Duvidas de iniciante experiente (Conexoes/Triggers/Store Pro

11/09/2004

0

Olá amigos, como o título já diz, sou iniciante em delphi mas a bastante tempo programo em Clipper, então algumas rotinas ainda me parecem estranhas, gostaria de contar com ajuda de vocês para esclarecer alguns tópicos (que infelizmente não são contemplados nos livros) e iniciar com tudo nessa fantástica ferramenta, fora isso, já tenho um contato bastante grande com a ferramenta, os tópicos ficaram grandes, mas é para esplanar bem as dúvidas:

Vou postar o tópico e a minha opinião, se estiver errado, por favor informem:

1)Sqldataset – nele são feitas todas as operações de select, insert, update e delete, é o componente principal para manipular mesmo as informações diretamente no servidor

2)Provider – Serve apenas em conjunto com o clientdataset, para possibilitar acesso bidirecional

3)Clientdataset – serve apenas para navegar pelo registros, é o espelho do conteúdo selecionado no sqldataset, nele os dados ficam em memória no terminal

4)Datasource – serve apenas alimentar componentes tipo dbedit e dbgrid, é o espelho do que contém clientdataset

5)Um exemplo prático de abertura de tabelas: no cadastro de clientes uso um campo cidade, que por sua vez possui um cadastro, então quando crio o cadastro de clientes abro sqldataset de clientes e cidades e clientdataset de clientes e cidades, quando a cidade procurada não está cadastrada clico no botão e abro o form cad cidades, no oncreate dele também abro o seu sqldataset e clientdataset, quando saio no onclose fecho sqldataset e clientdataset, como ficaria o acesso ao cadastro de cidades neste retorno já que a tabela foi fechado, ou trabalham em instâncias diferentes? Como poderia fazer essa chamada ao form cad cidades.

6)Quando quero totalizar as vendas de uma dia, seleciono pelo sqldataset, devo colocar um while para percorrer os registros no clientdataset?