Duvida sobre a palheta quot;InterBasequot;

19/12/2005

0

Fato:

Para acessar o banco de dados (FireBird) usei a palheta InterBase, nela uso o IBConection para me conectar ao banco de dados.
Erro:
Quando instalo o programa no computador do cliente, o programa não consegue achar o banco de dados.
Duvida:
O que devo fazer para que o programa instalado na maquina do cliente, encontre o banco de dados, devo eu, na criação do instalador(uso InstallShield) criar um alias para o banco? Ou a conexão com o banco deve ser feita de outra forma?

Obrigado pela sua atenção.


Ullrich

Ullrich

Responder

Posts

19/12/2005

Aerreira

Eu uso um arquivo .INI para definir a localização do banco.

Por exemplo:
Durante o desenvolvimento o banco está em ´c:\delphi\grs\grs.gdb´ e no meu GRS.INI uso ´banco de dados=c:\delphi\grs\grs.gdb´

No cliente, a aplicação pode ficar em ´c:\arquivos de programas\grs\grs.exe´ e o o banco em ´192.168.0.1:/grs/grs.gdb´
Coloco no GRS.INI de cada estação o conteúdo ´banco de dados=192.168.0.1:/grs/grs.gdb´

Minha aplicação ao criar o DataModule abre o INI e lê o conteúdo de ´banco de dados´ e coloca na propriedade ´DatabaseName´ do IBDatabase (paleta Interbase (IBX))

Aliases do InstallShield são para BDE, se não me engano, portanto apenas use o InstallShield para colocar as coisas no lugar certo. O resto você faz manualmente ou não dá muita liberdade ao usuário para escolher o local do banco de dados. Mantendo o banco num lugar fixo, a definição que estiver no INI funcionará sem problemas.


Responder

20/12/2005

Gandalf.nho

Já que vc usa a paleta IBX, vc pode usar o componente IBDatabaseINI que facilita o uso de arquivos INI para essa finalidade.


Responder

20/12/2005

Ullrich

Obrigado pessoal pela dica.

Nunca usei um arquivo .INI, se não for pedir muito, sera que alguem tem alguma apostila, ou até mesmo um exemplo deste tipo de arquivo, e como utiliza-lo.

Desde já estou grato pela colaboração. Muito obrigado.


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar