Array
(
)

Dúvidas de iniciante

Gandalf.nho
   - 18 set 2007

Estou começando a desenvolver em Delphi .NET, mais especificamente ASP.NET, e tenho algumas dúvidas:

1 - Posso continuar programando de maneira estruturada normalmente ou é melhor usar classes para acessar o banco de dados?
2 - Existe alguma maneira de obter o diagrama de classes de um banco já existente (no caso, o Firebird)?
3 - Dou preferência a usar o driver BDP para Firebird (mais simples para usar, mas aparentemente descontinuado) ou o ADO.NET?
4 - No caso de usar o BDP, devo usar os componentes data-aware da própria Borland ou usar os nativos da framework? Qual é menos pesado para ser processado?


Gandalf.nho
   - 09 out 2007

Ninguém sabe?


Toninhonunes
   - 20 dez 2007


Citação:
Ninguém sabe?


Bom, como o Delphi induz você ir fazendo direto as coisas, vai da sua escolha, depende do tamanho do projeto, alguns poucos estão a usar a forma MVC para separar bem as camadas, depende do tamanho do projeto, e depende do seu conhecimento em orientação a objetos.

Esqueça o BDP, achei legal a facilidade dele e tudo, porém de novo descontinuaram algo que poderia ficar, porém adotaram o dbxpress como padrão, não compensa investir seu tempo no BDP, usa ADO diretamente, se quiser interfaces para vários databases implemente-as ou adquira o driver da Corelab que funcionado de forma semelhante ao BDP permitindo acesso há vários databases.

Sobre a velocidade de componentes, tanto faz, no fim tudo roda sob o framework.net, eu normalmente utilizo os nativos, fiz apenas um portal com o BDS 2006 usando os componentes nativos, não notei lentidão.