofundar na divisão do framework para MVC.

Responder

13/02/2013

Caio Uechi

sim joel, é MVC 2.0 =(

....veeesh maria!
Responder

14/02/2013

Rodrigo Odasaki

hehehe, há alguns anos atrás eu pensava que sabia AJAX quando utilizava controle UpdatePanel do vs. Hoje utilizando ASP.NET MVC, eu posso dizer que sei trabalhar melhor com o AJAX puro, não que no ASP.NET Web Forms não se podia, mas ele já vinha com aquelas mão na roda pronta para se trabalhar.

Em meus últimos projetos, eu realizava a manutenção de um sistema feito em web forms, e posso garantir, que esses controles UpdatePanel & familia quando utilizados em excesso, deixavam a página muito lenta.
Responder

19/02/2013

Allan Perez

Li que uma das vantagens do MVC é o teste mais apurado. Utilizando o padrão MVP aplicado no Web form não poderia conseguir o mesmo resultado ou perto disso?

Por que a microsoft não disponibilizou controles padrões no asp.net mvc? Eu conheço telerik, DevExpress e outros só que são pagas. Alguém conhece uma solução free?
Responder

31/07/2013

José

Tópico concluído.
Responder

01/08/2013

Renato Groffe

Caio,

Sei que o tópico foi dado como concluído, mas se você vai fazer a prova do ASP.NET 4.0, a parte de MVC não é tão difícil. Fiz esse exame ainda em 2011 (final do ano) e caíram questões tranquilas no meu exame. Se você gastar tempo montando um CRUD básico já vai assimilar a maioria dos conceitos cobrados na prova.

Agora se for o exame da versão 4.5, ele é totalmente baseado em MVC 4. Aí realmente será preciso estudar bastante, já que a prova de ASP.NET agora é inteiramente focada nesse framework.


Renato
Responder

14/08/2013

Gabriel Simas

Caio,

Em minha experiência, que é pouca, eu uso o WebForms apenas para projetinhos baratos e bem simples, onde eu não preciso criar muitas camadas e com segurança razoável com prazo curto até porque o WebForms tem um comportamento muito parecido com os Sistemas Desktop que são baseados em ações que se refletem nos forms, com componentes prontos e afins.

Mas, caso você precise de uma aplicação Web, mais organizada de nível "Enterprise" com um maior controle e mais leve no server side e se utilizando de padrões de projetos e camadas mais complexas, te recomendo o ASP.NET MVC.

Forte Abraço
Responder

Que tal ter acesso a um e-book gratuito que vai te ajudar muito nesse momento decisivo?

Ver ebook

Recomendado pra quem ainda não iniciou o estudos.

Eu quero
Ver ebook

Recomendado para quem está passando por dificuldades nessa etapa inicial

Eu quero

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar