Duvidas simples ! Login - Bloquear Campos

21/03/2006

0

Srs, bom dia.
Estou com algumas duvidas:

- Como faço para bloquear um DBEDIT contra edição?

- Como faço para jogar o resultado de um select em um dbedit? (Tipo, quero fazer um select sum e jogar o resultado dentro de um dbedit)

- Como faço para capturar o login que o usuário utilizou e na hora que ele for vender algum produto, eu jogar este login em um campo da tabela de vendas?

Se puderem me ajudar eu ficaria grato.
Obrigado,

Ricieri.


Ricieri

Ricieri

Responder

Posts

21/03/2006

Paullsoftware

- Como faço para bloquear um DBEDIT contra edição?

Basta criar niveis de acesso ao seu sistema e checar o nivel na hora do login do usuario, para isso crie além da tabela de usuarios uma tabela para niveis que deve ser vinculada a um campo da tabela usuários na hora do login..
Como faço para jogar o resultado de um select em um dbedit? (Tipo, quero fazer um select sum e jogar o resultado dentro de um dbedit)

desculpa, mais se tratando de um DbEdit, basta setar as propriedades DataSource e DataField para os dados do DataSet correspondentes...
- Como faço para capturar o login que o usuário utilizou e na hora que ele for vender algum produto, eu jogar este login em um campo da tabela de vendas?

Para ter um controle melhor de quem está fazendo o que no seu sistema, crie em todas as suas tabelas os campos:
U_INCLUIU = STRING
U_INCLUIU_DATA = TIMESTAMP
U_ALTEROU = STRING
U_ALTEROU_DATA = TIMESTAMP
e na hora do login jogue o nome de uma variável global do tipo [b:41e269269b]String[/b:41e269269b] e sempre que ele fizer algo em qq lugar do seu sistema como por exemplo:
Incluiu o novo cliente, jogue o nome dele no campo [b:41e269269b]U_INCLUIU[/b:41e269269b] e no campo [b:41e269269b]U_INCLUIU_DATA[/b:41e269269b] a data/hora que ele fez a inclusão do registro, e, faça o mesmo em todas as suas tabelas, para controlar as modificações teste se é uma inclusão ou alteração dos dados antes de salvar no evento AffterPost do DataSet...

esprero ter ajudado! :wink:


Responder

21/03/2006

Ricieri

Paulo, boa tarde.
Entendi o que vc quis dizer, mas não é bem isso que preciso, veja:

1- Eu gostaria de saber qual propriedade que mudo no DBedit para não deixar ninguem editar ele, nem mesmo o usuario admin do sistema. Motivo: É o campo de quantidade em estoque. Só vai ser alterado o valor dele quando for feita uma compra, venda ou uma transação diversa para acertar o estoque...

2- Sobre o select, o que eu preciso é tipo, fazer um ´select sum´ e jogar o resultado em um dbedit, tipo, somar o total dos produtos e jogar o valor em um campo ou até mesmo em uma variável...

3- Eu nunca consegui fazer rodar um sistema de login, não sei fazer, se vc souber tiver algum exemplo e puder postar ai eu ficaria grato. Tipo, não sei fazer a comparação se o usuario e a senha existem na tabela e são iguais e etc...

Muito Obrigado,
Ricieri.


Responder

21/03/2006

Ramms

No caso do DBEdit é só vc setar a propriedade ENABLED dele pra False, assim não dá pra mudar o conteúdo....

Para passar o valor para um DBEDIT é só vc setar assim ó:

DBEdit1.Field.Value := cds_teste.FieldByName(´sum´).AsCurrency; //aki vc coloca o resultado do sum

sobre o sistema de usuários utiliza o compenente usercontrol...
www.usercontrol.com.br

[]´s


Responder

21/03/2006

Ricieri

Entao ramns, mas tipo, como eu consigo o resultado do select para jogar no dbedit, esta é minha duvida...
tipo, vou fazer: select sum(valor) from fornecedores, ai vai dar R$ 2.950,00

Como eu faço pra jogar este valor no dbedit?
Valeu!


Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar