é aconselhavel??? SQL Server

26/03/2013

0

olá!!!

pessoal, nem acreditei, mas é verdade que tem empresas que utilizam uma maquina simples como servidor de banco de dados, poxa achei isso isso um grande risco do profissional se queimar no mercado, o que vc´s acham?
Mariana Carvalho

Mariana Carvalho

Responder

Posts

26/03/2013

Mariana Carvalho

desculpa, isso foi relatos de amigos, apenas para deixar claro.
Responder

26/03/2013

Alex Lekao

rsrsr... sem problemas.

Entao eh verdade sim, já vi isso inúmeras vezes.

Ate mesmo aqui na empresa já utilizamos isso, mas foi temporário enquanto montávamos o servidor de banco de dados definitivo.

no nosso caso houve uma mudança de estrutura e enquanto preparava o servidor ficamos com uma maquina intermediaria(PC) com os banco de dados, depois migramos para um IBM e tudo certo.

Já vi isso varias vezes, em alguns casos com banco de dados firebird e SO Linux.

Não é recomendável pq o hardware não foi desenvolvido pensando neste tipo de uso.

mas para uma grande parte de empresas eh preferível pagar 3 mil reais em um pc bom e deixa-lo como servidor do que pagar uns 7 ou 14 mil em um servidor de verdade.

chamam de relação custo beneficio.

no caso de um uso temporário ate eh compreensível, desde que seja temporário realmente, alguns dias.

eu chamo de economia porca. rsrsr

se não me engano, um colega comentou que os SOs para Servidores não aceitam mais instalações em estruturas que não sejam maquinas servidores, parece que o SO tem um requisito que impede, não tenho certeza foi comentário também.

espero ter podido ajudar.

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

26/03/2013

Joel Rodrigues

Ah, já vi demais. Conheço VÁRIOS que o fazem. Inclusive tem uns que utilizam a máquina também para executar programas de uso intenso como frentes de loja.
Eu sempre aconselho, mas alguns não querem investir um valor consideravelmente baixo, se comparado com os riscos que está correndo e benefícios que terá. Preferem esperar dar um problema na máquina e mandar o BD pro espaço, pois muitos nem mantém rotinas de backup. E nem daria, por que não teria HD pra armazenar (é, nem isso eles querem comprar).
Responder

26/03/2013

Bruno Leandro

Para rodar SQL Server é a minoria que segue para esse lado, pois a licença do mesmo já é um valor consideravel, mas para quem desenvolve software para o comercio (pequenas empresas), se depender dos donos eles querem que voce utilize um PII que ta encostado a 5 anos como servidor.

Pois algumas empresas querem pagam 100 reais mensais, ou nem isso e ainda é 30 dias reclamando do valor. Imagina comprar um servidor com windows server e sql server.

Então tudo depende do segmento e clientes que sua aplicação visa.
Responder

26/03/2013

Joel Rodrigues

Bem observado pelo Bruno.
Muitas vezes também não é necessário dedicar uma máquina com ótimas configurações para rodar o banco. Tudo tem de ser avaliado.
Responder

26/03/2013

Alex Lekao

Acredito que tudo parte de um principio.

Se quem esta adquirindo o serviço tem por principio investir, e tenha consciência que o inventimento em tecnologia eh um "mal" necessário, mesmo que se inicie com algo inferior, já se começar a projetar algo melhor para dentro em pouco tempo.

Mesmo sendo uma empresa pequena ou não, eh claro de acordo com o porte da empresa ela ira adotar aquilo que estiver ao seu alcance.

Acredito que em muitos casos vai depender do profissional que esta apoiando esta empresa, pq existem profissionais e "profissionais".

Infelizmente os custos tbm são em altos para investimento para algumas empresas, mas se tem que partir de algum ponto.

A empresa que trabalho a alguns anos tinha um servidor que fazia tudo, hoje tem servidores na nuvem(data center) e servidores locais.

Algumas maquinas potentes, servidores mesmo, e outra nem tanto, pcs.

Cada caso acabou sendo um caso... rsrsr

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

26/03/2013

Mariana Carvalho

rsrsr... sem problemas.

Entao eh verdade sim, já vi isso inúmeras vezes.

Ate mesmo aqui na empresa já utilizamos isso, mas foi temporário enquanto montávamos o servidor de banco de dados definitivo.

no nosso caso houve uma mudança de estrutura e enquanto preparava o servidor ficamos com uma maquina intermediaria(PC) com os banco de dados, depois migramos para um IBM e tudo certo.

Já vi isso varias vezes, em alguns casos com banco de dados firebird e SO Linux.

Não é recomendável pq o hardware não foi desenvolvido pensando neste tipo de uso.

mas para uma grande parte de empresas eh preferível pagar 3 mil reais em um pc bom e deixa-lo como servidor do que pagar uns 7 ou 14 mil em um servidor de verdade.

chamam de relação custo beneficio.

no caso de um uso temporário ate eh compreensível, desde que seja temporário realmente, alguns dias.

eu chamo de economia porca. rsrsr

se não me engano, um colega comentou que os SOs para Servidores não aceitam mais instalações em estruturas que não sejam maquinas servidores, parece que o SO tem um requisito que impede, não tenho certeza foi comentário também.

espero ter podido ajudar.

Abraco.

Alex - Lekao


gostei, é incrivel isso, "economica porca" kkkkkk, adorei!!!
me diz uma coisa, se der problema quem paga o pato?
Responder

26/03/2013

Mariana Carvalho

Ah, já vi demais. Conheço VÁRIOS que o fazem. Inclusive tem uns que utilizam a máquina também para executar programas de uso intenso como frentes de loja.
Eu sempre aconselho, mas alguns não querem investir um valor consideravelmente baixo, se comparado com os riscos que está correndo e benefícios que terá. Preferem esperar dar um problema na máquina e mandar o BD pro espaço, pois muitos nem mantém rotinas de backup. E nem daria, por que não teria HD pra armazenar (é, nem isso eles querem comprar).


um mal de uma empresa em que o foco não é T.I, sei bem como é.
Responder

26/03/2013

Mariana Carvalho

Para rodar SQL Server é a minoria que segue para esse lado, pois a licença do mesmo já é um valor consideravel, mas para quem desenvolve software para o comercio (pequenas empresas), se depender dos donos eles querem que voce utilize um PII que ta encostado a 5 anos como servidor.

Pois algumas empresas querem pagam 100 reais mensais, ou nem isso e ainda é 30 dias reclamando do valor. Imagina comprar um servidor com windows server e sql server.

Então tudo depende do segmento e clientes que sua aplicação visa.


bem verdade isso
Responder

27/03/2013

Alex Lekao

como sempre quem paga o pato eh o profissional de TI...

Como tudo eh problema de TI, a maquina de café, as lâmpadas, as porta que esta rangendo, a tempo chuvoso, etc, etc, etc, etc...

essa vida ta acabando comigo(ou esse empresa, ou as duas coisas... rsrsrsrsr)....

Abraco.

Alex - Lekao
Responder

27/03/2013

Mariana Carvalho

ai, ai...isso mata qualquer um.
Responder

28/03/2013

Roniere Almeida

estava acompanhando o forum, realmente é complicado trabalhar com esses riscos
Responder

28/03/2013

Mariana Carvalho

pois é Roniere, e eu que pensava que isso não era normal, kkkkk
Responder

28/03/2013

Alex Lekao

infelizmente isso tem sido mais normal do que deveria....

as vezes da mais trabalho convencer os empresários a fazer os investimentos que fazer a implementação. rsrsr
Responder

28/03/2013

Mariana Carvalho

infelizmente isso tem sido mais normal do que deveria....

as vezes da mais trabalho convencer os empresários a fazer os investimentos que fazer a implementação. rsrsr


como faz para tentar argumentar com esses empresarios???
Responder

Assista grátis a nossa aula inaugural

Assitir aula

Saiba por que programar é uma questão de
sobrevivência e como aprender sem riscos

Assistir agora

Utilizamos cookies para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários, consulte nossa política de privacidade.

Aceitar