Dúvidas de Iniciante

14/01/2008

0

Pessoal,

Tenho experiência em java e comecei a futucar .Net agora, estou começando pelo asp.

Hoje trago a vc´s duas dúvidas. A primeira é bem simples, a segunda acho que é um pouco mais complicada.

1º Dúvida -> Objeto SqlDataSource
Criei um objeto SqlDataSource e quero fazer um select com informações que o usuário inputou, mas não consigo de jeito nenhum fazer uso correto dos métodos. Abaixo o script que tentei implementar
Dim ee As ArrayList
Dim dd As New DataSourceSelectArguments
Dim valor As String
valor = ""
SqlDataSource.SelectCommand = "select nome from usuarios where codigo = " & TextBox1.Text
dd.AddSupportedCapabilities(DataSourceCapabilities.RetrieveTotalRowCount) ´copiei na internet
dd.RetrieveTotalRowCount = True ´copiei na internet
ee = SqlDataSource.Select(dd)
Dim cont As Integer
cont = 0
While (cont < ee.Count)
  valor = ee.Item(cont).ToString
  MsgBox(valor)
End While


O compilador informa que o retorno do Select é incompatível com o ArrayList. Já tentei com outros tipos de dados e tbm não consegui. O compilador sugere o uso da interface IENumerable, mas o ArrayList a implementa. Não entendi o porquê do erro.

2º Dúvida -> Herança:

Aqui é o seguinte, quero controlar a validade da sessão em uma classe minha. A minha idéia é criar uma classe chamada SessionClasse que herda de System.Web.UI.Page. Nos meus arquivos asp, ao invés de herdar de ...UI.Page, eu herdo de SessionClasse. Até aqui beleza, sem problemas.
O que eu quero agora, é criar um método (ou coisa parecida) que seja executado toda vez que uma instância que herde de SessionClasse seja executada.

Eu quero, por exemplo, colocar na sessão um atributo com o código do usuário. Se ao executar uma ação esse atributo não for encontrado, então o usuário deve ser remetido à página de login. Para isso eu criei a classe SessionClasse. Mas não quero simplesmente criar um método e ter que lembrar de executá-lo em cada ação que o usuário for executar, quero algo mais automático (se existir).

É isso, se puderem me ajudar eu agradeço.


Gandja2005

Gandja2005

Responder

Posts

15/01/2008

Ricardo Silva

Cara...

da uma pesquisada sobre Profile...
sei que vc tem que usar o arquivo Web.Config
na tag <System.web> vc pode colocar umas propriedades tipo assim...

<authentication mode=´Windows´/>
<profile>
<properties>
<add name=´usuario1´/>
<add name=´codigo´ type=´System.Int16´/>
</properties>
</profile>

tem um lugar ai que vc dexa allow=nome e redireciona para a tela de login, mas eu naum lebro como pq to sem o Visual Studio no momento

sei q vai ser complicado de entender, mas soh mais umas pesquisadas na net sei q vc entenderá...

Abraços...


Responder

15/01/2008

Gandja2005

Valeu,

Já é uma referência, obrigado


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar