Dúvidas de Iniciante

14/01/2008

0

Pessoal,

Tenho experiência em java e comecei a futucar .Net agora, estou começando pelo asp.

Hoje trago a vc´s duas dúvidas. A primeira é bem simples, a segunda acho que é um pouco mais complicada.

1º Dúvida -> Objeto SqlDataSource
Criei um objeto SqlDataSource e quero fazer um select com informações que o usuário inputou, mas não consigo de jeito nenhum fazer uso correto dos métodos. Abaixo o script que tentei implementar
Dim ee As ArrayList
Dim dd As New DataSourceSelectArguments
Dim valor As String
valor = ""
SqlDataSource.SelectCommand = "select nome from usuarios where codigo = " & TextBox1.Text
dd.AddSupportedCapabilities(DataSourceCapabilities.RetrieveTotalRowCount) ´copiei na internet
dd.RetrieveTotalRowCount = True ´copiei na internet
ee = SqlDataSource.Select(dd)
Dim cont As Integer
cont = 0
While (cont < ee.Count)
  valor = ee.Item(cont).ToString
  MsgBox(valor)
End While


O compilador informa que o retorno do Select é incompatível com o ArrayList. Já tentei com outros tipos de dados e tbm não consegui. O compilador sugere o uso da interface IENumerable, mas o ArrayList a implementa. Não entendi o porquê do erro.

2º Dúvida -> Herança:

Aqui é o seguinte, quero controlar a validade da sessão em uma classe minha. A minha idéia é criar uma classe chamada SessionClasse que herda de System.Web.UI.Page. Nos meus arquivos asp, ao invés de herdar de ...UI.Page, eu herdo de SessionClasse. Até aqui beleza, sem problemas.
O que eu quero agora, é criar um método (ou coisa parecida) que seja executado toda vez que uma instância que herde de SessionClasse seja executada.